Bruxaria Caminho da Lua

Os diferentes tipos de bruxas

Tipos de bruxinhas
   Hoje iremos conhecer os diferentes tipos de bruxas que existem. Provavelmente você se encantou com a bruxaria devido á alguém que conheceu. Talvez uma oraculista? Ou então a bruxa natural? Uma bruxa cozinheira? Pois bem, saiba que existem diferentes formas de praticar a bruxaria, conheça cada uma delas e veja com qual se identifica.

Bruxa fada

  Não seguindo uma tradição em específico, a bruxa fada costuma ser eclética e devotada ás fadas. Seus trabalhos mágicos são feitos com a presença das mesmas com o intuito de se conectar com o mundo das fadas e os espíritos da natureza.
 

ᦦ Bruxa verde ଓ

  A bruxa verde é conectada á natureza, buscando conhecimento de ervas, plantas e flores para seus trabalhos mágicos. Além disso, elas sentem necessidade de estarem perto da natureza, para se comunicarem com a Mãe Natureza e extrair energia dela em seus trabalhos.
  Uma fonte de trabalho que uma bruxa verde é capaz de fazer é a fitoterapia, que basicamente envolve o estudo da botânica e o uso de plantas com o objetivo medicinal.
 

ᦦ Bruxa de cozinha ଓ

   O seu lugar sagrado é a cozinha, essas bruxas conseguem trabalhar e fazer as práticas na cozinha seja fazendo poções, elixires, receitas mágicas e chás. Elas cultuam a natureza, então são bruxas comuns, o único diferencial é que seu trabalho mágico será feito na cozinha. Dizem que seus principais instrumentos são o caldeirão, o cálice e o boline.
   Segundo o Wemystic, as bruxas verdes não se baseiam em nenhum poder divino ou tem alguma orientação espiritual, e sua prática mágica pode ser encontrada no dia a dia.
 

ᦦ Bruxa das pedras ଓ

  Se para você é interessante estudar as pedras, suas cores, formatos, funções no ambiente, então provavelmente se identificará com esse tipo de bruxa. Dizem que a bruxa das pedras é bem entendida no assunto, tendo um bom conhecimento sobre a energia que as pedras emitem e o local correto de as posicionar pela casa.
 

Bruxa oraculista ଓ

  Esse é um tipo de bruxaria que mais chama a atenção dos novos bruxos, por poder ter sido o primeiro contato com a Arte. Basicamente se trata de uma bruxa que se especializa em oráculos e adivinhações, podendo atuar com outras pessoas – como os tarologos. Nesse caso, existem diferentes tipos de oráculos pelos quais você poderá se interessar e atuar com ela.
 

ᦦ Bruxa das jóias

  Assim como as bruxas das pedras, aqui o enfoque são as jóias. O trabalho envolve sua energia de jóias como brincos, talismãs, etc. Segundo o que dizem sobre esse tipo de bruxa, é o conhecimento sobre as formas, símbolos, pedras e metais para poder trabalhar com a energia da joia em questão.
 

ᦦ Bruxa estelar ଓ

   Não sei se também podem ser consideradas bruxas cósmicas, mas ambas trabalham com a energia planetária e celestial. Segundo o Wemystic, não envolve apenas o nosso sistema solar, mas sim tudo do cosmos (asteróides, meteoros, supernovas, estrelas, constelações, galáxias e até buracos negros).
  São bruxas que prestam atenção na astrologia, notando como as forças cósmicas influenciam um individuo, e no mundo também.
 

Bruxa elemental

   Dizem que temos um pouco da bruxa elemental, pois buscamos conhecer os 4 elementos e ter um equílibrio dos mesmos. No caso, uma bruxa focada nos elementos tem um grande conhecimento sobre os mesmos, inclusive sobre os elementais e suas energias.
 

ᦦ Bruxa Simbolista ଓ

  Essa bruxa entende de símbolos, seus significados e energias. Infelizmente, não se tem muita informação á respeito desse tipo de bruxa, apenas do enfoque de seu trabalho mágico.
 

Bruxa eclética ଓ

   A bruxa eclética não se apega á uma tradição só ou então á uma prática em específico. Ela escolhe aquilo que lhe deixa confortável e que seja de acordo com suas necessidades. Nesse caso, o estudo é fundamental, pois elas interpretam o conteúdo para o aplicar em seu dia a dia.
   Se a bruxa quiser estudar as ervas, pedras e cristais, mas também fazer seus trabalhos mágicos na cozinha, ela pode.
 

ᦦ Bruxa sacerdotal ଓ

  Essa é a bruxa que busca a conexão com divindades, os Deuses, utilizando os dons que os mesmos lhe entregam.
 

ᦦ Bruxa criadora ଓ

   São as bruxas que trabalham com dragões, seres mágicos, sereias, fênix, ninfas, faunos, cecaélias para conseguir um determinado objetivo. Porém, elas também cuidam desses seres mágicos.
  Uma bruxa pode ter o enfoque em um ser mágico só, é o caso das bruxas fadas e as bruxas elementais.
 

ᦦ Bruxa cerimonial ଓ

  São bruxas que combinam as práticas com a magia cerimonial. Sua combinação de disciplinas podem enfatizar a cabala ou a magia egípcia nos rituais.
 

ᦦ Bruxa xamã

  São praticantes de uma espiritualidade na terra, podendo focar no voo espiritual e na viagem para outro mundo. É um caminho do xamanismo, podendo ser curandeiras e parteiras, representando o limite deste mundo com o espiritual.
 

ᦦ Outros tipos de bruxas ଓ

  • Bruxas sonoras: trabalham com a energia da música e os instrumentos musicais.
  • Bruxa de sangue: trabalham com a magia do sangue para selar algo.
  • Bruxas cromistas: trabalham com a energia das cores, como em cromoterapia.
  • Bruxa necromante: trabalham com a energia dos mortos e/ou os ajuda.
  • Bruxa onomástica: trabalha com a energia dos números, tempo, quantidade das coisas ou da escrita.
  • Bruxa tecnológica: trabalha com a energia da tecnologia.
 

Conclusão ଓ

  Se identificou com uma bruxaria? Recomendo o estudo básico de cada coisa, e perceba se consegue filtrar bem o conteúdo, se consegue se ver o praticando no futuro e também em como se sente em ler sobre o assunto.
  Caso seja uma pessoa bem indecisa, assim como eu, aconselho que conheça de tudo e mais um pouco primeiro e, literalmente, o pratique por um determinado para se auto perceber.
 

68 Comments

  1. Qual é a relação dos tipos de bruxas com as vertentes da bruxaria? por exemplo, posso ser da vertente da bruxaria verde e ser bruxa estelar??

    1. As vertentes da bruxaria são religiões e práticas pagãs, que tem toda uma estrutura própria para a crença e prática. Já os tipos de bruxas engloba mais a prática da bruxaria natural (que não é uma religião, a pessoa tem mais liberdade de seguir a jornada mágica como desejar). Sendo assim, é muito comum que apesar da bruxa seguir uma vertente, ela tenha facilidade em realizar trabalhos mágicos de diversas formas. Então, está tudo bem ser uma bruxa verde que também tem afinidade com a astrologia, por exemplo. Algumas religiões pagãs tem inserido em suas estruturas uma determinada prática, então dependeria de qual vertente está seguindo também.

  2. Luz e amor a vocês!

    Me identifiquei com a Bruxa Elemental, talvez por ter o presente de nascimento o numero 4, Elementarista. Ligada aos quatro elementos da natureza e gostar da natureza por completo, da água do mar, da chuva, da terra, do ar que passa o tempo todo conosco e do fogo que transforma tudo que precisamos transformar para produzir o necessário.

  3. Com certeza pode, eu sou cristã e mesmo assim, pratico bruxaria.(antes eu era católica, mesmo não sendo mais, me identifico bastante com essa religião ;-; )

    1. Sim, mas a bruxaria natural não é uma religião, atente-se a isso. Enquanto bruxa natural fica livre para a pessoa cultuar divindades de qualquer panteão justamente por ela não ser uma religião.

      1. Sou nova aqui, por favor me explica como ser bruxa natural? Sou católica, mas me identifico muito com a bruxaria e também gosto muito da minhha religião, como posso seguir os dois harmoniosamente?
        Qualquer coisa me responde no [email protected]
        Por favor, grata!

    2. Sim. Eu também sou cristã (católica) e a pouco tempo comecei a me dedicar a bruxaria. Mas ainda existem muitos tabus de que, sendo bruxa, estou quebrando as leis do cristianismo, apesar de eu não ser wiccana…

    3. 1º qie brixaria nao se pratica, é um estilo de vida, im chamado assim como o cristianismo. Ou você vive o cristianismo ou o paganismo (ninguém serve a dois senhores nem é possível seguir por dois caminhos diferentes – tá na bíblia cristã);
      2º a bruxa pratica feitiçaria e a bíblia cristã condena todos os feiticeiros ao inferno. É uma grande ironia ser cristã e bruxa;
      3º é característico, de um bruxo, o auto estudo dos caminhos espirituais (os cristãos chamam de teologia). Alguém que diz ser bruxa e cristã só comprova a falta desses estudos, justificando que nada sabes sobre o que é ser uma bruxa.

      1. Acho interessante o seu posicionamento a respeito da prática, pois não faz sentido. Um estilo de vida sempre envolve a prática. Dizer o contrário é como se você dissesse que é vazio, que não vive. A vida, por si só, é puro movimento, pura prática. Nós aprendemos sobre a bruxaria e a aplicamos em nossas vidas, pois não nascemos sabendo de tudo. Então, sim a bruxaria se pratica. Segundo ponto, vejo muitos bruxos cultuando figuras cristãs, não se ligando à sua teologia, mas apenas aos arquétipos como Maria e o próprio Deus Cristão (ou seja, eles pegam apenas a figura da divindade e não todo o seu contexto teológico). Sendo assim, não sei se posso afirmar com toda a certeza se o que você diz é certo ou errado.

      1. Olá Soane! Assim como na bruxaria existem diferentes vertentes e religiões, o mesmo ocorre com o Cristianismo (até onde sei), sendo assim fica complicado dizer o que eles aceitam ou não. Devemos tomar muito cuidado para não generalizar aquilo que desconhecemos.

    1. Olá! Dentro da bruxaria natural é possível seguir com a prática da bruxaria (altar, roda do ano, feitiços e afins) e cultuar determinada divindade de um panteão (como o Deus cristão, por exemplo). Muita gente faz isso, e é permitido pois a bruxaria é apenas uma filosofia e não uma religião em si.

    1. Tem um IG no instagram que fala, e até vende alguns temperos, é a Amanda Celli do Tempero de Bruxa. Vale a pena conferir o conteúdo dela.

  4. Olá! Eu criei um grande interesse pelo assunto me identificando como bruxa verde, queria uma direção, como eu posso começar a estudar bruxaria?

    1. Olá Esther! Que bom que já tenha um foco inicial, pode começar a estudar as plantas e suas propriedades mágicas. Por exemplo, plantas que sugam más energias, ou então plantas que purificam o ar. Na medida em que for estudando as plantas, você pode ir cultivando-as e se conectando á elas. Futuramente, caso seja do seu interesse, pode ampliar seus estudos para outros objetos (por exemplo, ver quais são os cristais que ajudam na purificação ou que sugam as más energias). Creio que assim fica mais fácil para você assimilar. No mais, é sempre recomendado começar a estudar pelo tema que te chama a atenção.

    1. Não precisa da data de nascimento, é só refletir com quais das práticas você se vê fazendo, ou que acha que sente maior afinidade.

  5. eu amei o artigo ñ sei dizer c qual me identifiquei pq sou mt indecisa mas tudo q envolve os nomes bruxa/bruxaria me chama atenção desde pequena tive curiosidade sobre mas acabei trilhando outros caminhos agora sinto uma necessidade imensa d conhecer e me aprofundar nesse assunto

  6. Me identifiquei com a bruxa verde, pois, amo a natureza e tudo que a rodeia. Mas, me identifiquei muito com a eclética, pois gosto de tudo um pouco.
    Amei seu artigo e já vou te seguir no Instagram. Gratidão!

    1. Olá Kerley! Veja só como a bruxa eclética nos dá uma liberdade maior para trabalharmos com aquilo que mais nos conectamos. O teu enfoque maior pode ser a bruxaria verde, mas não a impedirá de fazer as demais. Muito obrigada pelo seu apoio.

  7. Sou absurdamente eclética! Experimento muitas coisas, estudo várias outras e uso de tudo um pouco! Adoro ter liberdade para escolher!

    1. Não tem como não se encantar com essa liberdade dentro da bruxaria. Acho que para quem está começando ela acaba sendo um excelente caminho, inclusive.

    1. Sou uma bruxa da cozinha. Sou a quarta geração de mulheres da minha família. E minha filha já me deu o sinal. Já comecei a iniciação,com ela.

    1. O mais interessante da eclética é justamente isso, usa um pouquinho de tudo dependendo daquilo que precisa. Isso é simplesmente sensacional.

    1. A eclética já abraça de tudo e mais um pouco, talvez ela permita que você trabalhe também com a cozinha. De qualquer forma, acredito que não há práticas que te deixem desconfortáveis, irá se dar bem de qualquer forma. Isso é muito legal!

    1. É uma escolha “segura”, afinal dá pra experimentar um pouquinho de cada sem ficar restrita á uma prática só. Vale á pena estudar sobre haha

      1. Olá Douglas, para descobrir qual bruxo és tente se imaginar nelas. Por exemplo, você se imagina trabalhando com energia das pedras e cristais? Ou então tem mais facilidade e curiosidade sobre os oráculos? Reflita bem sobre os seus gostos e quais práticas mais chama a sua atenção. Busque estudá-las também, e quando tiver pronto experimente praticar para ver se é, de fato, o que procura.
        Entenda que a prática irá refletir na sua pessoa, em quem você é e o que espera da magia também. Espero ter sido de ajuda.

  8. Comecei a um tempo gostas de algumas coisas tipo estudar pedras rituais entre outro , aí acabei percebendo que era meio que uma bruxinha , com isso comecei a pesquisar e que tipo de bruxa eu seria , fui pelo meu signo primeiro falando que era a bruxa fada , mais vendo aqui me descubro como bruxa verde. Amei o post e vou pesquisar e estudar todas. Obrigada ajudou bastante ❤️

    1. Quão feliz fico em saber disso! Inicie a sua jornada de descoberta, e tenho certeza de que a natureza irá te receber de braços abertos. Desejo bons estudos á ti.

  9. Olá, gostei muito. É bem completo em questão de tipos de bruxas, amei . s2
    Como eu tenho vários interesses, e não sou de me apegar a uma prática, me consideraria uma bruxa eclética. No entanto, meu coraçao ficou borborbulhante no tipo de bruxa criadora, gostaria de conhecer, divertir e trabalhar com viários seres mágicos. 😀 Nuca havia visto esta classificação, obg por isso.

    1. Realmente a bruxa criadora tem chamado muita atenção das bruxinhas que leem o post. Apesar que todos os tipos de bruxas parecem interessantes, e dá aquela sensação de queremos um pouquinho de cada.

    1. É bastante enriquecedor e animador saber que tem tantas práticas diferentes uma da outra. Dá até aquela empolgação de conhecer tudinho haha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados