Os instrumentos mágicos de um bruxo

Instrumentos mágicos

Os bruxos tem alguns instrumentos que ajudam nos rituais e feitiços, seja por redirecionar energia, representar divindades, ou os elementos naturais. Pode haver outros instrumentos mágicos que são utilizados pelos bruxos.

Eles também contém significados e representações, lembrem-se disso. Outro ponto que quero ressaltar é que, alguns autores irão falar que o ideal é você fazer o seu instrumento mágico, para terem a sua energia. No entanto, não há problema algum em comprar os instrumentos mágicos. Apenas lembre-se de consagrá-lo, ou então limpá-lo energeticamente, antes de começar a usá-los. Outro ponto que é necessário ressalva: o material que ele é feito.

Tome muito cuidado, procure saber qual é o material utilizado para fazer certos instrumentos. Em um dos instrumentos explicarei melhor.

ᕜ Incensário ᠀

  É um queimador de incensos, sendo o seu suporte tornando mais seguro.  Se não conseguir obter um incensário apropriado, confeccione um você mesmo, em pote com sal ou areia até a metade.

  Na magia cerimonial, as vezes pede-se a aparição visual de “espíritos” por meio da fumaça que emana dos incensos.  Para os Wiccanos, o incensário representa o elemento ar. É posicionado diante das imagens das deídades no altar, se tiver.

ᕜ Bastão ou varinha ᠀

  É um dos instrumentos mais importantes, por ser de invocação. A Deusa e o Deus podem ser chamados para assistirem ao ritual por meio de palavras e de um bastão erguido.

  Para quem não segue a Wicca, a varinha tem como significado a união do corpo, mente e alma com o universo afim de trazer a manifestação de nossos desejos mágicos. Ou seja, ela vai canalizar e concentrar sua energia pessoal.  Também é usado para desenhar símbolos mágicos ou em círculo no sono, para indicar perigo ou então mexer no caldeirão.

  O bastão representa o elemento ar, e é sagrado para os deuses. Sendo assim, é feito uma analogia de que a varinha represente o intelecto do bruxo, pois é o que o elemento ar representa. No entanto, alguns bruxos podem o considerar do elemento fogo, mesmo que sejam poucos.

   Alguns autores irão incentivar que nós mesmos façamos a nossa varinha, chegando a ensinar o leitor á como fazer. Inclusive alguns bruxos que tem canal no youtube também podem ensinar sobre. Contudo, não há problema algum em comprar uma varinha pronta, afinal de contas a energia vai vir de você. Apenas é considerado ideal que cada um confeccione a própria varinha mágica.

   Caso você não tenha a varinha, não há problema. Tanto ela quanto o athame são instrumentos utilizados para iniciar um ritual e abrir um circulo mágico. Se não tiver nenhum deles, use sua mão direita.

ᕜ Vassoura ᠀

  É um instrumento sagrado tanto à Deusa como ao Deus.

  Devido ao seu formato fálico, a vassoura se tornou um instrumento poderoso contra pragas e praticantes de magia negra, quando colocada atrás da porta, barra qualquer encantamento contra a casa e seus ocupantes. Já deve ter ouvido alguém falar, que deixar vassoura com as cerdas para cima, espanta as visitas inoportunas. Pois bem, não é que tem um fundo de verdade? A vassoura, em especial a de palha, é usada para varrer as más energias e purificar o local. Você pode ter uma pequena para limpar o seu altar, ou uma comum para limpar sua casa.

   Um Wiccano pode iniciar um ritual varrendo levemente a área (dentro ou fora de casa). Após isso, o altar é preparado, os instrumentos são neles arrumados e o ritual pode assim ser iniciado.

  O ato de varrer vai além da limpeza física, as cerdas não precisam tocar o chão. Visualize a vassoura eliminar os excessos astrais que surgem onde humanos vivem, como um purificador.

  É associado ao elemento água

ᕜ Bola de Cristal ᠀

  A esfera de cristal de quartzo é um antigo instrumento mágico, relacionado ao divino. Quando não usá-la, a cubra para que não fique empoeirada. Se quiser aumentar de seu poder, a deixe exposta na luz da lua, ou então energizá-la com ervas como artemísia.

  Em rituais da Wicca, os cristais são posicionados no altar para representar a Deusa, por conta de seu formato esférico, enquanto sua frieza representa as profundezas do mar, o domínio da Deusa.

  Assim, o cristal pode também ser utilizado para receber mensagens dos deuses ou para armazenar energia gerada no ritual.

ᕜ Pentagrama ᠀

  Estrela de cinco pontas, representa o elemento terra.

  É um instrumento de proteção, ou uma ferramenta para evocar espíritos.O pentagrama representa um instrumento adequado à consagração ritual de amuletos, talismãs ou outros objetos. As vezes é utilizados para chamar pela Deusa e o Deus.

  Nesse caso, alguns bruxos fazem uso do pentagrama para além do altar mágico. Ele pode ser usado em acessórios, roupas, panos, ou até mesmo pendurados na porta para que a casa fique protegida. É o símbolo mais usado para representar as bruxas, pois nele a estrela de cinco pontas nos mostra a união dos 4 elementos da natureza e o 5º elemento que é o espirito/éter. É um símbolo que denota o equilíbrio da natureza, por isso muitos gostam dele. 

ᕜ Sino ᠀

  É o simbolo feminino, normalmente utilizado para invocar a Deusa em rituais. Também é tocado para afastar encantamentos e espíritos malignos, para interromper tempestades ou para evocar energias positivas. Sobre estantes ou acima da porta, eles protegem a morada.

  São tocados em rituais para assinalar seções diversas, ou marcar o inicio ou fim de um encantamento.

ᕜ Quadrantes e Velas ᠀

  Obviamente que a vela é ligada ao elemento fogo, por conta dele representar a energia criativa, luz, calor, afastando a escuridão.

  Para quem for cultuar deuses, é recomendado que se tenham duas velas para representar a Deusa e o Deus, sendo posicionados no altar no lado esquerda e direita respectivamente. Entretanto, o que mais chama a atenção em relação ás velas são as suas cores.

  Dependendo da sua intenção para aquele ritual ou feitiço, a cor pode impactar. Inclusive, já fizemos um post falando do significado das cores, veja lá para ficar por dentro. Até mesmo os sabbats contém uma coloração de velas próprias, que entram em sincronia com o significado do sabbat.

  As velas também podem ser usadas para representar os pontos cardeais e os elementos das natureza. Também são chamados de guardiões ou Atalaias das torres, cada vela tem uma cor representativa: Leste (ar) – Amarelo; Sul (fogo) – Vermelho; Oeste (água) – Azul; Norte (terra) – Verde.

  São posicionados nos pontos cardeais correspondente no círculo, e formam o perímetro externo do círculo que é traçado com o athame. Outra coisa, para representar o elemento natural em cada quadrante, você pode colocar pedras, elementos que representem o elemento. Por exemplo: no leste você pode por penas, filtros do sonho, ou qualquer outro objeto que represente o ar. No oeste, conchas, ou uma taça com água.

ᕜ Cálice ᠀

  É apenas um caldeirão apoiado num pé, também representando o elemento água.Pode ser usado para conter água ou bebida ritual a ser sorvida durante o ritual.

  Alguns autores falam que o cálice é uma antiga representação da Deusa Cerridwen. Também são feitas apologias ao santo graal e demais taças que aparecem em histórias populares por conta de todo o mistério sobre a vida e a morte que ela proporciona.

   Como nela se enche de líquidos, em sua maioria água, então é um instrumento que pode remeter ás emoções.

   É essencial que se tome cuidado com o material do cálice, dizem que os de bronze e cobre só podem ser usados para beber água. Outras bebidas como vinho e sucos podem se misturar com o material do cálice e ser prejudicial á saúde do bruxo. Então tome cuidado na hora de comprar o seu cálice.

ᕜ Boline ᠀

  É uma faca prática utilizada para cortar galhos ou ervas sagradas, inscrever símbolos em velas ou na madeira, cera ou argila, e para cortar codas a serem utilizadas em magia.

  Normalmente possuí cabo branco para distingui-la da faca mágica.

ᕜ Athame ᠀

  Também conhecida como adaga mágica, ela representa o poder, ação e dominação. Algo como uma força positiva e criativa da natureza.

   Não é usado como um instrumento de corte na Wicca, mas sim para direcionar a energia gerada durante ritos e encantamentos. É um instrumento de comando e manipulação de poder.

  A faca geralmente é cega, fio duplo e com cabo preto ou escuro, pois o preto absorve poder.

  Quando usado em rituais para direcionar energia, ela suga minimamente seu poder.

   Do mesmo modo, a energia gerada em rituais Wiccanos é canalizados à faca para seu uso posterior.

   Além de direcionar o poder, o athame é usado para abrir e fechar o círculo mágico, consagrar água e sal e também banir as más energias.

  É associado ao elemento fogo, e sua natureza fálica a associa ao Deus.

ᕜ Caldeirão ᠀

  É o instrumento da Bruxa por excelência.

  A Wicca vê o caldeirão como um símbolo da Deusa, a essência manifesta da feminilidade e da fertilidade. É também um símbolo do elemento água, da reencarnação, da imortalidade e da inspiração.

  Geralmente é o ponto central dos rituais.

  Por vezes, nos ritos da primavera ele é cheio com água fresca e flores. Nos ritos de inverno, acende-se fogo dentro dele para representar o retorno do calor e da luz do Sol (Deus) vindo do caldeirão (Deusa).

ᕜ Livros das Sombras ᠀

  Também conhecido como livro mágico, é onde o bruxo irá escrever todo o seu conhecimento e experiência na bruxaria. Comumente eles são de capa preta, porém na atualidade não é uma regra que precisa ser seguida. Alguns bruxos preferem fazer o seu grimório no computador.

  Nele você colocará os ensinamentos, rituais, receitas mágicos, poções, banhos, ervas, pedras, poemas, etc. que você estará aprendendo no decorrer de seus estudos.

   Antes de iniciar suas escritas, ao comprar um caderno, faça um rito de consagração. Ou então uma limpeza energética. Quando quiser, poderá levá-lo para dentro do círculo mágico para que consulte durante um ritual.

   Á nível de curiosidade, você terá mais de um livro das sombras em toda a sua vida bruxesca. Isso porque os ensinamentos são variados. Alguns bruxos, que são mais organizados, gostam de ter um livro para cada assunto, enquanto outros apenas vão escrevendo na medida em que vão aprendendo. De qualquer forma, não fique preocupado que o seu grimório precisa ter uma “característica bruxesca”, porque ele será o seu caderno, então ele terá a sua energia, sua essência. Se quiser um livro das sombras com a capa colorida cheia de unicórnios, o tenha e seja feliz.

ᕜ Conclusão ᠀

   Os instrumentos mágicos vem como ferramentas para nos ajudar á manipular a energia, e representar os elementos da natureza assim como as deidades. Não tenha pressa em adquiri-los para poder montar o seu altar, alguns desses instrumentos podem ser um pouco caros.

   Pesquise bem, veja quais deles você realmente irá usar em suas práticas mágicas. Até então, poderá improvisar ou então fazer rituais mais simples. 

8 Comments

  1. Linda postagem. Obrigado✨

    1. Gratidão!

  2. Muito obrigada por me ajudar nos meus estudos

    1. Imagina, fico honrada de ter sido de ajuda

  3. Muito obrigada

    1. Por nada!

  4. Texto maravilhoso, claro e objetivo Blessede be.

    1. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos