Estudos de uma bruxinha iniciante

Estudos de uma bruxinha iniciante

Quando nos interessamos pela bruxaria, sentimos aquela ansiedade de começar tudo logo para fazer os feitiços e montar nosso altar. Porém, os bruxos mais velhos nos param e avisam: “estudos primeiro”.

Chega a ser frustrante para alguns que talvez não se sintam á vontade de ler, porém não há outra saída. Infelizmente, temos poucos recursos, sendo que os vídeos sobre a bruxaria estão começando á surgir e á crescer. Não resta alternativa, temos de ler os livros e aprender com eles.

Só que então, ao encontrarmos comunidades que disponibilizam os pdfs para lermos, ficamos assombrados com a quantidade de exemplares á disposição. Chega a ser problemático não sabermos por onde começar, principalmente se não há um tema em específico que tenha despertado o nosso interesse.

Caso você seja o tipo de pessoa que sente necessidade de ter um respaldo para iniciar suas leituras e ter um esquema de estudos, esse post é para você. Passo por isso o tempo todo, chega um momento que dá a impressão de que não há mais nada para se aprender, quando na verdade tem um lindo caminho pela frente.

Separe um drive online para salvar seus pdf’s

Se você tem facilidade em ler tanto pelo computador quanto pelo celular, recomendo o uso de drives online para que possa salvar os livros que te chamaram a atenção. A maioria dos livros disponibilizados se encontram no Google Drive, porém é possível de baixar os pdf’s e ler diretamente do pc ou celular.

Nesse último caso, tenha um leitor de pdf instalado para realizar a leitura.

O objetivo principal de ser um drive próprio, é para que você escolha os livros que te chamam a atenção e deseja ler. Assim, não precisará acessar a pasta de outra pessoa, todos os dias, para abrir o documento e ler. Salve no seu drive e tudo ficará certo.

Porém, há um ponto negativo em se usar os drives online. Se acaso você ficar sem internet, então não terá outro recurso para ler.

Como solução dessa situação, recomendo que deixe salvo os livros no drive e baixe aquele que está lendo em seu computador ou celular. Assim poderá ler sem precisar de internet. E quando terminar de ler, exclua ele para que não tome muito espaço da memória do seu aparelho.

Leia livros similares

Já devo ter comentado sobre isso aqui no blog, mas irei ressaltar. A maioria dos livros contém conteúdos similares, restritos ao básico da bruxaria e da Wicca. Chega a ser chato você encontrar no sumário sobre a roda do ano, o que é a wicca, os instrumentos mágicos e tudo mais, porém tudo tem seu lado positivo e negativo.

Negativo é que vai ser repetitivo para você. Assistindo um entrevista do Claudiney Prieto, ele comentou algo que faz muito sentido. Na Wicca, há diversas tradições, porém nenhuma delas irá deixar seus “ensinamentos e tradições” expostos na internet. Ou seja, eles ensinam para seus dedicados e iniciados. Somente o básico sobre a Wicca é exposto nos livros, pois não há problema em compartilhar esse tipo de informação.

Então se quiser saber mais sobre uma tradição, talvez terá de entrar em contato com ela.

O lado positivo é que de tanto ler, você aprende sobre o assunto. Então, se permita ler, pelo menos, uns dois ou três livros que tenham conteúdos similares para enfatizar bem os ensinamentos.

Primeira lista de leitura

Muito bem, chega de bla bla bla, vamos começar a falar dos livros. Pegando a premissa do tópico anterior, recomendo a leitura desses três livros que contém conteúdos similares.

Wicca: crenças e práticas – Gary Catrelle;

Wicca para todos – Claudiney Prieto;

O guia essencial da bruxa solitária – Scott Cunningham.

Esses três livros vão abordar os mesmos temas em seus livros, e ainda contém linguagem de fácil compreensão. Para quem não leu nada ainda, então comece por eles. Tudo vem de forma resumida, de certa forma.

Também acrescento o livro “Wicca: a bruxaria saindo das sombras” – Millennium, que também fala dos mesmos assuntos, porém o capítulo sobre a caça as bruxas acaba sendo abordado de outra maneira, como uma conversa entre bruxo e cristão.

Faço um adendo á um livro específico: “História da bruxaria” – Jeffrey B. Russel. No entanto, ele tem uma linguagem um tanto quanto cansativo e pode ser ruim para quem não tem o hábito de ler. Só que vale á pena tentar, pois ele aborda os diferentes conceitos de bruxaria em cada cultura antes da inquisição, fala sobre a caça ás bruxas traçando até os tempos modernos. Super recomendado, e mega necessário para o aprendizado de um bruxo.

Terminando de ler os livros, você irá determinar as temáticas para se aprofundar. Se vai querer começar pela roda do ano, pelo herbário, cristais e pedras, anote cada tema que despertou sua atenção. Com isso, você já poderá ir nos drives e procurar pelos livros que abordam esses temas.

Segunda lista de leitura

Nessa segunda lista, é chegado o momento de aprofundar os ensinamentos. Espero que tenha feito a atividade do tópico anterior, e tenha separado todos os temas que despertaram sua curiosidade e atenção.

Vamos supor que você se interessou pela Deusa, e quer saber mais sobre o feminino na bruxaria. Pois bem, talvez o livro “O anuário da Grande Mãe” – Mirella Faur seja do seu interesse. Nele você irá encontrar o significado dos meses, semanas, as luas especiais e demais aspectos que envolvem divindades pagãs femininas dentro da bruxaria moderna. Também tem um, que eu ainda não li, chamado “Mulheres, mitos e deuses: o feminino através dos tempos” – Martha Robles.

Leia também: Significado dos meses segundo Mirella Faur | Luas especiais na bruxaria

Ou então, você quer saber um pouco mais sobre os sabbats, cada um em especial. Comece pelo livro “Beltane” – Raven Grimassi, que contará todos os aspectos do sabbath e os significados dos símbolos que os bruxos utilizam em seus rituais e celebrações. Tem também o livro “oito sabbás para bruxas” – Janet e Stewart Farrar, que traz um conhecimento riquíssimo sobre as datas festivas.

Agora, se você quer logo estudar sobre flores, plantas e ervas, irá se deparar com um grande número de livros disponíveis. Há apostilas sobre ervas, bruxaria floral wiccana e até mesmo a relação entre astrologia e plantas no livro “As plantas e planetas“.

E para quem quer começar com os cristais, há o famoso livro “Enciclopédia de cristais, pedras preciosas e metais” – Scott Cunningham.

Como estudar os temas

Para poder estudar os temas, recomendo que faça o seguinte. Primeiramente, separe todo o material que fale daquele tema. Em seguida, leia todos eles e faça um resumo em seu computador, usando as suas palavras. Quando for passar para o seu grimório, destaque o que mais chamou sua atenção e que considera ser importante de ser lembrado.

Sempre faça um checklist dos assuntos e livros que você deseja ler.

Fazendo dessa maneira, utilizando suas palavras auxilia no aprendizado. É basicamente o que faço aqui no blog, porém eu não só anoto no meu grimório como também passo esse ensinamento á vocês.

O mais interessante disso tudo é que, na medida em que for lendo mais livros e acompanhando postagens de outros bruxos, talvez surja alguma informação inédita que agregue o seu aprendizado. Então, esteja em alerta á novos ensinamentos.

Conclusão

Apesar de no início nos sentirmos perdidos diante de tantas possibilidades de estudos, só precisamos de ajudinha no começo.

Para você se tornar um bruxo, é necessário estudar aquilo que desperte sua atenção. Se você não tem afinidade com ervas e plantas, tudo bem, com certeza há outros temas que te deixam curioso e que podem enriquecer a sua jornada.

É a partir dos gostos particulares que começamos á trilhar nossos estudos na bruxaria. Sempre reflita á respeito do que espera com a prática bruxesca, e como pretende chegar á esse ponto.

Em breve irei deixar disponível nos freebies alguns check lists e materiais de apoio para vocês. Caso tenham alguma sugestão de material, basta comentar aqui embaixo ou ir no instagram (@caminho_dalua).

Aliás, também recomendo que me siga no pinterest, pois por lá posto alguns infográficos de bruxaria.

Material de apoio

No blog Sinfonia da Lua se encontram alguns livros em pdf’s.

Fique por dentro da comunidade do Amino “Wicca e bruxaria” onde é repleto de pdf’s e blogs sobre as práticas bruxescas.

7 Comments

  1. Posso ser bruxa mas posso crea em jesus e santos? É possivel?

    1. Poder até pode, levando em consideração que bruxaria natural não é uma religião

    2. Não é de bom tom, uma vez que a igreja perseguiu e matou ventanas de mulheres na inquisição. Além disso, no cristianismo uma das principais leis” é servir a um único deus.

  2. Boa noite, eu adorei seu blog.
    Parabéns e obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    1. Gratidão!

  3. Tem algum Podcast q fale sobre bruxaria natural?

    1. Pesquisei um pouco no Spotiffy e encontrei um chamado “Um Podcast Místico” do Tarot Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos