Dicas de escrita Escrita Naturalizada

Capas de livros no Canva

Capa de livros no Canva

Se quer fazer a capa do próprio livo, seja por não ter recursos para pagar alguém, então saiba que a ferramenta Canva pode te ajudar.

Capa do livro é importante

Sabe aquele ditado “não julgue um livro pela capa”? Pois bem, não funciona em sua totalidade. Apesar de ser um ditado popular com um significado mais profundo, se nos atentarmos ao literal podemos ver que julgamos, sim, um livro pela capa.

E não é para menos, afinal de contas, ele é o primeiro contato com o livro. Se chamar a atenção, você se torna consciente dos detalhes, título, editora, autora, e então vira para ler a sinopse. Se a sinopse for cativante, pronto, partiu ir para o caixa.

A capa é a identidade principal do seu livro, pois é através dela que você, autor, irá conversar com um possível leitor sobre o que se trata a sua história.

De modo algum a capa deve ser negligenciada. Da mesma forma que o título de sua obra não deve ser.

Como posso fazer uma capa

Se você não tem condição alguma de pagar por um capista, ou prefere o fazer por si mesma, então existe sim, a possibilidade de fazê-la.

Primeiramente, eu recomendo que o autor tenha a minima noção do que se trata a sua história. Tendo esse conhecimento, já sabe que tipo de imagem deseja ter em sua capa.

Pesquise imagens gratuitas. O site que mais recomendo é o Pixabay por conter montagens para o gênero fantasia (que é o gênero literário da qual eu escrevo).

Não saia por aí baixando as fotos de qualquer forma. Visite o perfil do dono da foto, alguns deles deixam bem claro na bio que disponibilizam imagens para o uso de capas de livros. Além disso, é essencial anotar o nome do artista original para ser colocado nos créditos em seus livros.

Evite pegar imagens do pinterest, pois algumas delas são de sites pagos. Para usar aquela imagem, você deve pagar por ela. Se viu alguma imagem interessante, pesquise por ela até encontrar o autor original e verificar o uso da imagem.

Procurar imagens não pode ter preguiça.

Utilizando o Canvas

O canva é uma ferramenta de edição de imagens online, e tem tanto para web quanto em aplicativo. Prefiro usar a versão web, pois o trabalho com o mouse é bem melhor do que touch.

Eles mesmo deixam á disposição exemplos de templates para capas, tanto de livros físicos quanto para Wattpad. No caso, eles já tem modelos dentro de um tamanho específico de capa. Se você for publicar um ebook na Amazon, o tamanho que eles pedem é de 1600×2560 px.

O que se torna um ponto importante: verifique bem o tamanho da capa do local em que você irá publicar o seu livro.

Então você pode pegar um modelo já pronto, e apenas substituir a imagem e o título, e demais detalhes, ou então criar um do zero.

Tipos de capas no Canva

O canva é a uma ferramenta simples de ser usada, então não espere edições a lá photoshop, porque não vai ter. Se você consegue mexer no ps, então pode editar sua imagem nele, e usar o canva para fazer o título e demais detalhes (é o que faço, inclusive, mas uso um ps online já que o linux não tem como baixar e instalar o photoshop).

E, se for o seu interesse, pode pesquisar imagens na própria biblioteca de imagens do Canva. Só irá encontrar uma pequena diferença nele, pois há imagens que são pró, então você precisa pagar para usá-las. E esse é o diferencial deles.

Quando você paga o Canva, terá acesso não somente á imagens, mas também á fontes diferentes, ilustrações, templates e demais outras ofertas deles.

Claro que é possível usar uma conta free, e ainda assim ter capas bonitas (atualmente uso conta free, e estou satisfeitas com as minhas capas). No Canva, consigo colocar alguns filtros, efeitos, e ilustrações que deixam as imagens do jeito que eu quero.

Print de tela do aplicativo Canva

Conclusão

O Canva é uma ótima forma de um escritor iniciante, ou que não tenha muito recurso para pagar um capista, de criar a capa do próprio livro. Desde que se mantenha atento na questão das imagens utilizadas.

Uso o canva para fazer imagens do instagram, ebooks dos meus freebies, e também para as capas dos meus livros. E deixo anotado no evernote o nome de cada autor das imagens utilizadas.

Se o que procurava era capa simples e fácil de ser feito, então a resposta foi encontrada nesse post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados