Litha: o ápice do sol

Litha

No Hemisfério Sul, Litha encerra o ano preparando os bruxos para o retorno da Roda do Ano em seu ciclo infinito. Damos as boas vindas para o sabbat solstício de Verão.

Quando o dia é mais longo,

Pessoas, campos e rebanhos prosperam;

A luz do Sol é mais forte

Alimenta tudo o que vive.

A Bétula imponente, tão esplêndida,

Traz consigo todas as coisas boas.

A fogueira de verão é acesa

Como um gêmeo do brilhante Sol.
Leigh Ann Hussey

O que se trata o sabbat de Litha

Nesse sabbat, o dia tem duração maior que a noite, dando início ao verão. O sol chega em seu poder máximo, tornando folhas, flores e frutos abundantes em toda a natureza. Por conta de tal poder do Sol, muitos bruxos usam esse sabbat para realizar rituais pedindo por proteção, pois o brilho afugenta as sombras.

Nas práticas antigas, Litha era considerado um dos sabbats mais festivos. Por conta do ambiente propiciar tamanha alegria (afinal, o Sol está brilhando), as pessoas brincam, fazem rituais, se conectam á divindades. Ou seja, é um sabbat bastante vívido.

Eventualmente, o brilho do sol em seu auge se torna um potencial para rituais e feitiços nesse sabbat. Quem deseja curar a si mesmo, seja física ou mentalmente, o sabbat de Litha é a melhor data.

No calendário cristão, o sabbat de Litha fora substituído pela data de São João.

Representações de Litha

Segundo alguns livros, o nome do sabbat corresponde ás deusas Deméter ou Ceres.

Tratando-se do ciclo da Deusa e do Deus, este se encontra no auge de sua juventude, tornando-se um exímio caçador. Em Beltane, ambos de uniram e a Deusa foi fecundada, em Litha temos ainda essa representação. Como o auge da vida, podemos entender que a Deusa grávida de seu consorte é uma ótima representação do ponto máximo. Porém, o que é comemorado, de fato, é o poder do Deus Sol diante da abundância da terra. Por isso é comum ser a data ideal para colheita de ervas carregadas com a energia do sol.

Outra representação de Litha é o Rei Carvalho (conhecido como o Deus do Ano Crescente), cede ao Rei Azevinho (conhecido como o Deus do Ano Minguante) o seu poder. Nesse conto celta, o Rei Carvalho passa os dias de sol forte e audacioso, ficando com a Deusa para si. No entanto, com a chegada de Litha, ele se torna fraco e trava uma batalha com o irmão gêmeo Rei Azevinho, onde morre em suas mãos depois de ter suas forças consumidas. Com o final dessa batalha, e o Rei Azevinho saindo de vencedor, os dias vão perdendo suas forças até o sabbat Yule.


Leia também: Mitos de Deméter


Comemorando o sabbat

Entre tantos costumes pagãos, podemos dizer que o foco principal é se divertir, agradecer e se curar. O mais comum é fazer os rituais externamente, em campos ou praias, ou qualquer outro lugar que permita uma conexão com os elementos naturais. Por analogia, podem ser feitos piqueniques, nadar e brincar na água, acender fogueiras e soltar fogos à noite.

Ainda mais, os apaixonados podem dar as mãos e/ou atirar flores um ao outro, tendo entre eles uma fogueira. Também podem pular a fogueira juntos e correrem para a florestas e campos onde dormirão juntos sob o céu estrelado. Com isso, podemos dizer que esse sabbat é para as famílias, casais e crianças. Quem quiser se casar em Litha, alguns bruxos consideram uma boa data!

Porém, não se trata apenas de outro sabbat do fogo. Em Litha, também é da água como uma representação da Deusa.

Além disso, outra forma de comemorar o sabbat de Litha é entrar em contato com as fadas, dando oferenda á elas. Poderá pedir por conhecimento, sabedoria e inspirações.

Os elementos ritualísticos

Rodas solares de palhas ou galhos;

Velas: vermelho e laranja;

Ervas: lavanda, hipericão, arruda, sorveira, verbena, alecrim.

Data Hemisfério Norte: 21 de junho

Data Hemisfério Sul: 21 de dezembro

Fontes

Grimório para o Aprendiz de Feiticeiro;

Oito sabás para bruxas – Janet e Stewart Farrar;

Wicca, a feitiçaria moderna: o livro de ervas, magias e sonhos – Gerina Dunwich;

Blog: Caverna das Bruxas;

Amino: Rei Carvalho e Rei Azevinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos