Tipos de Bruxas: as mais diversas práticas

Tipos de bruxas

Existem os mais diferentes meios de se praticar a bruxaria, desde aquelas que estudam um único assunto até aquelas que fazem de tudo e mais um pouco. Conheça os tipos de bruxas que há no neopaganismo, e veja qual você se identifica.

Hoje iremos conhecer os diferentes tipos de bruxas que existem. Provavelmente você se encantou com a bruxaria devido á alguém que conheceu. Talvez uma oraculista? Ou então a bruxa natural? Uma bruxa cozinheira? Pois bem, saiba que existem diferentes formas de praticar a bruxaria, conheça cada uma delas e veja com qual se identifica.

Prática 01 – Bruxa Fada

Não seguindo uma tradição em específico, a bruxa fada costuma ser eclética e devotada às fadas. Seus trabalhos mágicos são feitos com a presença das mesmas com o intuito de se conectar com o mundo das fadas e os espíritos da natureza.

São bruxas perspicazes que são mais racionais do que emocionais. Elas conseguem convocar ou chamar outros espíritos elementais como gnomos, ogros, sereias, etc.

As fadas geralmente aparecem para as bruxas com luzes brilhantes ou faíscas, ou então a própria bruxa vai até um bosque ou floresta para encontrá-las. Há também aquelas que convidam as fadas para suas casas a partir de um jardim bem cuidado, criando um espaço encantado e natural para elas.

Assim como outros tipos de espíritos, a bruxa fada deve pesquisar bem sobre a fada que estará invocando, pois algumas podem ser misteriosas ou até mesmo vingativas. Nessa prática, a bruxa pode presentear as fadas como retribuição por sua ajuda, como um buquê de flores ou perfumes.

Em questão de personalidade, uma bruxa fada é gentil e compassiva com as plantas e criaturas da terra, e esse é o porquê de fadas e outros elementais podem atender ao seu pedido de ajuda.

Prática 02 – Bruxa Verde

A bruxa verde é conectada à natureza, buscando conhecimento de ervas, plantas e flores para seus trabalhos mágicos. Além disso, elas sentem necessidade de estarem perto da natureza, para se comunicarem com a Mãe Natureza e extrair energia dela em seus trabalhos.

Uma fonte de trabalho que uma bruxa verde é capaz de fazer é a fitoterapia, que basicamente envolve o estudo da botânica e o uso de plantas com o objetivo medicinal. E essa é uma prática comum da bruxa verde, por vir de diversas práticas antigas é comum que ela tenha alguma relação com o processo de cura do outro, sejam pessoas ou animais.

As bruxas verdes gostam de misturar poções e criar medicamentos medicinais a partir da herbologia para curar o campo psicológico e espiritual. Gosta de fazer os próprios trabalhos manuais como sais de banhos, sopas, decorações para casa, tudo com elementos naturais.

Há um código ético das bruxas verdes em que elas criam as coisas por conta própria baseado na própria experiência e crença. Sua magica é usada para cuidar da terra, plantas, animais, e humanos. Seus altares são decorados com itens naturais e que também podem ser usados para manifestação de feitiços.

Prática 03 – Bruxa de Cozinha

O seu lugar sagrado é a cozinha, essas bruxas conseguem trabalhar e fazer as práticas na cozinha seja fazendo poções, elixires, receitas mágicas e chás. Elas cultuam a natureza, então são bruxas comuns, o único diferencial é que seu trabalho mágico será feito na cozinha. Dizem que seus principais instrumentos são o caldeirão, o cálice e o boline.

Segundo o Wemystic, as bruxas verdes não se baseiam em nenhum poder divino ou tem alguma orientação espiritual, e sua prática mágica pode ser encontrada no dia a dia.

O interessante dessa prática é que a bruxa adapta tarefas do dia a dia nos conceitos de bruxaria. Elas mesclam a comida com correspondências herbais de maneira a manifestar suas intenções. O ato de cozinhar é um feitiço.

Os ingredientes de suas receitas podem ser correlacionados à um determinado tipo de energia. E de certa forma ela poderá fazer essa correlação de acordo com as próprias preferências. Por exemplo, ela usará o chocolate para dar energia e sucesso, porque ela tem lembranças de ter comido chocolate enquanto celebrava uma promoção. Então o chocolate ficou marcado com esse tipo de energia para aquela bruxa.

Para essas bruxas até mesmo a quantidade dos ingredientes e o modo de preparo poderá ter algum simbolismo mágico relacionado às suas intenções.

Prática 04 – Bruxa das pedras

Se para você é interessante estudar as pedras, suas cores, formatos, funções no ambiente, então provavelmente se identificará com esse tipo de bruxa. Dizem que a bruxa das pedras é bem entendida no assunto, tendo um bom conhecimento sobre a energia que as pedras emitem e o local correto de as posicionar pela casa.

Essas bruxas tem uma profunda conexão intuitiva com os cristais e pedras, chegando a tê-las em grande quantidade se comparado à outros instrumentos mágicos.

Poderão usar suas pedras e cristais nos trabalhos mágicos, ou até mesmo usá-las como acessórios.

Pedras e cristais são altamente efetivos para mudar a energia de um objeto, substância ou espaço devido a sua vibração energético. As bruxas das pedras irão usar seus cristais para fazer elixires, poções e banhos ritualísticos. Basta carregar o líquido com a energia desses cristais (desde que o cristal em si possa ser banhado com líquidos).

Apesar dos cristais e pedras estarem ligados ao elemento terra, eles também podem representar os demais elementos. As bruxas das pedras adora limpar e carregar sua casa e demais espaços com a energia desses cristais.

Prática 05 – Bruxa oraculista

Esse é um tipo de bruxaria que mais chama a atenção dos novos bruxos, por poder ter sido o primeiro contato com a Arte. Basicamente se trata de uma bruxa que se especializa em oráculos e adivinhações, podendo atuar com outras pessoas – como os tarologos. Nesse caso, existem diferentes tipos de oráculos pelos quais você poderá se interessar e atuar com ela.

Também conhecido como bruxa da divinação, elas focam em ler a energia das pessoas, situações e objetos usando ferramentas mágicas como o taro, oráculos, velas, espelhos, runas, chás e até mesmo jogando ossos.

Algumas bruxas tem um método divinatório favorito, enquanto tantas outras tem diferentes ferramentas para receber mensagens do mundo espiritual. Elas sabem usar suas ferramentas divinatórias para magia.

Outras formas divinatórias dessas bruxas são considerados métodos informais como analisar o formato das nuvens ou interpretar cores ou imagens que enxergam ao meditarem. Elas realmente acreditam que um pequeno sinal pode ser uma mensagem do universo ou espírito guia.

Em sua prática, elas irão escolher fazer adivinhações em determinadas fases lunares, pois elas notam que determinado tempo (dia ou horário) pode afetar sua leitura. No entanto há aquelas que preferem fazer suas leituras e práticas somente em noites de sabbats. É uma decisão pessoal.

Prática 06 – Bruxa das jóias

Assim como as bruxas das pedras, aqui o enfoque são as jóias. O trabalho envolve sua energia de jóias como brincos, talismãs, etc. Segundo o que dizem sobre esse tipo de bruxa, é o conhecimento sobre as formas, símbolos, pedras e metais para poder trabalhar com a energia da joia em questão.

Prática 07 – Bruxa Estelar

Também conhecida como bruxa astrológica, ela tem sua cabeça nas nuvens e se orgulha disso. É um tipo de bruxaria cósmica que foca sua magia na astrologia e como ela afeta a vida na Terra.

O momento para feitiços é algo importante para essas bruxas. Elas sabem os dias correspondentes a cada planeta e signo do zodíaco, e irão fazer seus feitiços de acordo com tais correspondências. Podem se sentir conectadas com certos planetas que são associados ao seu signo solar.

Outro aspecto dessa prática é a sua curiosidade e diversão na divinação. Ela olhará para os planetas e estrelas todo mês e fazer suas próprias previsões de eventos e energias. Outro método da prática é a bruxa acompanhar algum astrólogo e usar suas predições para tomar suas decisões na vida.

A adivinhação astrológica é bastante similar das demais, como prever o futuro com um espelho debaixo do céu noturno, ou desenhar cartas de tarô durante um evento astrológico. Tais bruxas podem desenhar símbolos de planetas em velas para performar feitiços, ou incorporar símbolos do zodíaco em seus sigilos.

Prática 08 – Bruxa Elemental

Dizem que temos um pouco da bruxa elemental, pois buscamos conhecer os 4 elementos e ter um equilíbrio dos mesmos. No caso, uma bruxa focada nos elementos tem um grande conhecimento sobre os mesmos, inclusive sobre os elementais e suas energias.

Assim como as bruxas ritualísticas, a bruxa elemental é conhecida por seus belos altares. Elas associam cada elemento com os pontos cardeais e usam itens para representá-los em seu altar.

Determinados momentos do ano, a bruxa elemental faz o altar focado em um único elemento em particular. Por exemplo no verão focar no elemento fogo, na primavera na terra, etc. Também podem meditar em frente aos seus altares em noites de sabbats.

Antes de começar um ritual, essas bruxas fazem um feitiço de chamado aos quatro pontos cardeais e os elementos à eles relacionados para se juntarem a elas naquele ritual. Depois que o trabalho mágico é feito, elas agradecem e dispensam os elementos em ordem reversa.

Um ponto interessante é que essas bruxas decoram suas casas e escritórios com itens que remetam aos elementos. Parecem ser bem sensíveis, também, em tarefas do dia a dia que possam estar relacionados a eles.

Prática 09 – Bruxa Simbolista

Essa bruxa entende de símbolos, seus significados e energias. Infelizmente, não se tem muita informação á respeito desse tipo de bruxa, apenas do enfoque de seu trabalho mágico.

Prática 10 – Bruxa Eclética

A bruxa eclética não se apega á uma tradição só ou então á uma prática em específico. Ela escolhe aquilo que lhe deixa confortável e que seja de acordo com suas necessidades. Nesse caso, o estudo é fundamental, pois elas interpretam o conteúdo para o aplicar em seu dia a dia.

Se a bruxa quiser estudar as ervas, pedras e cristais, mas também fazer seus trabalhos mágicos na cozinha, ela pode. Sempre estão mudando, crescendo e envolvendo sua prática com o espiritual.

No entanto, algumas bruxas podem ficar um pouco assustadas em testar outras práticas de bruxaria por serem desconhecidas e desafiador. Apesar disso, experimente! Ao experimentar uma determinada prática você irá perceber se é legal ou não para aquilo que busca.

Uma bruxa eclética tem a facilidade em criar novas formas de performar a magia, criando novas maneiras de adaptá-la ao mundo moderno. São similares à bruxas do caos nesse aspecto. Se fossemos usar algum exemplo para definir uma bruxa eclética seria a do cientista maluco, que sempre mistura ansiando ver os resultados dos seus experimentos.

Prática 11 – Bruxa Sacerdotal

Essa é a bruxa que busca a conexão com divindades, os Deuses, utilizando os dons que os mesmos lhe entregam.


Leia também:


Prática 12 – Bruxa Criadora

São as bruxas que trabalham com dragões, seres mágicos, sereias, fênix, ninfas, faunos, cecaélias para conseguir um determinado objetivo. Porém, elas também cuidam desses seres mágicos. Além disso elas também se relacionam os animais do mundo real, que parecem ser atraídos até ela.

Uma bruxa pode ter o enfoque em um ser mágico só, é o caso das bruxas fadas e as bruxas elementais.

Uma bruxa criadora irá fazer sua prática na natureza, onde é capaz de convidar essas criaturas à se juntarem naquele ritual. São sensíveis com suas interações com os animais, e como eles se sentem.

Quando uma bruxa criadora está passando por maus lençóis e precisa de suporto e afeto, um pet pode subir em seu colo e oferecer ajuda. Como um gato que sobre no seu colo e ronrona. Para outras pessoas isso passaria despercebido, para uma bruxa criadora não.

Uma bruxa criadora pode encontrar um familiar que acompanhará sua vida. Eles podem ser vistos como guias e companheiros, que auxiliarão a bruxa a desenvolver sua magia particular. Também podem tomar diversas formas, alguns são espíritos animais, outros ficam no plano astral e que só podem ser contactados via meditação.

Prática 13 – Bruxa Cerimonial

São bruxas que combinam as práticas com a magia cerimonial. Sua combinação de disciplinas podem enfatizar a cabala ou a magia egípcia nos rituais. Elas performam sua magia em grande escala com altares bonitos, feitiços com vários passos e vários símbolos tradicionais.

Podemos dizer que uma bruxa cerimonial adora fazer da sua prática um grande evento. Muitas vezes elas agendam um bom horário para fazer seus rituais justamente para não serem interrompidas, se aprofundando na prática sem se preocupar com terceiros.

Elas amam elaborar cerimônias lunares, fazer leituras de tarô com dez, vinte ou trinta cartas, e decorar seus altares com centenas de luzes tremulantes. Também tomam certo tempo para limpar seus espaços das energias negativas, recarregando-os com uma energia particular ou intenção, e então montar o seu altar com elementos protetores.

Aqui a bruxa cerimonial não terá pressa em fazer sua prática. O foco é essencial para que sua mente esteja alinhada às intenções e afirmações do ritual. É como se houvesse um respeito pelo curso natural daquela magia.

Diga-se de passagem é uma bruxa com rituais (passo à passo que é seguido fielmente) na hora de fazer um trabalho mágico. Para elas, até mesmo as vestimentas devem estar de acordo com as intenções energéticas daquele ritual. Tudo deve estar alinhado.

Prática 14 – Bruxa Xamã

São praticantes de uma espiritualidade na terra, podendo focar no voo espiritual e na viagem para outro mundo. É um caminho do xamanismo, podendo ser curandeiras e parteiras, representando o limite deste mundo com o espiritual.

Outros tipos de bruxas

  • Bruxas sonoras: trabalham com a energia da música e os instrumentos musicais.
  • Bruxa de sangue: trabalham com a magia do sangue para selar algo.
  • Bruxas cromistas: trabalham com a energia das cores, como em cromoterapia.
  • Bruxa necromante: trabalham com a energia dos mortos e/ou os ajuda.
  • Bruxa onomástica: trabalha com a energia dos números, tempo, quantidade das coisas ou da escrita.
  • Bruxa tecnológica: trabalha com a energia da tecnologia.

Conclusão

Se identificou com uma bruxaria? Recomendo o estudo básico de cada coisa, e perceba se consegue filtrar bem o conteúdo, se consegue se ver o praticando no futuro e também em como se sente em ler sobre o assunto.  Caso seja uma pessoa bem indecisa, assim como eu, aconselho que conheça de tudo e mais um pouco primeiro e, literalmente, o pratique por um determinado para se auto perceber.

116 Comments

  1. Tem como eu me identificar com dois tipos? Digo, eu poderia ser uma bruxa eclética e sacerdotal ou não?

    1. Está tudo bem em ter mais de uma prática de bruxaria.

  2. Caminho da lua,adorei seu conteúdo.
    A wicca veio trazer toda riqueza e prosperidade a todas as muheres por direito inabalável
    da grande Deusa Universal.
    É o regate da importância feminina,o culto a Deus

    Acesse esse link https://bit.ly/Fantásticainiciaçãowicca

    1. Gratidão pelo comentário!

  3. Vc sabe se tem algum site que fala da bruxa xamã? Eu não encontrei nenhum

    Obs.: Sou uma bruxa eclética

    1. Infelizmente não conheço nenhum site que fale exclusivamente da bruxa xamã

  4. baby witch aqui, entrei nesse mundo agr, vc pode me indicar sites, apps, contas e etc para Bruxa eclética e Bruxa sacerdotal??
    beijos de (baby) bruxa!

    1. Olá! Para bruxaria sacerdotal eu não conheço muitos IG’s que falam à respeito, porém é bastante comum nos perfis de bruxas elas falarem sobre divindades como um todo. Recomendo, inclusive o @grimorioabertobr que apresenta diversas divindades. Já para a prática eclética é mais fácil, pois a maioria das bruxas do instagram falam sobre as diversas práticas que gostam de fazer. Nesse caso eu recomendo uma olhadinha no aplicativo da Amino, onde tem a comunidade Wicca&Bruxaria, lá tem diversas dicas práticas para os iniciantes. De sites, gosto bastante do We Mystic e da Oficina das Bruxas!

  5. Oiii, eu queria saber…eu me identifiquei com muitos!!! Mas não sei oq isso pode ser…se identificar com bruxas diferentes, alguém pode me ajudar?

    1. Olá! Se você se identificou com tantas práticas, então a que mais se encaixa é a própria bruxaria eclética que permite a prática de todas elas. Não é uma regra você praticar uma só, isso irá depender da sua afinidade com a bruxaria. Sinta-se a vontade para seguir aquela que lhe deixa mais confortável.

  6. eu tenho 13 anos e sou uma bruxa ecletica e eu amo o seu site e estou aprendendo muito com ele. obrigada

    1. Eu que sou grata por estar gostando do conteúdo!

      1. Eu sou uma bruxa estrelas amo ser esse tipo

        1. Fico contente que ame a sua prática

  7. estou tentando achar o tipo de bruxaria que mais me identifico mais nao me identifiquei com nenhum desses

    1. Olá! Às vezes quando não nos identificamos pode ser sinal de que não é o momento certo ou de que nunca encontrará pois não haverá necessidade de se identificar. Caso realmente queira se identificar, recomendo que reflita bem sobre suas práticas e crenças, principalmente suas expectativas futuras com a bruxaria natural. Há muitas formas de praticar bruxaria, as do post são apenas algumas delas que consegui encontrar nos livros.

  8. E sobre bruxa cinza? Você poderia fazer uma postagem explicando sobre, por favor.

    1. Nossa nunca tinha ouvido falar à respeito. Vou anotar o tema e dar uma pesquisada para saber mais. Gratidão!

  9. Não sei, eu me identifico quase todas. Tirando claro, a cozinheira pois não sei nada de cozinha, mas eu tenho o desejo de aprender sim… A fazer bolos, doces. Assim como minha mãe, a adora ervas e fazer duas receitas deliciosas.
    Assim como ela adoro a astrologia, pedras, natureza, os animais, estudos… Literatura, amo escrever, pintar, desenhar, canto também, amo música.
    Tenho o desejo de aprender a tocar piano e aprender várias línguas.
    Tenho visões, tanto acordada quanto dormindo, meu sexto sentido é forte demais e sou muito sentimental. Tanto que quando toco ou olho para às pessoas sinto que estou lendo a mente delas, e dói muito… Sentir a dor do próximo, sou vulnerável.
    Entre outras coisas…

    1. Uma bruxa eclética seria a prática para você, onde te permite a liberdade de praticar aquilo que deseja.

  10. Me identifiquei muito com a Sacerdotal e a Necromante. Vou preocurar saber mais.

    1. Fico feliz em saber que se identificou!

    2. Eu me identifico como bruxo ecletica

      1. Realmente é uma prática maravilhosa!

    3. o que eu sou 21/08

  11. Me identifiquei com a bruxa de sangue, você saberia onde posso ver sobre?

    1. O único lugar que posso te recomendar para pesquisar à respeito é na comunidade “Wicca & Bruxaria” do aplicativo Amino. Lá deve ter material a respeito

  12. Olá boa tarde
    Eu me identifiquei com bruxa verde e de pedra
    Gratidão wicca !

    1. Imagina, fico feliz em saber que se identificou!

  13. Eu me indetifiquei com a bruxa Verde e bruxa eclética

    1. Que bom! É muito boa essas práticas.

  14. Eu acho qué a Bruxa verde e Bruxa Estelar

    1. Opa se identificando com as práticas.

  15. Acho pelo fato de trabalhar com a força da entidade e orixas da umbanda, seria então uma bruxa sacerdotal?

    1. Para ser sincera não sei dizer.

      1. Baby witch aqui,pode me ajudar
        Acho que sou bruxa das pedras,bruxa elemental, e bruxa cromistas
        Posse ser de todas ou eu seria eclética?

        1. Seria eclética, podendo praticar o que quiser

  16. Uma Bruxa eclética também trabalha com seres mágicos?

    1. Pode trabalhar sim!

      1. Me identifiquei com a Bruxa Eclética e Bruxa Verde! Algum site ou livro para saber um pouco mais delas
        Obrigada pelo seu site! Estou adorando!

        1. Então Reh, livros é um pouco difícil de encontrar à respeito de uma prática específico. Geralmente os livros de bruxaria explicam o básico e teoria geral para conhecer, enquanto a prática é adaptada pela bruxa de acordo com sua necessidade e possibilidades. Há um livro em inglês no Kindle Unlimited chamado “What type of witch are you” que explica brevemente algumas práticas.

  17. Gostei muito de bruxa criadora, existe algum lugar onde eu poderia encontrar mais informações ?

    1. Infelizmente não conheço nenhum site que foque especificamente sobre a Bruxa Criadora. Mas acredito que você pode começar a ler livros que falem sobre as criaturas em si.

  18. É possível se identificar com mais de uma? Já que estou sempre em conexão com as ervas, cristais e fazendo amuletos.

    1. Seria o tipo de bruxaria eclética no caso, pois ela permite que trabalhe com mais de um meio.

  19. Eu me identifico como uma bruxa verde, você poderia me indicar alguns sites que eu possa aprender sobre?

    Obrigada

    1. Olá Silvana, infelizmente não conheço nenhum site que fale exclusivamente de bruxaria verde, mas acredito que no instagram você encontre várias contas que falem do assunto.

  20. […] O compartilhamento dessa matéria respeita as leis e tem o link original da fonte do autor, se deseja que a mesma seja retirada do nosso site só informar que nos faremos isso sem problemas Link da publicação original no site do autor na internet […]

  21. Tem como ser mais de um tipo de bruxa?, por exemplo eu me identifico com bruxa estelar, verde e da cozinha

    1. Aí você seria a bruxa eclética, que pratica de tudo e mais um pouco.

  22. Qual é a relação dos tipos de bruxas com as vertentes da bruxaria? por exemplo, posso ser da vertente da bruxaria verde e ser bruxa estelar??

    1. As vertentes da bruxaria são religiões e práticas pagãs, que tem toda uma estrutura própria para a crença e prática. Já os tipos de bruxas engloba mais a prática da bruxaria natural (que não é uma religião, a pessoa tem mais liberdade de seguir a jornada mágica como desejar). Sendo assim, é muito comum que apesar da bruxa seguir uma vertente, ela tenha facilidade em realizar trabalhos mágicos de diversas formas. Então, está tudo bem ser uma bruxa verde que também tem afinidade com a astrologia, por exemplo. Algumas religiões pagãs tem inserido em suas estruturas uma determinada prática, então dependeria de qual vertente está seguindo também.

  23. Luz e amor a vocês!

    Me identifiquei com a Bruxa Elemental, talvez por ter o presente de nascimento o numero 4, Elementarista. Ligada aos quatro elementos da natureza e gostar da natureza por completo, da água do mar, da chuva, da terra, do ar que passa o tempo todo conosco e do fogo que transforma tudo que precisamos transformar para produzir o necessário.

    1. Conexão forte com os elementos da natureza é tão bom e sagrado. Que bom que se reconheceu nessa prática.

  24. Com certeza pode, eu sou cristã e mesmo assim, pratico bruxaria.(antes eu era católica, mesmo não sendo mais, me identifico bastante com essa religião ;-; )

    1. Sim, mas a bruxaria natural não é uma religião, atente-se a isso. Enquanto bruxa natural fica livre para a pessoa cultuar divindades de qualquer panteão justamente por ela não ser uma religião.

      1. Sou nova aqui, por favor me explica como ser bruxa natural? Sou católica, mas me identifico muito com a bruxaria e também gosto muito da minhha religião, como posso seguir os dois harmoniosamente?
        Qualquer coisa me responde no [email protected]
        Por favor, grata!

        1. Olá Neyane, isso é um pouquinho complicado, por isso vou te enviar um email explicando tudo certinho.

        2. Oi, assim, eu não sou nenhum expert nem nada, mas contanto que a sua religião não condene a bruxaria e afins, você poderia praticar normalmente

    2. Sim. Eu também sou cristã (católica) e a pouco tempo comecei a me dedicar a bruxaria. Mas ainda existem muitos tabus de que, sendo bruxa, estou quebrando as leis do cristianismo, apesar de eu não ser wiccana…

      1. A visão social que existe sobre a bruxaria torna tudo um pouco difícil. Mas seguimos fortes em nossos valores, certo?

    3. Me indentifiquei com a cozinheira e a sacerdotal preciso saber mais sobre essas duas bruxas

      1. Bruxa da cozinha tem bastante material por aí que tu pode ler, já a sacerdotal nunca encontrei, infelizmente.

    4. 1º qie brixaria nao se pratica, é um estilo de vida, im chamado assim como o cristianismo. Ou você vive o cristianismo ou o paganismo (ninguém serve a dois senhores nem é possível seguir por dois caminhos diferentes – tá na bíblia cristã);
      2º a bruxa pratica feitiçaria e a bíblia cristã condena todos os feiticeiros ao inferno. É uma grande ironia ser cristã e bruxa;
      3º é característico, de um bruxo, o auto estudo dos caminhos espirituais (os cristãos chamam de teologia). Alguém que diz ser bruxa e cristã só comprova a falta desses estudos, justificando que nada sabes sobre o que é ser uma bruxa.

      1. Acho interessante o seu posicionamento a respeito da prática, pois não faz sentido. Um estilo de vida sempre envolve a prática. Dizer o contrário é como se você dissesse que é vazio, que não vive. A vida, por si só, é puro movimento, pura prática. Nós aprendemos sobre a bruxaria e a aplicamos em nossas vidas, pois não nascemos sabendo de tudo. Então, sim a bruxaria se pratica. Segundo ponto, vejo muitos bruxos cultuando figuras cristãs, não se ligando à sua teologia, mas apenas aos arquétipos como Maria e o próprio Deus Cristão (ou seja, eles pegam apenas a figura da divindade e não todo o seu contexto teológico). Sendo assim, não sei se posso afirmar com toda a certeza se o que você diz é certo ou errado.

    5. Você é cristã? E é bruxa?
      Mas o cristianismo não condena a bruxaria?

      1. Olá Soane! Assim como na bruxaria existem diferentes vertentes e religiões, o mesmo ocorre com o Cristianismo (até onde sei), sendo assim fica complicado dizer o que eles aceitam ou não. Devemos tomar muito cuidado para não generalizar aquilo que desconhecemos.

  25. Oii! Eu posso ser 2 tipos de bruxa? Ex: bruxa das pedras e bruxa verde

    1. Nunca ouvi falar sobre algo que não recomendasse. Então acredito que pode sim.

  26. Oi, eu tenho uma religião, eu posso mesmo assim praticar bruxaria?

    1. Olá! Dentro da bruxaria natural é possível seguir com a prática da bruxaria (altar, roda do ano, feitiços e afins) e cultuar determinada divindade de um panteão (como o Deus cristão, por exemplo). Muita gente faz isso, e é permitido pois a bruxaria é apenas uma filosofia e não uma religião em si.

    2. Depende muito, contanto que a sua religião não condene ou proíba a bruxaria vc pode.

  27. Me identifiquei com a bruxa cozinheira. Gostaria de saber mais

    1. Tem um IG no instagram que fala, e até vende alguns temperos, é a Amanda Celli do Tempero de Bruxa. Vale a pena conferir o conteúdo dela.

  28. Olá! Eu criei um grande interesse pelo assunto me identificando como bruxa verde, queria uma direção, como eu posso começar a estudar bruxaria?

    1. Olá Esther! Que bom que já tenha um foco inicial, pode começar a estudar as plantas e suas propriedades mágicas. Por exemplo, plantas que sugam más energias, ou então plantas que purificam o ar. Na medida em que for estudando as plantas, você pode ir cultivando-as e se conectando á elas. Futuramente, caso seja do seu interesse, pode ampliar seus estudos para outros objetos (por exemplo, ver quais são os cristais que ajudam na purificação ou que sugam as más energias). Creio que assim fica mais fácil para você assimilar. No mais, é sempre recomendado começar a estudar pelo tema que te chama a atenção.

  29. Me identifiquei com a eclética