Planner Mágico – Usando um planner como Livro Espelho

Planner mágico como livro espelho

Nem sempre conseguimos ter aquele caderno de capa dura com mais de trezentas folhas para torná-lo nosso livro espelho. E tampouco podemos ter o hábito de escrever todos os dias, como a bruxaria pede. Então, como podemos começar o nosso livro espelho? Use um planner!

Já fazia um tempo que eu estava caçando um caderno para fazer dele o meu livro espelho, porém com a pandemia não fiquei saindo de casa para comprar. E quando, finalmente, sai para ir no shopping fui na livraria para ver as novidades do mercado, eis que me deparo com a seção de papelaria, e vários planners.

Geralmente planner em livraria é caro, sendo que alguns ultrapassam os cem reais. Mas dessa vez dei a chance de bisbilhotar. Afinal, também precisava de algo que desse um norte nos projetos de livros e hábitos da minha vida. Um planner cairia muito bem para esse propósito.

Acabei encontrando um planner da Tilibra voltado para a astrologia. Quem me acompanha aqui sabe que gosto de falar de astrologia, é uma ferramenta de autoconhecimento que sempre me atiça curiosidade, e por esse motivo meus olhos foram direto para esse planner em específico.

Depois de olhar o que tem nele, acabei pensando que facilmente o tornaria o meu livro espelho. E é por isso que vim fazer esse post.

Planner mágico – Explicações astrológicas

A primeira coisa que me saltou a vista foi ter algumas explicações sobre as energias dos planetas, elementos e energias dos signos, significado de cada fase lunar e um breve exercício de autoconhecimento usando a astrologia.

Na página em que começam os meses há uma breve explicação do signo que o rege. Além de falar qual planeta que o rege, seu elemento e sua energia. É muita informação astrológica resumida e fácil de entender.

Apesar do livro espelho ser um livro mágico para anotações mais diárias e íntimas, nada impede de usar as explicações de astrologia para nos conhecermos melhor. Principalmente quando formos reler o que escrevemos, pois os padrões comportamentais saltam na vista.

Imagina só você acabou de ler o resuminho sobre a energia de um determinado planeta, e quando lê os resumos diários no planner percebe que foi essa energia que se encontrava contigo naquele dia. É muito mágico notarmos esses padrões.

Pensei que são informações interessantes para os bruxos que estão começando a sua prática, e ainda não tem muito estudo. Principalmente as fases lunares, você saber o que fazer em cada fase e planejar a sua rotina em torno disso.

A sensação que eu tive é de o Cosmos está nos guiando nesse planner. Você vai se encontrar nele se o conhecer. Sendo assim, por ter um ensinamento bem lúdico ganhou um ponto.

Planner mágico – Espaço de autoconhecimento

Explorar a personalidade é interessante, e o planner da tilibra trás alguns exercícios interessantes.

O primeiro deles é dizer quais são seus filmes e séries preferidos, coisas que não fica sem, qual o seu espírito animal, suas maiores inspirações, livros da vida, lugares favoritos, etc. Pode parecer algo bem genérico, mas as respostas irão dizer e muito sobre você. Pois são coisas que te deixam confortáveis, que te trazem boa energia.

Esse tipo de exercício é excelente para refletirmos o que fazemos no nosso dia a dia e que nos faz bem.

O segundo é um planejador de autocuidado. Quando falamos em autocuidado vai além de boa alimentação, exercício físico e skincare. Para os bruxos iniciantes, esse é o espaço para definir a rotina de meditação, leitura, ioga, e até mesmo hábitos diários como orações.

É o momento de definir quando você irá cuidar da própria energia, cuidando de si mesmo. Um momento somente seu. Com a pandemia, e muita gente fazendo home office, esse tipo de rotina pode ter se perdido ou sido negligenciado.

O terceiro é um pequeno espaço para o diário dos sonhos. Na bruxaria é sempre dito para anotar os sonhos, pois neles conversamos com nosso inconsciente, temos sinais do universo e dos deuses, entre tantas outras coisas. Com esse diário dos sonhos os bruxos iniciantes podem desenvolver o hábito de refletir sobre seus sonhos.

Como se sente com o sonho, qual o significado, qual a lunação. São elementos interessantes de se pensar na hora de escrever.

No final do planner tem um espaço para refletir sobre como foi o seu ano, se aprendeu algo novo, se superou algum medo, se teve alguma mensagem do universo para você. Autoconhecimento é muito bem explorado nesse planner.

Planner mágico – Início de mês é tempo de planejar

Quando um mês começa, há um calendário mensal onde podemos anotar nossos compromissos. Como o intuito é usá-lo como livro espelho, iremos marcar os dias de sabbats e esbats, aniversários, e compromissos.

Uma coisa que achei bem legal é que embaixo do calendário tem uma linha para definirmos a meta do mês, um desafio para tentarmos cumprir e um momento marcante do mês. Achei isso bem legal, pois é a chance de mudar nossos hábitos e principalmente e refletirmos o que fizemos nesses dias.

De vez em quando eu tenho o péssimo hábito de planejar compromissos para os meses seguintes, e nem sempre eu os cumpro. Então ir devagar, mês por mês, pode dar certo para mim.

Por que usar um planner como livro espelho?

Para aqueles que não tem o hábito de escrever todos os dias, refletir sobre como foi a sua energia naquele dia e explorar seus próprios sentimentos, o espaço do planner é ideal. Isso porque ele é pequeno, para textos pequenos e resumidos. São, por exemplo, por volta de 10 linhas.

Se já não temos o hábito de explorar nossas emoções diariamente, escrever 10 linhas é uma vitória e tanto.

Planejar seus compromissos nem sempre é igual uma agenda comum. Ele nos ajuda a ver como vivemos nosso dia a dia. Que tipo de atividades nos propusemos a fazer, quais eram as coisas que nos interessavam nessa época, o que aprendemos e evoluímos. Ou seja, futuramente teremos resultados em nossas mãos.

Claro que um livro espelho sempre pede para que a gente anote nossos passos a passos de rituais. Quando for celebrar algum sabbat ou esbat, é legal fazer anotações sobre suas intenções para aquela celebração.


Leia também:


Qual o motivo de ter optado em um livro espelho no planner

Vou admitir que foi por pura estética. Essa agenda é muito bonita com a temática de astrologia, tendo diversos resumos que considero necessário como as fases lunares e o calendário lunar de 2022. Havia um outro planner de astrologia com mais folhas (sendo que esse tem 80 folhas), mas os resumos foram a maior conquista.

Eu queria, e muito, um planner voltado para a astrologia justamente para que eu organizasse o início dos meus projetos de escrita. Atualmente me encontro com vários projetos de histórias, sendo que alguns estão engavetados só esperando o dia que começarei a escrevê-los. Isso é sinal de que não estou organizando devidamente.

Geralmente gosto de seguir as lunações para cuidar das minhas histórias. Começando a escrever e a planejar sempre na lua nova.

Contudo, eu não queria usar o planner apenas com o intuito de anotar os meus afazeres. Quero usá-lo para perceber os meus ciclos criativos. Quando me sinto à vontade de escrever, quando estou menos disposta, se isso tem alguma relação com meu ciclo menstrual, se houve alguma coisa no meu dia a dia que pode ter influenciado meu trabalho.

Ou seja, quero usá-lo para várias coisas além de projetar meu trabalho enquanto escritora. Cheguei a conclusão de que é algo muito parecido com um livro espelho.

Conclusão

Nem todos os bruxos encontrarão a facilidade de escrever um diário dentro do livro espelho. Seja pela falta de tempo, incapacidade de expor e explorar seus sentimentos e emoções, ou seja por não ter um caderno apropriado para isso. Independente de qual seja o motivo que impedem esses bruxos de ter um livro espelho, trouxe uma solução proveitosa.

Claro que esse não será o seu livro espelho da vida. Teremos vários, isso se aplica aos demais livros mágicos que nos acompanham na jornada mágica da bruxaria natural. Mas para começar, considero esse planner um boa saída.

Se você ficou interessado, deixarei ao final do post o link do site da própria Tilibra, onde eles apresentam o produto e fotos deles. Devo lembrar que o comprei em uma livraria, pagando um preço de R$50,00. Comparando com outros planners que tinham na livraria, esse foi bem mais barato. E ainda com toda a arte e informações astrológicas e espaço de autoconhecimento… é valeu a pena.

Links externos

Planner espiral Magic 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural