Significado das cores na bruxaria

Significado das cores

Você sabia que a cor também atrai certas energias durante um ritual mágico? Seja para as velas ou vestimentas da própria bruxa, as cores tem significados fundamentais que não podem ser ignorado. Saiba quais são nesse post.

Eu estava pesquisando um pouco sobre psicologia das cores e acabei me deparando com uma grande quantidade de significados que elas tem. Na bruxaria, os seus significados acabam sendo menores e mais objetivos, principalmente quando vai escolher a cor para um determinado ritual.

Ouvi dizer que a cor é apenas um complemento, pois o que vai importar na hora de fazer o ritual é a sua intenção. Mesmo assim, é bom saber quais são os significados que as cores tem.   

Irei ser repetitiva em dizê-los que pode conter um ou outro erro, pois achei bem confuso esse tema. Isso porque um lugar fala uma coisa e um blog fala outro. No final das contas acabei juntando todas as pesquisas e vendo o que mais se repetia em suas descrições.   

Então ele ficará de tal maneira, irei dar destaques para os significados que mais apareceram, e em seguida falarei sobre os significados que um ou outro falaram. Ok?

Significado da cor amarela

É ligado ao planeta mercúrio, e simboliza a inteligência e usado durante os rituais de cura. 

Principais significados: energia, alerta, felicidade, brilho, alegria, euforia, juventude, esperança, calor, criatividade e intelectualidade. 

Pode significar também: cura, brilho, concentração, imaginação, afetividade, prosperidade, dinheiro, otimismo.

Significado da cor azul

Se for usar um tom de azul escuro, ele representará a prosperidade no campo profissional e pessoal. Já as tonalidades mais claras podem estar ligadas á família por conta da sua ligação ao planeta Urano, que proporciona harmonia.  

Principais significados: confiança, segurança, verdade, serenidade, inteligência, poder, harmonia, sinceridade, limpeza, céu, frio, lealdade, relaxamento e paz. 

Outros significados: serenidade, tranquilidade, sonhos, pensamentos, psiquê, produtividade.

Significado da cor branca

Com a forte influência de Saturno, a cor branca representa a paz e a positividade.  

Principais significados: pureza, limpeza, inocência, paz, infância, divindade, clareza e frescor.  

Outros significados: ordem, calma, bondade, neutralidade, neve, harmonia, alma, afirmação, luz.

Significado da cor cinza

Alguns falam que é uma cor das sensações frias, dos sentimentos austeros.  

Principais significados: velhice, desânimo e passado. 

Outros significados: indeterminação, falta de energia, segurança, chuva, confiança.

Significado da cor laranja

Para quem quer alegria e energia, a cor laranja é a ideal! Na Wemystic é contado que as antigas bruxas cortavam as laranjas e as espalhavam pela casa para absorver as energias indesejáveis e espalhar o aroma doce e feliz. 

Principais significados: energia, alegria, diversão, entusiasmo, força, festa, otimismo, expansão e equilíbrio emocional, sucesso, restauração e coragem.

Outros significados: aurora, pôr-do-sol, alerta, terra, otimismo, confiança, simpatia, luz, curiosidade, euforia, inspiração.

Significado da cor marrom

É a cor que tem uma forte ligação com a terra, que remete á materialidade da vida. A cor é utilizada em rituais cujo o objetivo seja voltar á realidade para se pensar melhor, ou seja é a cor da razão, da ideia concreta.

Principais significados: terra, natureza, base concreta, estabilidade e conservadorismo.

Outros significados: melancolia, pensamento, amizade, ar livre, madeira, outono, resistência, simplicidade, solidez.

Significado da cor preta

É a cor ligada á Lua, sendo a mais usada com o intuito de banimento, afastamento e proteção ao mesmo tempo. 

Principais significados: Morte, luto, mistério, elegância, sofisticação, luxo e proteção. 

Outros significados: curiosidade, superioridade, drama, nobreza, oculto, poder, fantasia, noite, objetividade.

Significado da cor rosa

Essa é uma cor que envolve a harmonia, principalmente quando sentimos necessidade de resolver problemas tanto na família quanto no trabalho, a cor rosa é usada para trazer o equilíbrio e a harmonia. Ou seja, retomar os laços.

Principais significados: inocência, feminino, suavidade, delicadeza e doce.

Outros significados: encanto, beleza, felicidade, compaixão, harmonia, pureza, ternura, charme, maciez.


Leia também


Significado da cor roxa

É a cor que representa a espiritualidade, quando as pessoas querem uma revolução de si mesma, a cor é indicada.  

Principais significados: poder, luxo, nobreza, magia, respeito, misticismo, espiritualidade, mistério e realeza.  

Outros significados: lúxuria, riqueza, purificador, devoção, criatividade, individualidade, calma, qualidade, sexualidade.

Significado da cor verde

Essa é uma cor da esperança, que nos revitaliza e trás leveza para nossa vida. Principalmente em momentos em que não sentimos tão motivados com algo em nossa vida, que ficamos tristes e sem forças para continuar. A cor verde trás essa confiança nos deixando otimistas para continuarmos com a nossa vida.

Principais significados: natureza, ambiente, dinheiro, harmonia, saúde, relaxamento, equilíbrio, fertilidade, fresco, acalmar, esperança, renovação e cura.

Outros significados: novidade, reafirmação, primavera, felicidade, crescimento, árvores, águas claras, folhagem, plenitude, família, riqueza, suavidade.

Significado da cor vermelha

Ligado ao planeta marte, a cor vermelha é ligada á força e intensidade. Ela é usada quando queremos alguma força que não é fácil de adquirir, como no amor e nas batalhas da vida.  

Principais significados: emoção, energia, calor, excitação, dinamismo, paixão, impulso, amor, guerra, violência, perigo, sexualidade, sangue, conquista, poder, ação e desejo.  

Outros significados: liderança, alegria, coragem, intensidade, movimento, atração, fogo, força, extroversão.

Conclusão

Espero que tenham gostado do post de hoje. Tentei o meu máximo em encontrar algum significado que todos concordassem, mas é complicado. Não sei dizer se também há o nosso sentimento em relação ás cores, apesar de acreditar que não haha.   

De qualquer forma, se acontecer se eu encontrar outros significados para as cores, irei atualizar esse post. Qualquer coisa, aviso no instagram!

4 Comments

  1. MEU DEUS, EU SOU TÃO BRUXA.. quando eu era criança eu não suportava a maioria dos tons de cinza, eu ficava com dor de cabeça toda vez que via. Hoje em dia eu só sinto isso especificamente com o tom de cimento molhado, sabe? aquele mais azulado

    1. Veja só como que as cores são capazes de influenciar as energias em nós.

  2. Conclusão, sou todas as bruxas e mais um pouco kkkkk acredito que seja por influência da minha mãe e a minha como essência, minha mãe também tem todas essas características além de ser uma super mãe. Amei

    1. Tem uma ótima referência ao seu lado, que ótimo isso! Porque não ser um pouco de cada uma, não é mesmo? Kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural