Bruxaria Caminho da Lua

A diferença entre Wicca e Druidismo

a diferença entre wicca e druidismo

Assim como diversas religiões e crenças pagãs, o druidismo também se mantém presente na era moderna. Porém, devemos nos atentar para não confundi-la com outra religião neopagã, da qual há detalhes semelhantes: a Wicca.

Recebi uma sugestão de postagem lá no instagram sobre o druidismo e a Wicca, e achei bem interessante de falar por aqui. De início achei que as duas poderiam conversar muito bem, já que ambas trabalham com a cultura celta.

No entanto, em minhas pesquisas acabei por descobrir que as duas crenças são paralelas, porém que não devem ser misturadas.

Vamos descobrir mais?

O que é o druidismo

Historicamente falando, antes mesmo dos romanos existirem, haviam povos que viviam em tribos espalhadas pela Europa. Por mais que houvessem pessoas como reis nessas tribos, quem realmente importavam eram os druidas.

Haviam diferentes tipos de druidas que ocupavam funções dentro das tribos. Um exemplo eram aqueles responsáveis por contar histórias, pois em uma época antes da era comum os druidas não usavam a escrita. Alguns deles partiam para outras tribos a fim de aprender outras histórias e repassar a própria.

Em sua mitologia haviam diversos deuses, por isso podemos afirmar que os celtas eram/são politeístas. Sendo assim, o druidismo é bem antigo sendo necessário a adaptação de sua filosofia prática para os dias atuais (o que ocorre em grande parte de religiões antigas).

Contudo, assim como diversas religiões, ela sofreu adaptações quando o cristianismo surgiu a ponto de afastá-la de sua filosofia original. As pessoas se diziam druidas, mas não eram, de fato, druidas como os originais. Somente depois de descobertas históricas e arqueológicas é que se tornou possível de resgatar a filosofia original do druidismo.

Assim, o neodruidismo surge resgatando essas crenças antigas e pré-cristãs e as adaptando para a era moderna.


Leia também: Mitologia celta – introdução de uma cultura | Lista de post de Mitologia Celta


Diferenças e semelhanças entre Wicca e druidismo

Ambas as religiões tem como pilar central a natureza, e isso é uma das semelhanças. Contudo, o que as diferem é justamente a forma como enxergam a natureza. Na Wicca, ela seria uma personificação da Deusa, enquanto que no druidismo é visto como um conjunto de manifestações de diversos deuses.

Ou seja, de um lado a Wicca unifica a natureza e do outro o druidismo a divide. Seria como dizer que a Wicca é todos por um e o druidismo é um por todos. Inclusive, o druidismo trabalha exclusivamente com o panteão celta, enquanto que a Wicca trabalha com vários. Há wiccanos que cultam deuses egipcíos, gregos, indígenas, etc. Já o druidismo é apenas a mitologia celta.

Outra característica interessante é que o druidismo segue a roda do ano, porém mantém os nomes dos festivais originais, com exceção dos solstícios e equinócios que não tem um nome próprio. Isso é contrário da Wicca, da qual temos Yule, Litha, Mabon e Ostara. Até mesmo a forma como celebram pode ser diferente, visto que os druidas realizam ritos de honra e contatos com os deuses.

Na Wicca também temos a iniciação, ou seja, para ser um wiccano é necessário fazer um ritual de iniciação e seguir o sacerdócio (caso seja sua vontade). No druidismo tem aqueles que não desejam seguir o sacerdócio e estes são chamados de druidistas. Já os que querem também passam por uma iniciação.

Para darmos início a um ritual, os wiccanos traçam o círculo mágico, que é um campo energético. Os druidas não fazem esse circulo, porém realizam a circumambulação. Este seria um movimento circular para demarcar a área sagrada.

Disso tudo podemos dizer que ambas buscam a reconexão do ser humano com a própria natureza.

Como as duas religiões se conversam

Como as duas religiões são bem similares, é bem provável que em algum momento da história elas tenham se relacionado.

Alguns autores dizem que Gardner teria feito parte da Anciet Order of Druids ao lado de um homem chamado Ross Nichols, sendo esse uma figura importante para a história do druidismo. Ele teria fundado, mais tarde, a Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas na Inglaterra, enquanto que Gardner criava a Wicca.

Ross Nichols teria resgatado os aspectos mágicos e históricos celtas do druidismo, que desde o século XVIII sofrera mudanças que o afastaram dessas características. Ou seja, nesse período haviam druidas que não seguiam a cultura celta, e até mesmo se dizia monoteísta.

Então de um lado temos no século XX o renascimento do druidismo ligado à cultura e histórica celta e o nascimento da Wicca.

Conclusão

As duas religiões são similares em alguns aspectos, pois a Wicca pegou alguns conceitos da filosofia celta para compor sua própria filosofia. Atualmente há quem seja de uma religião e integra práticas da outra e há aqueles que optam por não misturá-las. Por mais que se tenham as diferenças, uma pode complementar a outra.

De qualquer forma, determinamos que Druidismo e Wicca são religiões diferentes.

Fontes

Druidismo e wicca blog

BranMorrighan – Diferenças entre Wicca e druidismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados