Canal de bruxa – 7 recomendações para seus estudos
Bruxaria Caminho da Lua

Canal de bruxa – 7 recomendações para seus estudos

Já imaginou um bruxo tendo um canal no youtube? Se não, esse post irá te apresentar alguns deles.

Estudar a bruxaria pede pelo mergulho em livros para aprendermos sobre o passado. Mas vivemos em uma era moderna, onde temos outras vias de estudo.

Muitos bruxos modernos estão se aventurando na internet para passar os seus conhecimentos á quem tem interesse pela bruxaria e paganismo. Além dos ig’s e blogs, também temos os bruxos youtubers, que facilita no compartilhamento de conteúdo.

É como se você assistisse um curso online e gratuito para ser bruxo.

Deixo reforçado que cada canal tem um propósito diferente, pois aquilo que eles repassam como conteúdo é baseado em seus próprios estudos e práticas. Sendo assim, terá canais focados na Wicca, outros mais focados na sabedoria e simbologia.

Em suma, você deve vê-los como complementos de seus estudos. E o mais interessante, é que com eles sempre teremos alguma recomendação de leitura para agregar nossos estudos.

Chega de enrolação e vamos lá.

Aliança Wicca

O canal Aliança Wicca tem vários videos que variam de “roda do ano” até “os desastres mágicos”, um quadro onde os inscritos compartilham ocorridos estranhos e errados de seus rituais (como algo pegar fogo por causa da vela).

A Blue é uma sacerdotisa de uma tradição eclética (se não me engano), e ela tem muito conhecimento á ser passado em seus vídeos. E por seu canal ter uma grande quantidade de publicações, vale á pena você criar sua playlist e passar um dia inteiro (ou algumas horas) estudando o que ela passa.

Para quem está começando na bruxaria e tem receio do que pode estar lidando, recomendo que vejam os seguintes vídeos:

Claudiney Prieto

Não, você não está maluco. Um dos maiores nomes da bruxaria brasileira tem o seu canal no youtube para contribuir com seus 2 centavos.

Encontrei o canal dele recentemente, quando me deparei com um documentário legendado sobre Gerald Gardner. Prieto deixou o documentário em seu canal, para quem quiser assistir.

Os últimos vídeos que ele tem publicado são voltados para a prosperidade, fazendo lives sobre rituais para se ter mais dinheiro, digamos assim. Porém, se cavucarmos seu canal encontraremos outros tipos de vídeos, como:

Conhecimentos da humanidade

Saindo do campo da bruxaria para darmos uma respirada, temo o canal Conhecimentos da humanidade que irá tratar de vários assuntos diferentes, desde as religiões até a psicologia.

O motivo de eu recomendar esse canal é pelo grande conteúdo que os dois youtubers passam. Se você deseja conhecer os mais diferentes tipos de religiões, esse é o lugar certo.

Dentre suas playlists, as que eu mais gosto de assistir são sobre os mitos gregos e suas simbologias; mitologia celta e a própria cultura celta e a mitologia nórdica. Inclusive, dentro da playlist da cultura celta, encontramos alguns vídeos sobre a roda do ano e sabbaths, que são de suma importância para quem está iniciando na bruxaria.

Eles também fazem vídeos sobre algumas personalidades das culturas, como já fizeram sobre Lilith e Hecate. Quem está interessado em tarô também irá encontrar um grande conteúdo sobre as cartas.

Vale muito á pena ver esses rapazes falando de maneira tão simbólica e compreensível sobre o conhecimento da humanidade. E como sou indecisa, vou deixar as playlists que mais visito para rever quando tenho tempo.

Diário da bruxa

A bruxa natural e tarológa Pri Ferraz também tem seu canal no youtube. Se você não a conhece, saiba que é uma das maiores bruxas que temos na atualidade pelo seu conhecimento em tarô, tanto que ela tem um curso.

Recomendo que a siga no instagram também, pois lá ela sempre ensina alguma coisa e passa alguns trechos dos seus vídeos. E todo ano ela faz um evento online e gratuito sobre tarô, ligando a bruxaria natural (pedras e cristais).

Além de fazer resenhas sobre os diferentes baralhos e decks de tarô, ela também fala sobre a bruxaria. Inclusive, há uma série sobre Deusas, onde no último vídeo foi comentado sobre como encontrar nossa Deusa-Mãe.

O conteúdo é de extrema qualidade, além de ela ser uma pessoa muito leve e brilhante que nos contagia á aprender cada vez mais sobre a bruxaria. E diferente dos outros bruxos citados nessa lista, ela não segue nenhuma religião, então o seu ensinamento é bem pessoal baseado no que ela entende de seus estudos.

Os vídeos que eu recomendo, são esses:

Gato Místico

Esse foi um dos primeiros canais que eu acompanhei quando despertei para a bruxaria. Infelizmente é um canal menor em comparação com os outros, e a youtuber acabou abandonando o canal por um tempo. Mas não fiquem tristes, pois agora parece que ela voltou.

O que mais me chamou a atenção foi o seu quadro “wicca de pobre”, onde é ensinado como fazer um grimório barato, ou então criar seu próprio athame sem ter que gastar horrores em lojas esotéricas.

Além disso, há várias recomendações de leituras. O que não vai faltar é uma lista de livros para compor seus estudos.

Mas vamos para as recomendações de vídeos:

Naturalmente Bruxa

Com certeza você já deve ter ouvido falar do Naturalmente Bruxa, pois há um livro que foi lançado recentemente que muitos bruxos estão adicionando em sua lista de estudos. Assim como a Pri Ferraz, a Gabi Violeta é uma bruxa natural que não segue nenhuma religião.

Vídeos de excelente qualidade com conteúdo riquíssimo de conhecimento, é um excelente modo de adentrar na bruxaria. E há um diferencial de alguns vídeos em que ela vlogou participando de eventos de bruxos. Isso é bem interessante para mostrar aos novos adeptos sobre a comunidade bruxa, o fazendo pensar que pode haver eventos similares perto dele.

Vamos de recomendação de vídeos então.

Oficina das Bruxas

Esse foi o primeiro canal que eu vi quando estava pesquisando sobre bruxas,inclusive na lista de vídeos do canal vou deixar o que eu assisti.

Devo dizer que o conteúdo do canal não é tão grande se for comparado ao blog. Lá os posts são atualizados em sincronia com sua conta no instagram, enquanto que o canal está parado. Ainda assim os vídeos que estão disponíveis são bem legais e interessantes.

O diferencial da Rosea em comparação com as demais é que ela grava alguns exemplos de rituais. Para quem está começando pode haver essa dúvida de como as coisas são feitas. Mesmo tendo livros que ensinem o passo á passo, nada rouba o lugar de uma prática.

Ainda assim, eu recomendo que vocês sigam a Rosea no instagram e visitem o site dela para ler mais conteúdo de bruxaria. Há um quadro que ela faz que seria “contos de bruxas”, onde compartilha histórias sobre seus consulentes sobre espíritos, divindades, erros no ritual e tudo mais.

É muito legal essas histórias, para entendermos o quão sério é a bruxaria. Algumas histórias são bem arrepiantes, enquanto outras são bem engraçadas.

Conclusão

Esses canais de youtube irão trazer conteúdo que agreguem os seus estudos. O interessante é mesclá-los com os livros para que os ensinamentos sejam enraizados na sua mente.

Cada bruxo tem seu ig no instagram, onde também passam conhecimentos por lá. Procure-os e siga-os para apoiar de seus trabalhos.

Veja outros assuntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.