Caminho da Lua Mitologias

Mitos de Deméter

Heey minna-san!
   Vamos conhecer hoje um pouco sobre a deusa Deméter, a deusa da fertilidade, colheita, fartura, dos frutos e cereais. Ela é filha de Cronos e Réia, portanto irmã de Zeus, Poseidon e Hades. 

Enquanto procurava a filha

   Para quem não sabe, Deméter é mãe de Perséfone, cujo pai é Zeus. Há um mito de Hades ter se apaixonado pela Perséfone e a levado para o submundo. Caso queira saber sobre o mito completo, clique aqui.
   Acontece que durante o período que Deméter estava procurando por sua filha, ela se disfarçou em uma velha para poder sentar em um poço da cidade de Eleusis e chorar. A cidade está sob o reinado de Celeus, cujas filhas encontraram a senhora chorando e se compadeceram a convidando para ir até o castelo.
  Dentro do castelo, Deméter é bem recebida e bem cuidada tanto pelas princesas quanto pelo rei e rainha. A deusa chegou a pensar em tornar o filho do casal real em um imortal, lhe dando ambrosia e o levando para se deitar nas cinzas para que sua mortalidade fosse queimada.
  Só que no momento em que ela cometia o ato, uma criada a viu e contou para a Rainha. Nesse momento, quando toda a situação cresceu, Deméter revelou sua verdadeira forma e retirou a imortalidade do garoto e disse que quando crescesse essa criança faria grandes coisas. 
  Além disso, a deusa pediu ao rei que construísse um templo para ela na cidade de Eleusis. A deusa teria ensinado ao rei sobre ritos secretos que deveriam ser passados para as pessoas, afim de executá-lo.
  Esses ritos são os famigerados ritos Eleusinos. Até os tempos atuais não se sabe ao saber sobre eles. O que podem fazer parte dos ritos seriam danças, andanças entre a cidade de Atenas á Eleusis, jejum e reconstituição da história de Perséfone. 
  

Uma deusa graciosa que sofre

  Existem dois mitos que nos mostram como os deuses podem ser egoístas até dizerem chega. 
  Um deles conta que Poseidon teria tentado ter relações com Deméter, mas ela teria tentado fugir se transformando em uma égua. Poseidon teria se transformado em cavalo e violentado a irmã de qualquer forma.
  Da relação, Deméter deu a luz aos gêmeos Despina e Árion. A primeira é a deusa das sombras infernais, tendo a imagem completamente oposta a de Perséfone, representando o intenso frio do inverno. Árion já seria um cavalo falante que conseguia prever o futuro.
   O segundo mito envolve o romance que a deusa teve com um mortal chamado Iason, porém ele teria sido morto por um raio de Zeus. Dessa relação, Deméter deu á luz ao semideus Pluto, o deus da caridade.
  Então podemos entender que Deméter é bem conhecida por tido algumas relações com mortais. Assim como ela, mesmo sendo considerada uma das deusas mais amáveis, ter sofrido bastante. 

Conclusão

   Infelizmente não tem muitos mitos sobre Deméter. Basicamente o nome dela aparece atrelado ao mito do início das estações do ano, o mito de Perséfone. 
  Além disso, dependendo da situação em que a deusa se encontra, Deméter abandona suas tarefas com as terras para se afastar dos problemas. Contudo, ela fica saudosa, ou a questão é resolvida, e a deusa volta para suas tarefas.
  O que mais chama a atenção sobre os mitos da deusa, são os segredos Eleusicos, que para os gregos se tornou muito importante. 

Fontes

Portal dos mitos – Deméter
Mitologia Grega – 16 curiosidades sobre Deméter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados