rotina de pele
Lifestyle

Rotina de pele: o que é e quando fazer

Hoje em dia é muito comentado sobre rotina de pele e seus cuidados (skincare), onde temos um tempo para cuidar de nós mesmas. Mesmo que sejam períodos de tempo curtos e rotineiros, não deixa de ser um momento de nós para nós.

Faz algum tempo que comecei á cuidar de minha pele do rosto com maior atenção. Para isso, bastou passar um tempo pesquisando no Pinterest, e conversar com minha mãe sobre o assunto, que consegui chegar determinar o tipo de cuidado que minha pele deveria receber.

O que ire deixar aqui é válido para qualquer tipo de pele. No entanto, é necessário você conhecer sua pele, e saber que tipo de produto pode usar ou não. Peles sensíveis, por exemplo, não irão reagir bem á determinados produtos.

Dessa forma podemos entender que uma rotina de skincare é criada a partir daquilo que sua pele precisa receber de cuidados.

Vamos conhecer essa rotina?

Rotina de pele diurna

A rotina diurna se baseia em seguir um passo a passo durante o dia. São pequenos passos, inclusive se não tiver um produto pode substituí-lo por um que você tenha, e que funcione bem na sua pele.

Depois de acordar, escovar os dentes e tudo mais, faça uso dos seguintes produtos:

  • Sabonete facial;
  • Tônico;
  • Hidratante ou creme diurno;
  • Protetor solar;

Simples não? O sabonete facial precisar um ideal para o seu tipo de pele. Ao enxaguar o rosto, faça com água fria ou temperatura ambiente. A água quente não é recomendada, por conta da região do rosto é bem sensível.

Nesse momento de ensaboação, aproveite para massagear o seu rosto. Algo leve para estimular suas células. Além disso vai te ajudar á despertar também. Para enxugar o rosto, tenha uma toalha própria, não use a do banheiro.

Outro ponto que precisa se lembrar é sobre o creme hidratante. Alguns deles podem ter um FPS, mas eles não substituem o protetor solar. Nenhum creme hidratante com FPS pode garantir a proteção 100% de sua pele. Por isso que é recomendado passar o protetor após o creme hidratante.

Se for fazer uma maquiagem, use cremes que preparem sua pele para receber a maquiagem. Há muitos deles (inclusive o queridinho é do Nivea), que vem com essa função para evitar que sua pele sofra com algum agente da maquiagem.

Use uma toalha própria para rosto

Esse é um ponto que serve tanto para a rotina diurna quanto noturna. Tenha uma toalha específica para usar no seu rosto. Evite ao máximo utilizar a que fica no banheiro, pois ela é úmida e muitas pessoas usam para enxugar as mãos e… sabe-se lá mais o quê.

Tendo uma toalha própria, é melhor. Durante o dia e a noite em que ela não estiver sendo usada, a deixe estendida para secar bem. Lembre-se de trocar de toalha, a lavando semanalmente.

Recomendo que escolha uma toalha que não tenha bordados, e que nem seja muito grossa. Sabe aqueles tecidos utilizados para fazer a fralda de tecido? Acredito que seja de algodão aqueles panos. Use-os.

Eles são fininhos e não machucam o rosto. Recomendo principalmente para quem tiver pele sensível.

Quando for passar no rosto, não esfregue. Nem mesmo de leve. A fricção pode irritar a pele. Faça movimentos leves, sem apertar seu rosto. Seja delicada ao cuidar de si mesma.


Leia também: Cuide de sua pele seca e sensível no inverno


O uso de protetor solar

Quando for comprar um protetor solar, atente-se se é facial ou para o corpo. O que é recomendado é justamente o facial, óbvio.

Mas o que eu quero te alertar, são dois fatores. O primeiro é o tipo de protetor que vai estar usando. Por exemplo, a avon tem um protetor facial da Renew de fator 50, ele tem efeito matte.

Para quem não sabe, efeito matte é para quem quer evitar o brilho na pele. Os produtos adquirem uma textura seca, aveludada digamos assim. Quando passa a ponta do dedo na pele, não tem aquele óleo, ou aspecto oleoso.

Só que matte não é recomendado para quem tem pele seca, por exemplo. Assim como cremes oleosos não é recomendado para peles oleosas. Então, na hora de comprar o seu protetor, veja para qual tipo de pele ele é ideal, levando em consideração o atual aspecto de sua pele.

O segundo ponto é o número do fator de proteção. Não compre os de baixo valor. Antigamente o fator máximo era 50, tanto pro rosto quanto pro corpo. Hoje em dia existem valores mais altos. Opte por fator 50 para mais.

Rotina de pele noturna

A rotina noturna costuma ser um pouco maior que a diurna, já que é um ritual para encerrar o dia. Esse é aquele momento que você vai sentar para descansar, tirar a maquiagem e cuidar de sua pele depois de um dia inteiro de trabalho e estresse.

É hora de tirar as impurezas do seu rosto. Vamos á listinha de produtos então:

  • Sabonete facial;
  • Água micelar ou tônico;
  • Sérum;
  • Creme para área dos olhos;
  • Creme hidratante noturno.

Um ponto interessante é que muitas pessoas falam sobre usar o vapor para abrir os poros e realizar limpezas faciais. Uns afirmam que ferver água e colocar em um recipiente, deixando o rosto próximo (mas não perto) do vapor é suficiente. Eu já prefiro ir pro banho mesmo.

Durante o banho evite de molhar o rosto, principalmente se a temperatura for muito quente. Depois do banho, faça essa rotina de cuidado noturno.

Sobre o creme para a área dos olhos, se você não tiver pode usar o bepantol. Principalmente se tiver pele seca. Para mim ele se tornou um uso diário, no inverno em especial por ser a época em que a região fica seca mesmo.

Creme noturno da Nivea é o recomendado pelas blogueiras. Eu tenho o meu, e uso diariamente. Outro produto que deve ser usado é o hidratante labial. Pode ser um manteiga de cacau, um batom da nivea, ou bepantol.

Já noite que á noite minha pele se regenera com mais facilidade do que durante o dia.

Uso de outros produtos na rotina de pele

Outro produto que faço uso à noite é o esfoliante. Porém, a maioria deles recomenda seu uso no máximo 2 vezes por semana. Então não pode ser usado diariamente. Quando sinto necessidade de tirar excesso de pele seca, ou quando quero tirar bem a maquiagem (já que uso make raramente), tenho a sensação de pele limpinha.

Máscara facial também tem suas regras, algumas só podem ser usadas de duas á três vezes por semana. É legal quando bate as datas com o uso do esfoliante, aí me sinto no spa. Existem diferentes tipos de máscaras faciais, cada uma com sua forma de ser utilizada.

Algumas são tecidos finos embebidos na química da máscara, que ficam no rosto por uns vinte minutos, depois é só tirar o tecido e espalhar bem o produto no rosto. Outros vem como um creme para ser espalhado, depois do tempo de atuação ele fica seco e basta puxar que ele sai da pele. E tem aqueles que precisam ser lavados para sair da pele.

Pesquise bem sobre a máscara facial e veja como ela deve ser utilizada, pois tem algumas que não precisam lavar o rosto e nem passar creme hidratante depois do seu uso.

Produtos para espinhas também precisam ser bem estudados antes de usar. Alguns deles não podem ser usados durante o dia, porque se pegar sol pode manchar a pele. Principalmente se a sua composição tiver algum ácido.

Cuidado!


Leia também: Linha Clearskin da avon – cuidando de pele com acne


Conclusão

Antes de sair comprando tudo que há pela frente conheça o seu tipo de pele, tente perceber o que ela precisa e pesquise bem resenha dos produtos. Dê preferência para blogueiras que tenham o mesmo tipo de pele que a sua, ou que abordem todos os tipos de pele.

Pesquise sobre os ingredientes da composição daquele produto, verifique se não há nenhum agente que te dê alergias. Verifique se o produto tem causado reações mesmo em peles normais.

Leia sempre o modo de uso dos produtos, para saber quantas vezes pode aplicá-lo na sua rotina de skincare.

Estou seguindo essa rotina de pele faz alguns poucos dias, e já vejo uma certa diferença. Como a minha é sensivel, então notei que quando acordo minha pele não está irritada. Ela fica vermelhinha quando começo a fazer a limpeza e esfrego a pele, mas zero coceiras.

Pretendo comprar alguns produtos para ver como que vai funcionar. E se tudo der certo, venho falar deles aqui no blog. A intenção é compartilhar informações, mostrar a minha experiência.

De qualquer forma, recomendo que procure informativos no pinterest, foi onde consegui as informações para este post. Lá tem muita coisa boa para dar uma olhada.

Fontes

Pasta do pinterest repleto de dicas de skincare

Veja outros assuntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.