Animes esportivos: histórias que motivam

Animes esportivos

Deseja escrever um livro cujo tema central gira em torno de um esporte? Então eu te convido a analisar o enredo de 5 animes esportivos para extrair técnicas e personagens para a sua história.

Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é assistir animes e analisar seus enredos para extrair técnicas criativas, e tentar usá-las em minhas histórias. Pois ao meu ver os animes trazem enredos muito interessantes e que não são tão vistos assim nos livros.

Dependendo do gênero é algo difícil de ser trabalhado.

E eu tenho esse mesmo pensamento acerca dos animes esportivos. Afinal, nunca ouvi falar de um livro de romance (no sentido de tamanho e não de gênero) que abordasse um esporte. Como seria a narração de uma partida de futebol?

No entanto, não é disso que desejo falar nesse post. Existem características em animes esportivos que podem ser levados para as narrativas. Vamos ver alguns deles?

Para esse post irei escolher 5 animes esportivos e apontar a principal característica que podemos extrair deles e levar para os livros.

Anime 05: Run with the wind

Esporte: corrida de revezamento

Nesse anime conseguimos tirar duas coisas importantes. A primeira é o retorno de um atleta após uma lesão. Temos um personagem que tinha grande futuro no atletismo, contudo devido à um sério acidente ele se vê parado na reabilitação. A ferida é em sua perna, que deixou grande cicatriz.

Esse tipo de história de personagem é interessante pois o acidente fez com que ele repensasse em sua vida esportiva. Mesmo que voltasse a correr, não seria o mesmo de antes já que a velocidade e resistência foram comprometidas. Essa situação é um grande obstáculo que pode colocar o personagem diante de uma “crise existencial”.

Dentro do gênero esportivo, esse plot é bem interessante pois é motivador e emocionante. Muitos atletas devem ter vivenciado algo similar, e por isso a chance de identificar com o personagem são grandes.

O segundo ponto importante desse anime é o início de carreira no atletismo. Pessoas que não são acostumadas à correr e que começam uma rotina para participar de competições. É literalmente sair da zona de conforto.

Não é apenas aprender as regras do atletismo, mas como também fazer o seu corpo se acostumar a esse ritmo. Exercícios, melhora do tempo, velocidade. Há um personagem que é muito sedentário e tem os músculos bem atrofiados, e que começa a praticar exercícios. Vale a pena acompanhar a sua história, pois mostra a progressão dele mesmo que lenta.

Anime 04: Yuri on ice

Esporte: Patinação no gelo

Esse anime tem como principal característica lidar com a frustração da perda. Muitos atletas são focados em vencer competições. Seja lá por qual motivo. O nosso protagonista lida com a derrota que o faz se frustrar. Chega a ficar desmotivado em continuar na carreira, por mais que ame patinar e se apresentar.

Inclusive, ele engorda um pouco. Não estou criticando seu peso, isso apenas quer dizer que o personagem está comendo as emoções dele. Isso é algo comum quando não conseguimos ressignificar certas emoções do nosso dia a dia, e então descontamos na comida. É como se a alimentação ajudasse a lidar com ansiedade.

Enfim, a questão é que o personagem principal recebe a oportunidade de tentar de novo. Como ele irá enxergar isso? Terá medo de perder de novo?

Muitos atletas tem medo de perder, não sabem lidar com isso, sendo um excelente motivo para trabalhar em uma história. Afinal, quantas pessoas largaram o esporte por se acharem incapazes e inferiores em comparação à outros atletas? As chances do leitor se identificar são bem grandes nesse plot também.

Anime 03: Bakuten

Esporte: Ginástica rítmica.

Apesar de ser um anime pequeno, com 12 episódios, o que podemos tirar dele é a questão de se encantar por um esporte. O protagonista que se encontra no ensino fundamental já fez parte de 3 clubes esportivos, sem se destacar neles. Na verdade é dito que ele sempre fica no banco.

Porém, ao assistir uma apresentação de ginástica rítmica, ele fica encantado. Entra em uma escola de ensino médio que tem o clube de tal esporte, e pensa em entrar no clube. Porém, como jamais tentou fazer acrobacias fica relutante.

Isso é um ponto interessante e que é apresentado em vários animes esportivos, o que leva o protagonista a gostar tanto desse esporte? Por que ele se dedica com afinco? O que deseja alcançar?

É a parte inicial que nos mostra o processo de apaixonamento do protagonista pelo esporte. Explorar isso na parte inicial de uma história é essencial, pois pode ajudar o leitor a perceber a si mesmo na vida. Claro que nesse caso estaria usando o exemplo do esporte, mas se torna algo que podemos usar em qualquer outra área da vida.

Além disso, o protagonista precisa aprender as regras e técnicas do zero. Uma jornada de um livro em branco.

Anime 02: Kuroko no Basket

Esporte: Basquete.

Não tem como não perceber essa lição depois de acompanhar as três temporadas: trabalho em equipe e talento.

Não importa qual o seu talento, se o esporte é em equipe você precisará sincronizar com os demais jogadores. Afinal, não estará sozinho em quadra. Quando o tema central de uma história é o trabalho em equipe, os esportes se tornam uma excelente simbologia. Afinal, a sincronia é necessária e precisa para a partida acontecer.

Além disso temos também a questão do vencer. Tudo bem um jogador almejar a vitória de competições, porém esse anime nos ensina a importância de jogar. Vencer ou perder é o resultado de todo um processo, e que geralmente muitos jogadores ignoram. Se divertir enquanto joga, montar estratégias, observar o adversário, treinar são partes de um processo que trazem um resultado.

É importante salientar esse ponto, pois na vida real ignoramos o processo das coisas. Queremos resultados imediatos e eficazes. Tornamo-nos impacientes, tudo para agora. Sendo assim, os esportes se tornam meios de nos ensinar a esperar e olhar a situação com mais atenção.

Afinal, você não será o único a ter um talento em quadra. Há outros talentos, alguns sabem usá-los enquanto outros ainda estão se descobrindo.



Anime 01: Haikyuu

Esporte: Volêi.

Esse anime trabalha várias das situações ditas nos animes anteriores, porém o para salientar o diferencial irei escolher a questão do amadurecimento dos personagens.

O protagonista de Haikyuu se apaixonou pelo volêi e tem sede para estar em quadra. No entanto na sua escola não tem um clube e nem colegas que possam formar um time com ele. Hinata sempre pede ajuda de seus amigos que participam de outros esportes, para ajudá-lo a treinar. Somente quando entra no ensino médio é que ele conseguirá encontrar um time para fazer parte.

Os personagens que fazem parte desse time precisam se desenvolver. Por terem bastante jogadores novos, o time precisa se conhecer melhor para desenvolverem técnicas e usá-las em quadra. Vamos chamar isso de missão entrar em sincronia.

Além de terem de desenvolver o trabalho em equipe, também será necessário que cada jogador desenvolva suas técnicas individuais.

O que é interessante nesse anime é que o time do Karasuno consegue extrair o aprendizado com as partidas. Eles copiam as técnicas feitas pelo adversário e aprendem com elas. Também as aplicam em partidas seguintes, combinando-as com outras técnicas.

Ou seja é um anime em que o time perde, mas que aprende com perda.

Conclusão

Futuramente farei um post abordando alguns temas que esses animes tem em comum, e que também devem ser trabalhados em enredos esportivos. Vale lembrar que trazer esportes para a narrativa é tão difícil quanto escrever cenas de ação.

Isso se dá por conta das regras e jargões que o escritor precisa saber para passar ao leitor. Narrar um partida não é fácil.

Mas vale a pena conferir esses animes e perceber como eles fazem isso, pois não é impossível de trazermos para os livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural