Marketing de conteúdo: o que devemos saber

marketing de conteúdo

Independente de qual seja o seu nicho, é necessário aprender sobre marketing. No post de hoje irei falar sobre o marketing de conteúdo, que pode ser trabalhado por escritores e qualquer outro nicho.

Hoje em dia é muito comentado sobre o tal marketing, e principalmente a forma de aplicá-lo dentro das redes sociais para termos um negócio próprio. Independente de qual seja o seu nicho, se você quer vender um produto é necessário saber como fazê-lo.

É exatamente por isso que há tantas pessoas trabalhando com consultorias e mentorias para ajudar as pessoas com esse assunto, que parece ser tão novo.

Por que devemos aprender sobre marketing?

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais motivadas á criar o seu próprio negócio, mesmo que ele seja pequeno. É nítido a possibilidade de vender um produto nas redes sociais, basta se lembrar dos famigerados publipost.

Ou seja, á cada momento surge um novo método de venda.

Mas o que é necessário entender é que você mesmo pode se responsabilizar pelo marketing e atrair possíveis clientes. Não é necessário ter um equipe especializada no assunto, basta você mesmo ir aprendendo e colocando em prática.

Para o nicho de escritores independentes isso é essencial. Lembre-se, você não estará amparado por uma equipe de marketing de uma editora. O próprio autor tem que saber vender o seu livro, e com a tecnologia da internet isso é possível sem problemas.

Então, se você quer aprender a vender seu produto e descobrir o motivo de muitos marketeiros lhe aconselhar fazer certas coisas (escolher nicho, fazer conteúdo, etc.) eu irei te explicar tudo.

Mudanças dentro do marketing: tradicional vs conteúdo

Atualmente o marketing não irá trabalhar tanto com a especialidade de uma empresa. Ou seja, o foco deixa de ser o que a empresa faz.

Com o passar do tempo, foi possível notar que algumas marcas tentaram abordagens diferentes para vender seus produtos: o de sanar um problema de seu público-alvo. Antigamente era vender seus serviços, hoje em dia você ensina o seu cliente, atrai ele com ensinamentos. Isso é conteúdo.

Podemos dizer, dessa maneira, que o marketing de conteúdo visa “educar, informar ou entreter um futuro cliente” (Resultados Digitais). Com a passagem de informações que sanem dúvidas, o cliente passará a te ver como alguém entendido do assunto. É daí que os marketeiros falam do famigerado expertise.

Você falar daquilo que entende te dá autoridade, e isso gera confiança em potenciais clientes.

A partir do marketing de conteúdo, é possível que empresa/marca tenham uma relação proximal com clientes. Isso é algo que antigamente não tinha com tanta clareza. E ainda, dependendo do método utilizado o cliente vem até a empresa de maneira orgânica. Dessa forma, chegará um ponto que os custos para vender anúncios serão baixos.


Leia também: Marketing para escritores


De que forma utilizar o marketing de conteúdo

Sabe os posts do Instagram e no Facebook? Eles são, nada mais e nada menos, que marketing de conteúdo.

Utilizar o seu site, blog, para fazer postagens de assuntos ligados á seu nicho, são marketing de conteúdo. Até mesmo vídeos no youtube entram nesse quesito.

E cada um é um canal diferente, que tem uma funcionalidade diferente. Logo é necessário montar uma estratégia para cada um.

Por exemplo: quem acessa meu blog são pessoas diferentes das que acessam meus posts do instagram. Alguns podem até acessar todos os canais para receber o maior número de conteúdo, mas são poucas que o fazem.

Até mesmo você que está lendo esse post, é provável que ele seja a única coisa que irá ler em emu blog. Ou talvez queira encontrar outros conteúdos nas categorias. Então a estratégia de como fazer esse conteúdo chegar até você, será diferente da estratégia de outros canais como redes sociais.

Meios de fazer marketing de conteúdo:

  • Blog ou site pessoal;
  • Redes sociais;
  • Vídeos (canais de youtube);
  • Email marketing (newslleter);

Por que devemos ter um site próprio?

Diferente das demais plataformas, o site é de sua responsabilidade. Você que irá determinar quando que ela vai acabar, quando fazer melhorias.

Esse espaço da internet é seu, e ninguém, além de você mesmo, tem o direito de dizer quando que vai sair do ar.

Os escritores podem continuar fazendo parte das redes sociais, e deve para que seja visto por novos leitores. Ao mesmo tempo, terá o seu site onde tem espaço de sobra para falar do que quiser e o quanto quiser.

Pode cair tudo quanto é rede social, o seu conteúdo ainda poderá ser encontrado no seu site. Sendo assim, é importante fazer o público alvo entender que o autor está em outros espaços, caso precise dele.

Além disso, o autor não estará preso em amarras de algorítimos que precisam ser aprendidos como nas redes sociais. Mas haverá outras regrinhas á serem seguidas, como o famigerado SEO. Mas isso pode ser assunto para outro post.

Ou seja, dentro do seu site não terá a pressão de publicar algo todos os dias, não tem que alimentar stories para ser notado, não precisa seguir tags e comentar na página dos outros.


Leia também: Por que um escritor deve ter um site profissional?


O que é necessário para ter um bom blog

Segundo o site Resultados digitais, há alguns pontos que precisam de muita atenção para quem deseja ter um blog. São eles:

Frequência de postagens: ter um padrão de postagens, postando com frequência para chamar a atenção de leitores, mantendo a audiência fiel á retornar sempre para sua página. E os posts precisam ser de boa qualidade!

Planejamento de pautas: evite ser aleatório, falando de tudo e mais um pouco. Pesquise sobre os nichos de blog, e veja em qual você se encaixa. Leve em consideração os assuntos que mais gosta de falar.

SEO: esse será o seu companheiro para o resto de vida, pois ele irá te ajudar á colocar seu blog nas primeiras páginas dos buscadores. Principalmente o Google. Quem usar o wordpress para criar o site, terá ajuda de plugins de SEO que são bem lúdicos para quem não entende do assunto.

Conteúdos ricos: os famigerados freebies. Materiais que irão agregar mais conhecimento para os seus leitores, que ainda estão indecisos sobre o processo de compra de algum produto seu.

No caso dos escritores, podem ser compartilhados ebooks com técnicas e exercícios de escrita, onde coloca á prova o que é ensinado no seu blog.

O que se deve evitar no marketing de conteúdo

Segundo o site Resultados Digitais, há 11 erros que devemos evitar ao criar uma estratégia, são eles:

  1. Não foque tanto em dizer o quão maravilhoso é o seu produto, pois o leitor pode não estar interessado.
  2. Não foque em uma só ferramenta como as redes sociais, explore tantas outras. Não se permita ficar bitolado em uma só!
  3. Evite de ficar nos canais apenas por estar, veja se está trazendo o resultado esperado e faça as modificações necessárias.
  4. Onde seus clientes estiverem, você estará lá!
  5. O seu conteúdo deve fazer a conversão de leitores em possíveis clientes. Devem levar o cliente para ver o seu produto, como um convite (call to action).
  6. Poste com frequência, pois ela é a sua comunicação com os leitores. Se não, os leitores deixarão de acompanhar o seu site.
  7. Não pule suas postagens e demais planejamentos do marketing de conteúdo. Seja responsável e atinja os seus objetivos.
  8. Quando for mensurar as métricas, foque naquelas que mostrem as conversões. Não fique olhando o que não impacta seu atual trabalho.
  9. Inconstância de nicho, escolha seu lugar para se tornar autoridade naquele nicho.
  10. Pratique de SEO em cada postagem, pois é ele quem vai trazer novos leitores pelos mecanismos de busca.
  11. Não seja afobado, demora um tempo para as coisas andarem do jeito que deseja. Seja paciente!

Fontes

Resultados Digitais ebook – Guia definitivo marketing de conteúdo

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Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

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