uso de cores para mudar hábitos
Ame a si mesmo Bruxaria

Como usar as cores para mudar hábitos da vida

Já aconteceu de você pintar as unhas e sentir uma energia diferente, á ponto de mudar sua postura? Ou de usar uma roupa de certa cor, e sentir que teve uma postura diferente no seu dia? Venha que eu vou te explicar como que isso acontece.

Aqui no blog já conversamos sobre os significados das cores, e não foi uma, nem duas vezes que comentei sobre a energia que as cores emanam. Caso não saiba, as cores tem a capacidade de estimular comportamentos e emoções do ser humano, e é por isso que elas são usadas em terapias alternativas, como a cromoterapia.

O que devemos entender é que eles podem servir como gatilhos mentais para adquirirmos uma certa postura, pensamento, hábito ou comportamento de maneira natural e completamente inconsciente.

Nesse post irei te explicar como e por quê disso funcionar dessa maneira. E garanto que no final do post, irá refletir sobre como pode usar as cores de maneira positiva para conseguir algo.

A importância das cores na bruxaria

Dentro da bruxaria é dado muita importância para as cores. Cada sabbath tem sua combinação de cores que nos fazem lembrar, de maneira inconsciente, o que está sendo celebrado.

Vamos de exemplo. Quando uma bruxa pensa em Samhain (halloween) quais cores vem em sua mente? Se a resposta for tons alaranjados e roxos, não está tão errado. Afinal, elas são presentes nessa data.

Todo ritual pede por velas de determinadas cores, para que as intenções sejam dirigidas para o seu fim corretamente. Não adianta usar a cor vermelha se o que deseja é harmonia, são energias opostas.

Dependendo do coven ou bruxa solitária, é comentado sobre o uso de vestimentas das cores usadas no ritual. Veja só o quão importante é estar consoante com a vibração que queremos chamar.

Ou seja, já na bruxaria aprendemos á ser conscientes na hora de escolhermos as cores de algo. Chega um momento que já sabemos de cor e salteado o significado de cada cor, e para quais fins são usadas suas energias.


Leia também: Os significados das cores na bruxaria


As cores e os significados em nosso inconsciente

Há uma coisa que eu gostaria de falar para vocês, antes de falarmos sobre a prática.

Primeiro: o significado coletivo das cores. Existe um pensamento coletivo sobre os significados das cores. Algo que popularmente é conhecido. Por exemplo, a cor vermelha ser ligada á luxuria, amor, sangue, etc.

Todo mundo sabe disso. Diga-se de passagem que seriam informações que existem em nosso inconsciente coletivo. Não é necessário ninguém nos ensinar.

Segundo: o significado pessoal das cores. Por incrível que pareça, também somos capazes de ressignificar as cores dependendo de nossas percepções e experiências de vida. Então além dos significados que todo mundo conhece, cada um terá algumas percepções pessoais.

Há quem diga que o vermelho o faz lembrar de hambúrguer. Isso porque a pessoa percebeu que a maioria dos restaurantes usam essa cor em suas logos. Depois de notar esse padrão, ele automaticamente liga a cor ao alimento.

Só que nem todo mundo irá concordar com essa pessoa, pois trata-se de uma percepção pessoal, e não coletiva.

Reflita sobre o seu desejo

Esse é um passo importante, pois é necessário entender o que deseja alcançar. Durante a reflexão estará fazendo um processo de autoconhecimento, onde notará quais são os aspectos e comportamentos que são considerados ruins, mas que continuam fazendo parte de sua vida.

Para eliminar um comportamento, é preciso adquirir o seu oposto. Se a pessoa é preguiçosa, ela precisa se mover. Se é gulosa, é preciso aprender á se alimentar direito nos momentos certos. É ansiosa ou hiperativa, precisa saber se acalmar e não agir impulsivamente.

As cores irão agir como um estímulo inconsciente, a partir do significado que você deu á ele. De maneira alguma a pessoa hiperativa deve ter tons quentes perto dela. Nem a parede da casa deve ter esses tons.

Só que isso só será possível, se a pessoa entender o que ela está buscando.

A sua primeira tarefa será: fazer uma lista de hábitos e/ou comportamentos que deseja mudar.

Sua segunda tarefa será: listar as cores que você acha que despertam o que deseja, e o porquê.

Um exemplo para facilitar: a cor rosa e a feminilidade

Nunca gostei de rosa por justamente entender que era uma cor de garotas patricinhas. Isso na minha infância. Nem queria saber de roupas e brinquedos dessa cor.

Hoje em dia eu notei que não me considero feminina e delicada, mas sim o contrário: uma energia masculina e completamente descuidada.

Não me importo tanto com a energia masculina, mas o descuidada me preocupa. Olhando as demais garotas e mulheres que passam pela minha vida, notei que elas me dão a impressão de serem delicadas e femininas do jeito que eu almejo para mim. E a cor rosa sempre presente.

É claro que existem outras cores que despertam essa energia, mas para mim o rosa foi o que mais se destacou. Isso que nem falo de tons escuros, mas sim os tons mais claros dele.

Para trazer essa delicadeza e realçar a feminilidade que há em mim, mudei a cor do blog e dos templates ligados á Lua Natural para esses tons rosa. Adicionei ainda cores verdes, pois para mim são ligadas á natureza.

Usando a cor rosa no meu trabalho, consigo receber o estimulo necessário para, pelo menos, uma parte da minha vida. Sinto-me delicada, feminina ao fazer o meu trabalho. Agora só falta trazer para a vida pessoal.

Ou seja, eu defini qual era a energia que quero trazer para mim, e escolhi a cor – e tom dela – para ser usado em alguns momentos.

Use roupas da cor e estilo da energia esperada

Acha que as roupas também não despertam essa energia? Engano seu.

A bruxa que busca o empoderamento pode fazer suas unhas avermelhadas que já se sente poderosa. Mas ela pode buscar ainda mais.

Dentro do guarda-roupa há uma blusa de tecido fino e delicado, de cor amarela. Olhando aquela peça, a bruxa irá pensar que é bem feminina e estava guardando-a para usar durante seu trabalho ou quando fosse sair.

Agora é hora de usá-la.

Se você está achando que isso é besteira, vou te contar uma coisa: as roupas, seu modo de vestir em geral, falam muito sobre você. Roupas amassadas, cabelo despenteado passam a imagem de uma pessoa preguiçosa, que não demanda tempo para cuidar de si mesma.

Ou achava que olhar as meninas maquiadas nunca passaram a impressão de certa delicadeza e glamour? É claro que desperta esses pensamentos. Só que não é somente nos outros, em nós mesmos também desperta essas impressões.

Por isso que se a bruxa do exemplo quer se sentir empoderada, ela pode usar a blusa mais chiquetosa que tem, só para lhe fazer se sentir de tal maneira.

É hora de agir! Use todo o seu potencial

Sentiu-se empoderada o suficiente? Então comece a fazer aquilo que tanto desejava.

Usando roupas, objetos e esmaltes que despertam o poder desejado, a bruxa sente-se confiante de que existe a chama do empoderamento nela. Dessa forma, é hora de começar sua caminhada em direção do objetivo.

E isso serve para qualquer objetivo e intenção.

“Queria ser mais tranquila, me considero agitada”. Use cores como o verde e azul claro, que trazem harmonia. Ao invés de usar roupas apertadas e grossa, prefira tecidos que deixam sua pele respirar.

Isso também serve para que a pessoa comece novos hábitos. Pratique meditação usando essas roupas mais folgadas. Quando for cuidar das plantas, use um tom verde e se conecte á elas. Quer se curar? Use verde e amarelo claro, faça um chá, tome um banho mágico.

O cerne disso tudo é saber combinar as cores de forma que elas estimulem-no á adquirir novos hábitos. Quando for começar á fazer algo que não é parte de sua rotina, use as cores para lhe dar um empurrão inconsciente.

Conclusão

Quais são as energias que deseja atrair para a sua vida, e quais são as cores que correspondem á elas?

Como tarefa para vocês, recomendo que façam as listas citadas no post e vejam como podem obter um comportamento desejado.

Veja outros assuntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.