Hermes: um dos deuses mais antigos

Deus Hermes

Um dos deuses mais antigos do Olimpo, que se assemelha ao Deus Toth da mitologia egípcia, cujo representante é Mercúrio na mitologia Romana. Hoje iremos conhecer o deus grego, Hermes.

Nascimento de Hermes

Hermes é filho de Zeus e Maia – que seria a mais jovem das Plêiades, que são filhas de Atlas. Nasceu e foi escondido na caverna no Monte Cilene.

O maior mito que é contado sobre esse deus, envolve a sua façanha em roubar um rebanho de seu irmão Apolo, quando ainda era bebê. Seja cinquenta, ou mais, cabeças de gado, a questão é que Hermes fora ligeiro em enganar o irmão, usando sandálias ao contrário para levá-lo á outro lugar. Ainda buscando enganar Apolo, ele amarrou ramos nas caudas do gado para que apagassem de suas pegadas. Talvez tenha sido tal façanha que o tornou conhecido como o deus dos ladrões.

Teria sido nessa artimanha que ele criou a primeira lira, usando o casco de uma tartaruga. Em alguns textos, é dito que Hermes teria sacrificado o animal para então fazer seu uso, enquanto em outros dizem que ele encontrou o animal ainda na caverna e pediu por sua carapaça, em troca de proteção divina para todas as tartarugas. De qualquer forma, foi com a lira com a tal carapaça que Hermes conseguiu o perdão de seu irmão, Apolo.

A resolução desse conflito também é diferenciado em alguns textos, pode-se dizer que fora necessário a presença de Zeus para que os irmãos se resolvessem, sendo que Apolo teria pedido pela lira para concluir o caso. Já outros, falam que fora o próprio Hermes quem presenteou o irmão com a Lira.


Leia também: mitos de Apolo


As atribuições de Hermes

Inegavelmente, a artimanha que Hermes fez em sua infância fez com que o vissem como um malandro. Certamente, também passou á ser conhecido como a divindade dos rebanhos, cavalos e animais selvagens que moram na floresta.

Por ter Hermes roubado o rebanho de Apolo e, considerando como o fez, tornou-se o símbolo de tudo quanto implica em: astúcia, ardil e trapaça. É um trickster (é um trapaceiro, velhaco, protetor dos ladrões e dos comerciantes).

Outras funções de Hermes envolvem: deus dos comerciantes, dos ladrões, das viagens, da magia, do alfabeto, dos número, pesos e medidas, amizades, sorte e jogos de azar.

Teria sido ele á criar o fogo e a lira. Após a reconciliação dos irmãos, Apolo concedeu á Hermes o dom da palavra e da persuasão, além de fama. Da mesma forma lhe foi concedido a profecia, presentado com três virgens aladas que falavam a verdade quando alimentadas com mel.

Outro aspecto de Hermes envolve a data do seu nascimento. Muitos autores antigos falam dele ter nascido no dia 4, pois é o número total de elementos naturais (terra, água, fogo e ar), que se tornam os seus principais poderes.

Por fim, já na fase adulta, o deus se torna conhecido como o mensageiro dos deuses, e o único capaz de ir ao submundo sem sofrer alguma lesão. Por conta disso, ele ficou incumbido de acompanhar as almas até o barqueiro Caronte.

Romance do deus

Apesar de não ser tão notado na atualidade, podemos dizer que Hermes teve sim alguns casos românticos. Dentre eles, o mais famoso, fora com Afrodite, com quem tivera não apenas um filho chamado Hermafrodito, como também outro chamado Priapo. Dizem também que ele tivera um caso com Penélope, Dríope e Hécate.

Em meio á seus relacionamentos com deusas e mortais e seus filhos, o mais conhecido é Pã, o deus dos pastores e rebanhos que tem o corpo metade homem e metade bode. Sim, ele é filho de Hermes.

Conclusão

Podemos dizer que Hermes é pouco visto nos mitos, sendo considerado alguém que não se envolve em batalhas. Contudo, ele ajudou Hércules ao lhe dar uma espada encantada, emprestou suas sandálias á Perseu para que matasse a Medusa. Também ajudou Ulisses, para que não sofresse com uma bruxa quando fora resgatar seus companheiros.

Ele é representado como alguém jovem usando as sandálias e elmo aladas, como também pode ser representado como um senhor de barba. Da mesma forma, o Caduceu também se tornou o principal simbolo de Hermes, principalmente por conta das serpentes que são similares ao simbolo da medicina.

Fontes

Blog Portal dos Mitos – Hermes

Mitologia Grega – 16 curiosidades sobre o deus Hermes

Eventos Mitologia Grega – Filhos de Zeus: Hermes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos