Técnica de escrita: astrologia para criar personagens

Técnica de escrita: astrologia para criar personagens

Você já pensou que poderia usar a astrologia para criar um personagem do seu livro? Se não imaginou isso, então continue lendo esse post para aprender mais essa técnica de escrita.

Criar um personagem pode ser difícil para algumas pessoas, principalmente para quem está começando. A impressão que pode passar é a de que a personalidade pode ser tão comum que tornará a história maçante. Todo mundo quer criar um personagem épico que se destaque, mas nem sempre é fácil de o fazer.

Por isso sempre procuro por técnicas diferentes que possam auxiliar nessa etapa de criação. Seja utilizando aplicativos, exercícios de escrita, há uma maneira de liberarmos de nossa criatividade.

Vamos começar então

Por que a astrologia

Se você não percebeu, as pessoas estão utilizando a astrologia como um método de autoconhecimento. Quando lemos nosso mapa astral, temos acesso à textos que mostram possíveis traços de personalidade de acordo com a posição dos planetas, casas e signos.

Isso vai além de você saber qual o seu signo.

Por conta do diferente tipo de energia que são emanados dos planetas, cada um tem uma forma de agir em determinadas situações.

Vou explicar melhor. Cada casa astrológica representa uma área de nossa vida, e ao todo temos 12 casas onde ficam cada signo. Só aí você já consegue tirar uma boa informação de como uma pessoa irá agir naquela situação.

No entanto, temos apenas 10 planetas. Por isso é comum que tenham várias casas “vazias”, pois existe a possibilidade de mais de um planeta se encontrar em um signo e/ou casa.

Sendo assim, você consegue criar uma personalidade mais detalhada que dará um toque de originalidade á seu personagem.


Leia também:


Compreendendo as energias astrológicas

Assim como dito anteriormente, cada casa representa uma área de nossas vidas, um comportamento nosso. Quando estudamos os signos percebemos nossas personalidade, e futuramente iremos estudar os planetas que também revelam uma influência dependendo de qual casa eles se encontram.

Então, quando estudamos as casas devemos nos atentar também ao signo e o planeta. É bastante comum que uma casa fique sem nenhum planeta, porém isso não significa que é vazia. Basta se lembrar que ao todo temos 10 planetas na astrologia, enquanto que temos 12 signos e casas, então é esperado que algumas delas fiquem vazias.

De qualquer forma, entenda que: os planetas irão nos revelar o tipo de energia, os signos a forma que tais energias serão expressas, e as casas a área de vida em que elas serão mostradas. Mais precisamente, planetas o quê/qual, os signos como e as casas onde.

“Se fôssemos comparar a astrologia com o teatro, diríamos: os planetas são os atores, os signos são os papéis que eles desempenham e as Casas são os cenários ou situações onde o elenco representa”.

Ah, e caso você se sinta perdido em meio aos estudos vou tentar explicar de um jeito fácil. Ao se deparar com a palavra cúspide, os autores estarão falando das linhas e não dos espaços em si. As vezes pensamos que as cúspides seriam aquele espaço de 30º, porém eles estão falando da linha mesmo, a que divide esses espaços.

Como utilizar essa técnica

Há duas formas de utilizar essa técnica, sendo que irei esmiuçar apenas uma delas devido a complexidade que alguns leitores podem vir a sentir.

Informações a partir de aplicativos de astrologia

A primeira opção é a aleatoriedade. Basta você criar uma data, hora e local de nascimento sem saber qual signo irá resultar. Dessa forma, aplicativos como horos, astrolink e upastro irão dar os resumos de absolutamente tudo. Recomendo o uso do apastro, pois os outros dois tem certas informações que precisam ser pagas. Mas o básico você terá acesso.

A partir dos resumos pegue as informações necessárias que deseja fazer parte da personalidade do seu personagem. Aproveite para definir os aspectos físicos e maneirismos. Nessa opção você irá trabalhar com algumas informações que fizerem sentido para a sua história, por isso que é necessário ter a base do enredo pronta.

Ler e anota é que irá fazer. Não serão todas as informações que você irá usar, algumas podem nem fazer sentido, sendo assim essa opção pode ser limitante, mas ajuda de alguma forma.

O próprio autor buscar as informações astrológicas

A segunda opção é a mais trabalhosa e requer um base sólida de como imagina esse personagem. Para isso a estrutura de sua história precisa estar pronta, pois assim você poderá dizer se tal personalidade fará sentido ou não.

Basicamente trata-se de você ler absolutamente tudo sobre astrologia. Ler cada signo, conhecer cada casa, cada planeta, cada interação de planeta com signos e casas. E já digo que isso é mega cansativo, o que requer um bom tempo disponível para estar atento.

Levando em consideração que esse tipo de conteúdo é muito grande, fica o convite de você acessar a nossa página de Astrologia aqui na Lua Natural, onde temos posts abordando sobre signos, casas astrológicas e os planetas.

Mas para que você possa conhecer um pouco sobre o assunto, irei me estender nesse post e falar sobre os signos brevemente. Não irei colocá-los em ordem, mas abordarei de acordo com seus opostos.

Todo signo é oposto de um. Se eu sou do signo de Câncer, o meu signo oposto é Capricórnio. Sendo assim, eu mostro para o mundo externo a personalidade do signo de Câncer, e para que eu tenha um equilíbrio (vida saudável) também devo trabalhar com alguns aspectos do signo de Capricórnio.

É como se fosse uma balança, evitando que ela penda para um lado só. Equilibro tal balança com a energia da personalidade do signo oposto.

Conhecendo os signos astrológicos

Signo de Áries é conhecido pela impulsividade, competitividade, liderança e iniciante. Geralmente ele olha para si mesmo. Um arquétipo que podemos usar para representá-lo seria o Deus grego da guerra, Ares.

Signo de Libra é o signo oposto ao de Áries, conhecido por sua atenção ao outro, considera a opinião alheia e busca harmonizar a partir da diplomacia. Um arquétipo que podemos usar para representá-lo seria a Deusa grega da guerra, Atena.

Signo de Touro trabalha com a materialidade, é o trabalho em sim, aquele que valoriza o que tem. Ele pode ser acumulador, gosta de estar perto das pessoas e de tocá-las fisicamente.

Signo de Escorpião já é considerado um transitório da vida, sua palavra chave poderia ser transformação. Ele compreende tanto a morte como a vida, assim como a sexualidade.

Signo de Gêmeos é o movimento da troca. São pessoas curiosas, com multiplicidade, geralmente não é uma pessoa focada, mas sim dispersa, pois há muitas informações que ela trabalha mentalmente.

Signo de Sagitário busca se aprofundar, geralmente é mais focado pois trabalha com um único objetivo. No entanto, não é flexível.

Signo de Câncer é afetivo, apegado à história e memória, além de gostar de cuidar dos outros devido a sua sensibilidade. É uma pessoa consideravelmente intuitiva.

Signo de Capricórnio é a ambição, rigorosidade, foca no presente e não no passado, é uma pessoa disciplinada e costuma ser perseverante.

Signo de Leão trabalha com o magnetismo, força vital, imposição. Gosta de ser o centro do universo, aquele que lidera, aquele que todos procuram pois ele brilha por si só.

Signo de Aquário é voltado para o coletivo, ele rega as pessoas em sua volta, os auxiliam quase chegando a se esquecer de si mesmo.

Signo de Virgem é criterioso, detalhista, gosta de observar a natureza das coisas. Podemos dizer que o virginiano é aquele perfeccionista.

Signo de Peixes é outro signo sensível, porém trabalha no silêncio e costuma ser reflexivo. Ele é a síntese, o sentido do todo.

Preciso utilizar todas as informações?

Nem todas as informações que você conseguir devem ser usadas na criação da personalidade do seu personagem. Por isso é necessário, e repito, que a base da sua história esteja pronta.

Toda história pede que o protagonista, e demais personagens, tenham determinada personalidade para que eles possam se desenvolver. Do que adianta um personagem que não tem vontade de evoluir? Só se ele sofrer alguma influência que o torne ativo a buscar mais de si mesmo.

Sendo assim, as informações que você irá encontrar sobre os signos, casas e planetas precisam ser peneiradas, para que o necessário seja utilizado.

Alguns autores trabalham só com os signos, que já servem como arquétipos. Como é o caso do signo de Leão, que é bem característico de um líder carismático, sempre chama a atenção e cuida dos outros, mas um tanto quanto egocêntrico.

Outro ponto interessante é que algumas informações falam de toda uma vida. Não sabemos em que momento as informações se tornam realidade, mas é fato que ocorrem. Sendo assim, pegue algumas dessas informações para tornar um objetivo final do seu personagem.

Utilizando o exemplo do signo de Leão, poderíamos dizer que no final da história ele começa a ser um pouco menos egocêntrico, começa a pensar mais nos outros. Essa seria uma característica do signo de Aquário, signo oposto de Leão.

Conclusão

Utilizar a astrologia como uma técnica de criar personagens pode trazer uma personalidade mais original e até interessante, por se tratar de algo com qualidades e defeitos. Dessa forma teremos um personagem que poderá se conectar com o leitor.

É um pouco mais trabalhoso, mas as informações são ricas.

Aplicativos citados no post

Horos – Play store | Apple store

Astrolink – Play store

Upastro – Play store

4 Comments

  1. Acho que a téncia ficou meio vázia, você de fato não ensinou nada sobre técnica de usar astrologia para criar personagens.

    Em resumo você apenas disse para ler sobre astrologia.

    O processo de seleção inicial, não precisa ser tão complexo.

    Algumas pessoas não conhecem tanto sobre signos e gostaria de construir com bases simples mas eficazes. Poderia escrever um texto mais pratico, assim poderia ajudar pessoas como eu.

    1. Olá Fausto! Quem desconhece a astrologia pode usar como principal recurso os aplicativos mencionados no post, justamente por eles darem um resumo de personalidade do personagens. O escritor terá, basicamente, de retirar as informações que deseja para a história. É o jeito mais simples e fácil para quem desconhece a astrologia. Além disso, a astrologia é muito grande para eu abordar em um único post. Seria excesso de informação. Aqui no site temos uma categoria exclusiva de astrologia, onde abordei todos os signos e casas. Mas irei adicionar algumas informações no post, assim como recomendado.
      Gratidão.

  2. o apastro seria o app horos, que esta na descrição certo ?

    1. Na verdade, foi um erro de digitação meu. No post falei do upastro pois ele trás mais informações gratuitas, mas na verdade os demais também podem ser usados. Mesmo que sejam pagos eles têm informações boas o suficiente para criar o personagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos