A importância da energia e magia na bruxaria

importância da energia e magia na bruxaria

Vamos, finalmente, entender a importância da energia dentro da bruxaria. Antes de mais nada, irei deixar claro que Magia é quando usamos a energia para mudar algo. Não pense que a magia seja igual á Harry Potter, pois trabalha-se com a energia.

O segundo ponto que vale a pena ressaltar envolve o esteriótipo “magia branca” e “magia negra”. No senso comum existe essa terminologia que engloba o tipo de magia que a pessoa faz. Isso dá a sensação de que é a magia responsável pelo mal de alguém, ou pelo bem de alguém.

Porém, na bruxaria não tem isso! Sempre se lembrem disso, pois a magia é a energia do bruxo que vai atuar por um propósito. Ou seja, não devemos julgar a magia, pois é apenas uma “ferramenta”. Quem irá decidir se a magia vai fazer bem ou mal é o bruxo. 

Vale lembrar que os bruxos tem como sua regra primordial não fazer mal á ninguém. É de plena responsabilidade da pessoa as consequências de seus atos.   

Entendido? Muito que bem, vamos agora para a definição de energia. Para o post de hoje, usei os seguintes livros: “Wicca para todos” de Claudiney Prieto; “Guia essencial da bruxa solitária” de Scott Cunninghan.

A energia na Wicca

 Segundo Prieto, o verdadeiro poder mágico reside dentro de nós e em nossa volta. Desde que respeitemos a natureza e os dogmas da Arte, podemos usufruir desse poder. 

Por nós termos sido criados pelos Deuses, também somos divinos e por isso temos poderes para transformar tudo em nossa forma. Essa magia é algo que nos conecta ao Sagrado, e por isso deve ser bem utilizada. Assim, ela preenche as nossa vida e todos ao redor. 

Além disso, Prieto fala sobre 3 itens que se manifestam magicamente. São eles: a vontade para o desejo se manifestar, a energia que precisa ser criada e canalizada para ser direcionada ao desejo e as habilidades para manipular a energia criada para fazer o desejo acontecer.


Leia também;


O significado da magia

A magia é a projeção das forças naturais para gerar efeitos necessários. Segundo Scott, há 3 formas que são essenciais para gerar energia

 O poder pessoal: seria a força vital que sustenta a nossa existência terrena. A partir do Sol, Lua, alimentos, água absorvemos de sua energia para então a liberarmos na nossa respiração, movimentos, exercícios, e até mesmo no sexo e durante o trabalho de parto.

Nesse caso, o poder pessoal é gerado, é mergulhado de um propósito específico e então liberado e direcionado para o seu objetivo.  

O poder da Terra: assim como o nome diz, é o poder que está dentro do planeta e materiais naturais. Seriam os cristais e pedras um ótimo exemplo, assim como as plantas e ervas. Cada um possuí poderes únicos que podem ser utilizados durante os rituais, dependendo do propósito.  

 O poder divino: é a energia existente na Deusa e no Deus, e que se manifesta tanto no poder da Terra quanto no poder pessoal. É um poder universal que criou tudo o que existe.  Então podemos entender que a partir do momento em que se pratica a magia, estará colocando o poder pessoal em movimento.

A prática de feitiços

A palavra feitiço vem do grego “Facturus”, que significa ação sobre o futuro. Entende-se como feitiço a magia realizada com o nosso poder pessoal e o poder da Terra, os elementos naturais com o propósito de provocar mudanças em nossa volta, de acordo com a nossa vontade. 

Mas lembre-se, sem ferir alguém. 

Dentro da Wicca, são feitos os rituais que envolve os feitiços, porém tem a ligação com divindades. Rituais envolvem um cerimônia toda preparada com velas, incensos, instrumentos e regras de como iniciar o ritual e o finalizar. 

Tanto feitiço quanto os rituais tem um propósito, uma finalidade, seja ele a prosperidade, saúde, amor, etc. Eles criam circunstâncias favoráveis para que aquilo que foi desejado se materialize. E para isso acontecer, é necessário estar em harmonia com a natureza.

Conclusão

Magia é a forma como usamos a energia, tanto pessoal quanto da natureza, para mudarmos algo em nossa volta. Para aqueles que não se conectam com divindades, são feitos feitiços, enquanto que aqueles que se conectam com alguma divindade que possa lhe ajudar com um propósito (por exemplo: Afrodite para alguma questão do amor), são feitos rituais. 

De qualquer forma dentro da bruxaria é trabalhado a energia. Perceba que há formas de “energizarmos” os cristais. Então é essencial saber o que é essa energia, como trabalhar com ela.   

Inclusive, precisamos sempre cuidar da nossa própria energia viu? Exercitando-se, alimentando-se direito, pois a falta de energia pode nos fazer mal, assim como o seu excesso.

3 Comments

  1. Gostei muito deste artigo em seu site, aqui é a Regina Da Silva seu site tem muita qualidade.

    Também tenho um artigo relacionado ao seu conteúdo veja.

    Acesse: https://rccursosonline.com/curso-de-wicca-online-como-fazer-feiticos-wicca/

    Lá tem centenas de dicas para você.

    Atenciosamente: Regina.

    1. Muito interessante o conteúdo do seu site. gratidão por ter compartilhado

  2. Sou a Bruxa cromistas: trabalham com a energia das cores, como em cromoterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural