sister location
Recomendações

Five Night’a at Freddys: Sister location

Conheça a história do animatrônico perfeito, Circus Baby, que é apresentada no quinto jogo da franquia Five Night’s at Freddys Sister Location.

O quinto jogo da franquia vem com novidades em seu modus operandi. Além de novos animatrônicos, temos dubladores, jogabilidade diferenciada (não temos que ficar presos em uma sala), e mais informações sobre o enredo do jogo.

Scott percebeu que os jogadores não encontraram as respostas que ele queria, o que pareceu ser uma dificuldade por parte do publico. Por conta disso, ele deu continuidade ao jogo.


Leia também: Five Night’s at Freddys 4


Jogabilidade do Sister Location

Esse é a primeira coisa á ser notada pelos jogadores. Nos últimos quatro jogos, estávamos sujeitos á um cômodo só, sendo que no quarto jogo mudamos de ambiente para um quarto infantil.

Nesse quinto jogo, estamos em uma espécie de fábrica subterrânea chamada “Afton’s Robotic”, ou seria um outro restaurante chamado “Circus Baby Pizza World”. De qualquer forma, não estamos mais em um restaurante da franquia Freddy’s Fazbear.

Além de estarmos em um ambiente diferente, também conseguimos nos locomover descobrindo diversos cenários. Nenhuma noite será igual á outra, cada uma trás missões e tarefas diferentes com níveis de dificuldade diferentes.

Cada animatrônico parece ter o próprio palco, uma própria sala, além de termos uma em especial chamada scooper room. Basicamente exploramos tais salas no decorrer das noites.

Há uma inovação aqui, a dublagem. Temos animatrônicos conversando com a gente, temos um guia falando com a gente. Somos guiados á todo instante por essas vozes.

O sistema de vigilância surge apenas na última noite. Não temos de ficar atentos á portas e câmeras de segurança o tempo todo. Como disse, as tarefas são outras.

Contudo, o que não difere dos demais jogos são os diferentes finais que podemos obter na medida em que fazemos nossas escolhas. Mais especificamente na reta final da última noite é que precisamos tomar algumas decisões para termos esses finais.

Também temos um minigame da Baby, que de praxe contém easter egg.

FNAF World antes do Sister Location

Para quem não sabe, antes do Sister Location ser lançado, tivemos um FNAF World que tem uma jogabilidade diferente.

Muitos jogadores não o consideram parte da franquia, pois tudo o que trouxe de especial foi uma cutscene específica que nos introduz ao quinto jogo. De resto, é um jogo completamente diferente do que tivemos até então.

Nessa cena em especifico, temos alguém de costas para nós (naquele gráfico maravilhoso de watari) que parece estar trabalhando em uma mesa. Esse personagem desconhecido conversa com a gente, falando ter criado um animatrônico “perfeito”.

O nome do animatrônico é Baby.

Em seguida, esse personagem acaba tirando a própria vida…

É… pesado, não?

Como se não fosse o suficiente, alguns teoristas falam sobre o trailer de sister location conter uma fala peculiar. É uma voz fina que fala rapidamente. Alguns jogadores pegaram esse audio e o colocaram de trás para frente, dando á entender uma frase repetitiva como “o suicidio não deu certo”.

Contudo, nada foi confirmado á respeito disso.

Dessa forma, podemos ser apresentados ao Sister Location.

Circus Baby

A protagonista desse jogo é a Circus Baby, é com ela com quem conversamos o jogo inteiro. Aparentemente, ela nos ajuda na maior parte das noites nos fazendo duvidar da voz sistemática que tem nos guiado desde o principio.

A partir dos seus diálogos, podemos notar alguns easter eggs que são de suma importância. Contudo, não a vemos diretamente, apenas ouvimos a sua voz. Nos deparamos com o próprio animatrônico da metade do jogo em diante.

O que acaba sendo o ponto chave do jogo é ficarmos completamente perdidos sem saber em quem acreditar. A Baby parece mostrar que há algo por trás da Afton’s Robotic que devemos tomar cuidado. Da mesma forma, ela nos passa a sensação de ser a vitima, de que deseja apenas o bem, estranhando cada comportamento ruim que ela mesma tem.

Mas, assim como eu disse anteriormente, se ficarmos atentos ás falas de Baby, conseguimos notar uma ou outra coisa peculiar á seu respeito.

Usando de sua bondade para ganhar nossa confiança, ela nos ludibria para a seguirmos e irmos até a scooper room. Basicamente trata de uma sala de desmonte dos animatrônicos quando eles apresentam algum defeito. E lá.. bem, acontece um dos finais que falarei mais á frente.

A família Afton

No quarto jogo tivemos uma jogabilidade bem diferenciada que parecia nos contar um ocorrido lamentável. Para quem não sabe, é uma criança pequena que era fã do Fazbear os amigos, que ao ir no restaurante viu uma cena que a fez entender errado.

Vendo um funcionário vestir outro funcionário com a roupa do animatrônico, deu a entender que o animatrônico era mal. A criança passa a ter medo, e seu irmão mais velho acha engraçado e resolve fazer brincadeiras maldosas com o caçula. Resultado: a criança perde o lobo frontal, ficando em coma e morrendo em seguida.

Durante esse minigame, tem um momento em que entramos no quarto todo rosa, dando á entender que pertence á uma garota. Desse modo, seriam 3 irmãos, dois meninos e uma menina.

No final do minigame do quarto jogo também temos aquela frase enigmática “vou te colocar de volta”, dando a entender que vai concertar o menino que sofreu a lesão.

Como no Sister Location percebemos que tem a história de uma garota que se relaciona com a Baby, os teoristas chegaram á conclusão se tratar da família Afton.

Willian Afton seria um sócio de Henry, como os cabeças da franquia de restaurantes da Fazbear. O Henry seria quem projeta os animatrônicos enquanto que Willian cuida dos negócios e administração.

Levando em consideração de que a cutscene do fnaf world mostra alguém criando um animatrônico perfeito e que tira a vida, conclui-se que seria Henry, sobrando apenas o Willian. Outra pista que temos, é o lugar onde os animatrônicos do Sister Location serem fabricado “Afton’s robotic”.

Conclui-se que, as três crianças seriam filhos de Willian Afton.

Depois da tragédia

Depois que o filho caçula sofreu a lesão, os teoristas acreditam que Willian Afton teria ficado obcecado em tentar trazê-lo de volta á vida. Nem que fosse em forma de robô (ala Full Metal Alchemist).

Willian teria pedido á Henry para ajudá-lo, onde chegamos ao ponto que Baby é criada e considerada perfeita. Seu sistema robótico teria como principal função de captar as memórias e a consciência da criança, e mantê-la no robô. Ao invés da criança ter um corpo físico de carne, ela teria um corpo robótico.

Enquanto os animatrônicos cumpriam com suas missões de raptarem as crianças, a filha de Willian teria demonstrado interesse na Baby, por ela ser bonita, brilhante, fazer balões e ter ademais atrativos.

Nas falas que aparecem no início de cada noite, a menina fica implorando ao pai para deixá-la se aproximar de Baby. Podemos notar que Afton não deixa, mas é ignorado…

No minigame da Baby, descobrimos como tudo aconteceu, além de termos suas falas que contam “não saber o que acontece quando resta apenas uma criança diante dela”. O animatrônico conta sobre coisas acontecerem fora do seu controle, principalmente depois de fazer sorvete.

Quando Baby faz sorvete e fica sozinha com a filha de Afton, sua barriga se abre e uma garra sai dela puxando a criança para dentro do animatrônico. Inclusive, quem for ver o minigame, baixe o volume do som, pois, o grito é ensurdecedor.

Agora, além de ter um filho em coma, Willian Afton perdera a sua filha.

Mas nem tudo parece perdido… Baby, que tinha olhos azuis, passa a ter olhos verdes (mesma cor da filha de Willian), e consegue até simular a voz dela. Ou seja, dá-se á entender que a operação de sincronizar alma e robô deu certo.

O nosso personagem

Fica um tanto quanto misterioso entendermos qual a nossa função ali, afinal não sabemos quem somos. Seria um simples funcionário contratado? Tudo indica que não.

Há uma outra cena escondida no quinto jogo, onde uma voz masculina, que jamais ouvimos antes, parece falar com o seu pai. Ele se apresenta como Michael, e diz ter seguido as orientações do pai e encontrado “ela” a colocando de volta (podendo ser traduzido como: a consertei, a remontei).

Com essa cena extra, dá-se a entender que seria o filho mais velho de Willian Afton, aquele que colocou a cabeça do irmão caçula na boca do Freddy. Porém, como se tivessem passado anos depois de tal tragédia.

Dessa forma, podemos entender que controlamos o filho mais velho de Willian, Michael. Ele vai trabalhar na Circus Baby Pizza World segundo as orientações do pai, e procurando pela Baby a concertando.

No final esperado do quinto jogo, descobrimos que Baby nos ludibriou até a sala de desmonte, onde encontramos um novo personagem: Ennard. Esse trata-se da união de todos os animatrônicos do Sister Location, e que deseja usar o corpo de Michael para sair da fábrica.

Dentro da sala de desmonte somos acertados pela scooper, e Ennard entra no corpo do rapaz. A partir daí, o corpo de Michael começa a entrar em decomposição, afinal ele foi “morto, porém ele mantém sua consciência e sai á procura de Willian.

Segundo a terceira cena podemos desbloquear, podemos ver o corpo de Michael se decompor até ganhar um tom de roxo. Muitos teoristas dizem se tratar de um verdadeiro homem de roxo por não se tratar de uma mera sombra.

A cena termina com Ennard sendo expelido do corpo de Michael, permanecendo apenas a Baby dentro dele, por ela ser mais forte e mais desenvolvida.

Correlação com os jogos anteriores

O youtuber Huestation comenta sobre os cheques que aparecem nos finais dos jogos anteriores, onde o nosso personagem é demitido por conta de odor. Ele aponta que por Michael ser um cadaver ambulante em decomposição, fica explicado o motivo do cheiro ruim.

Além disso, Michael seria todos os vigias que usamos nos três primeiros jogos. E por ser filho de Willian Afton, provavelmente seria parecido com o pai, os animatrônicos confundem Michael com Willian. Assim seria explicado o motivo de sermos atacados.

Conclusão

Com toda essa teoria, chegamos á conclusão de que Willian Afton se tornou obcecado com a experiência entre almas de crianças e robôs, com o intuito de trazer seu filho mais novo de volta á vida. Ele se torna um assassino, e de alguma forma consegue que Henry crie a Baby, que seria o animatrônico perfeito.

Apesar de ter pedido a filha do meio, Willian percebe que a experiência de união deu certo. Como estava foragido por ser procurado á respeito de seus crimes, ele pede á seu filho Michael para verificar Baby.

Durante o jogo, a Baby se aproxima de Michael o fazendo pensar que sua irmã está no controle da robô, até que fosse possível matá-lo e fazer uso de seu corpo. Assim, a Baby poderia andar entre os humanos sem chamar atenção, enquanto sai em busca de se vingar de Willian.

Fontes

Canal Huestation – A verdadeira história de FNAF (parte 5)

SpringTrap no Sister Location – Legendado no Youtube

Playlist do canal HillGames TM com o jogo completo legendado

Veja outros assuntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.