Marketing para escritores
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Marketing para escritores

Um dos passos mais difíceis para um escritor independente é o marketing. Vem comigo que irei compartilhar a minha experiência, e dar algumas dicas.

Ser um escritor independente significa ficar responsável por absolutamente tudo á respeito do seu livro. A fim de ter vendas do livro, é preciso se mexer para conseguir, pois não estamos atrelados á editoras que nos ajudem.

Já aviso que minha experiência ainda está acontecendo, mas considero de suma importância falar desse assunto para quem tá começando, afim de dizer que é normal alguns resultados, ok?

Minha experiência com o marketing de escrita

Posso afirmar que, se eu não me movimentar, não mostrar ao publico que estou presente e que tenho produtos á serem vendidos (no caso, meus livros), então ninguém vai perceber que eu existo.

Existe sim a possibilidade de alguém nunca ter visto meu site e meu instagram, ou qualquer outro perfil, e simplesmente estar futricando a amazon e ter se deparado com os meus livros. É claro que nesse caso, quem vai vender o peixe é a capa e a sinopse. Se o leitor se interessar, poderá baixar a amostra e ler os primeiros capítulos. Nesse caso, eu não tenho muito controle, o que aumenta a minha responsabilidade em vender um livro de qualidade.

Porém, uma das principais fontes de trabalho são as redes sociais como o Instagram. Por lá, faço postagens e stories com quotes dos meus livros e curiosidades sobre os personagens.

Já aqui no site, dou dicas de escrita, tenho uma página única para falar dos livros, e tudo mais.

A resposta que estou tendo é pouca, mas vem pela minha inexperiência de usar o instagram como fonte de trabalho. Nesse caso, estou fazendo cursos online e aprendendo a usar a ferramenta á meu favor.

E aqui deixarei dicas á partir do que consegui observar nesses meses de trabalho.

Aprender sobre o marketing é fundamental

Isso já deve ser repetitivo para você, mas não tem como fugir dessa verdade. Primeiramente se torna essencial entender como funciona o marketing, e como aplicá-lo em sua realidade.

Para isso, eu sigo algumas editoras e fico atenta ao conteúdo que eles fazem. Alguns chegam á postar conteúdo próprio para os escritores, o que se torna um imenso aprendizado.

De forma resumida, escolhi quais seriam as plataformas das quais usaria para gerar conteúdo e ter uma relação mais próxima com o meu público. No caso, o instagram tem sido o mais aconselhável. Só que, como por lá não tenho o espaço necessário para discorrer sobre os assuntos, criar um blog se tornou uma outra alternativa.

Agora, o negócio é aprender a usar o instagram como uma estratégia de marketing. E como há um número crescente de pessoas interessadas no assunto, alguns instagrammers estão fazendo lives cursos rápidos gratuitos para ensinar suas técnicas.

De qualquer forma, o negócio é entender o mínimo sobre marketing e sobre as ferramentas que quero utilizar.

Gerando conteúdo como marketing

Uma das formas de você ser notado pelo público, é gerar um conteúdo de qualidade que resolva o problema.

Quando vi algumas lives das editoras, fiquei irritada por falarem apenas “crie conteúdo, ache o seu nicho”. Fiquei imensamente irritada por não terem abordado o tema com mais profundidade. Tive de sair da caixinha e ir pesquisar por cursos gratuitos que falassem sobre bombar no instagram. E aí eu entendi o que as editoras tanto falavam.

Gerar conteúdo no instagram, ou qualquer outro meio, é uma forma de mostrar ao seu publico que você entende de um determinado assunto. Além disso, serve também como uma ponte para conhecermos uns aos outros.

Ser autoridade, que é um termo muito utilizado, é passar confiança ao seu publico de que você entende o assunto, e suas postagens são de qualidade. Ou seja, realmente ensina algo ao seus seguidores e leitores.

Com isso, você não é apenas um escritor de um romance. Você é uma pessoa entendida em um determinado assunto, alguém que tem conhecimento para passar. Por isso gerar conteúdo na internet (por blog ou redes sociais) se torna importante para desenvolvermos nossas carreiras.

Lembrando que por estarmos sem o respaldo de uma editora, esses conteúdos são as melhores formas de nos tornamos presentes na internet.

Conteúdo vs venda dos livros

Pode parecer não ter relação alguma entre ambos os temas, mas se você gera um conteúdo que ganha a atenção do público, então você consegue fazer uma propaganda dos seus livros.

Aí entra os stories e quotes que eu faço dos meus manuscritos.

A partir dos posts contendo dicas de escritas, passo uma credibilidade ao leitor de que não estou apenas buscando uma fonte de renda ou querendo me tornar famosa ala J.K. Rolling. Mas sim, de que estou aprendendo e aplicando o que aprendi em meus livros, além de repassar para outros escritores.

Ou seja, gerando conteúdo no instagram eu permito que o leitor me conheça além da faceta de escritora. E na medida em que falo sobre meus livros, vou plantando aquela sementinha da curiosidade nos leitores.

Sabe quando falam “mostre os bastidores do seu produto”? Então, faço fotos da tela do computador mostrando estar escrevendo ou revisando livros, falo sobre a minha indecisão acerca da capa dos livros, faço uma pré-venda, coisas assim…

Ao mesmo tempo que mostro aos leitores e seguidores como funciona o meu processo de escrita, estou fazendo propaganda de um livro que ainda não saiu. É aquela coisa, ficar falando demais gera uma curiosidade de como ficará o resultado do seu livro: “ela falou tanto que fiquei curiosa”.

Como encontrar o seu próprio nicho

Essa etapa pode gerar muita dúvida nos escritores iniciantes. É recomendável falar daquilo que você gosta, do que você consome. Se passa horas do seu dia lendo livros, então fale sobre resenha, sobre os gêneros que gosta.

O importante é você fazer o que gosta, falar do que ama e que seja fácil de aprender. Fácil no sentido de ser um assunto do seu interesse e que não sentirá tanta vontade de procrastinar, mas sim de engajar.

Recomendo que pesquisem no pinterest sobre os assuntos de blogs, pois lá há vários pins de blogueiras que mostram os diversos nichos que você pode trabalhar. Foi o que eu fiz.

Também é possível fazer uso do seu perfil pessoal, que é feito por muitos escritores conhecidos. Tudo irá depender do que te deixa confortável em produzir.

Alguns instagrans são focados na forma como o livro é feito. Até mesmo os que são postados no wattpad de forma gratuita recebem um ig próprio para marketing, falando dos personagens, cenários, curiosidades etc. Nesse caso, eles são focados 100% na história.

Utilizando-me como exemplo, o meu nicho é focado em ajudar escritores á desenvolverem suas carreiras, na medida em que eu desenvolvo a minha. Quando aprendo algo, eu compartilho de imediato.

Para trabalhar o meu nicho, faço uso de 3 pilares das quais tenho interesse em conhecer e que consigo me posicionar como “autoridade”: psicologia, dicas para desenvolver a escrita e bruxaria. E para encontrar esse meu nicho, foquei no tipo de conteúdo que eu buscava de outros escritores.

Se você ainda sente dúvida, pense em qual é o propósito de estar buscando esse marketing: é para desenvolver uma carreira como escritor, ou apenas para vender seu livro?

Conclusão

Esse post está ficando imenso já, sendo assim irei parar por aqui.

O que podemos concluir com toda essa conversa é que precisamos entender qual o nosso objetivo com o marketing, é promover um livro só ou desenvolver uma carreira. Concluído essa etapa, você poderá pesquisar alguns exemplos no google ou nas redes sociais para servirem de inspiração.

Caso queira desenvolver uma carreira de escritor, então encontre um assunto que queira falar com seu publico afim de fazê-los te conhecer melhor. E ainda precisa estar disposto á conhecer o seu publico também!

Também aprenda sobre as ferramentas das quais quer utilizar em seu marketing. Pode ser um site, um blog, um ig, uma página no facebook, o pinterest… pesquise qual meio quer utilizar e como usá-lo da maneira correta!

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