Marketing Produtividade

Coisas que um escritor iniciante sem dinheiro pode fazer

coisas que um escritor sem dinheiro pode fazer

Se você deseja iniciar sua carreira como escritor, mas não tem dinheiro para investir em cursos e prestadoras de serviços, então deixo aqui algumas dicas para você se inspirar.

Hoje em dia as pessoas buscam trabalhar por conta própria fazendo o que amam, e isso envolve explorar áreas que nunca fizeram parte do seu dia a dia. É o caso dos empreendedores buscando entender como as redes sociais funcionam, para gerar a venda de seus produtos.

No meio disso tudo é sempre dito sobre investimento. A pessoa pagar por cursos, consultorias e tudo o que pode tornar essa jornada melhor. Pagar por ferramentas como canva, pagar por agências prestadoras de serviços editoriais, pagar anúncios nas redes sociais.

Pagar tudo.

Só que as pessoas esquecem que nem todos conseguem desembolsar dinheiro para tanta coisa. Recebemos tantos estímulos que fica difícil escolher.

Por esse motivo eu venho te ajudar com algumas dicas de coisas que você, escritor iniciante, pode fazer sem ter que gastar um centavo.

Vamos lá?

Guarde o seu dinheiro para o futuro

Antes de mais nada é legal você entender o que será necessário para a sua carreira literária. Se sente necessidade de investir em um curso de escrita criativa, então o interessante é guardar dinheiro para fazer esse curso.

Como eu disse antes, recebemos vários estímulos. Várias pessoas vendem cursos que parecem ser bem legais e recheados de conteúdo que precisamos para a nossa carreira. Porém, se você não tem tanto dinheiro para investir, o ideal é focar naquilo que realmente impactará a sua carreira.

Para isso uma análise bem profunda é necessária. Analise quais são as áreas que sente mais dificuldade em entender, e que deseja conhecer. Não adianta pagar um curso sobre marketing e no final das contas você não colocar o que aprendeu em prática.

É dinheiro jogado fora.

Principalmente se não for do seu interesse.

Outro ponto é também aprender por livros. Há muitos livros que falam de marketing e exercícios de escrita.

Veja qual desperta o seu interesse.

Aproveite dos cursos gratuitos

Você já deve ter notado que a maioria dos empreendedores fazem uma semana inteira de aulas gratuitas, para que no último dia ele possa te vender um curso pago. Tudo o que viu gratuitamente será encontrado e aprofundado no curso pago.

Mas, como estamos falando de pessoas que não tem dinheiro, o curso gratuito já é uma grande ajuda. Até porque a maioria deles ainda disponibilizam um material de apoio que podemos salvar no computador e acessar quando quisermos.

Uma forma de aprofundar o aprendizado é você ir anotando palavras-chave para pesquisar em outros meios depois. Isso serve, principalmente, sobre o marketing e dicas de escrita.

Nesse caso você irá ser bem ativo em ir atrás de conteúdo. É como se fosse uma pesquisa acadêmica, onde precisa de várias fontes diferentes para compor um artigo.

Os cursos gratuitos são de imensa ajuda, por isso fique de olhos nos anúncios e no pessoal que costuma seguir.

Aproveite o marketing de conteúdo

Hoje em dia tudo gira em torno de ensinar o cliente a resolver um problema. O marketing de conteúdo visa passar esse conhecimento á frente.

Siga escritores, editoras, capistas, prestadoras de serviço para ver o tipo de conteúdo que ela passa toda semana. No instagram principalmente, pois eles costumam abrir caixas de perguntas que você pode tirar dúvidas e assistir lives.

É um conteúdo gratuito riquíssimo. Vai além de simples frases motivacionais e fotos bem editadas, muita gente passa conhecimento digno de livro. Por isso, aproveite.


Leia também: Marketing de conteúdo – o que devemos saber sobre | Conteúdo de outros escritores para desenvolver a escrita


Procure por livros em pdf

Eu sei que não é muito legal a tal da pirataria, no caso baixar os livros em pdf. Porém, pra quem não tem dinheiro é uma boa saída.

Pesquise por livros que falem do assunto que procura. Se não encontrar livros, então vá no google acadêmico e pesquise por artigos científicos. Isso porque eles são embasados em outros livros e artigos, então não envolve achismo.

Dependendo do assunto que está pesquisando, você irá encontrar vários materiais bem interessantes para ler. Talvez seja necessário criar uma pasta no computador para salvar tudo e ler offline.

Canais de youtube e video-aulas

Há muitos canais de youtube que falam sobre escrita. Aproveite disso, pois é o marketing de conteúdo, porém em vídeo.

Muitas pessoas conseguem aprender mais vendo o rosto de alguém, ouvindo ela falar e gesticular, enquanto que há outras que preferem ler textos. Tudo dependendo do seu processo de aprendizagem.

Se você tem dificuldade em algum assunto (por exemplo aula de gramática), busque por diferentes canais que tenham o mesmo vídeo para ir testando com quem consegue entender com facilidade.

Esse é o ponto positivo do youtube.

Busque fazer você mesmo o seu livro

Essa dica envolve a produção do livro.

O principal motivo de eu ter me tornado uma escritora independente foi a falta de dinheiro para produzir um livro. Não tenho dinheiro nem para pagar alguém pra revisar meus livros.

Tive de me organizar de uma maneira que me permitisse fazer todas as etapas de produção sozinha. Além de escrever e revisar, faço a capa e a diagramação dos livros, e ainda pesquisa de mercado para precificar os meus livros.

Tudo isso eu faço por conta própria.

É claro que corre o risco de não ser tudo às mil maravilhas, no entanto eu gosto disso por me permitir conhecer cada processo de produção do livro. Para dar conta disso tudo, eu busquei cada informação e aprendo o que é necessário.

Te convido a fazer o mesmo. Se tiver receio de que seja demais para vender, então faça para um livro gratuito que seja publicado em plataformas como wattpad. O processo é o mesmo.

Crie o seu público organicamente antes de vender

Gostaria de ter recebido essa dica antes de começar a vender os meus livros.

Basicamente é incentivado ao escritor que forme o seu público leitor, para depois vender o livro. Sendo que a maioria, assim como eu, primeiro colocam o livro à venda para depois focar no marketing.

Então eu recomendo que você aposte em publicar algumas histórias online e gratuitamente para gerar um público. Crie sua conta nas redes sociais e comece a criar conteúdo. Não invista em tráfego pago por ora, pesquise bem sobre o uso das hashtags, pois, elas são essenciais para espalhar o seus posts entre os usuários.

Quando falamos de crescimento orgânico é justamente algo mais natural, onde a pessoa não investe dinheiro algum para ter seus seguidores e engajamento. Alguns influenciadores, inclusive, jamais desembolsaram dinheiro para sua carreira, pois conseguiram entender como o instagram funciona e integram o conhecimento na estratégia de marketing.

Por isso recomendo que comece dessa maneira.

Comece a sua carreira se conectando com os leitores

Sempre bati na tecla de publicar algumas histórias online e gratuitamente como uma forma de você se apresentar para o público, e começar a gerar os seus leitores.

Isso serve para qualquer gênero. Eu mesma comecei com fanfictions, lá nos meus 16 anos.

O interessante de começar dessa forma é que os leitores interagem em tempo real, dando um feedback que nos norteiam em escrever uma história que se conecta com eles. Inclusive, muitos autores vão escrevendo e publicando logo em seguida.

Ou seja, a história se encontra em andamento pois o escritor está, de fato, escrevendo a história. E os comentários dos leitores podem gerar impacto ao planejamento inicial da história. Querendo ou não é uma forma interessante de interação, pois o escritor consegue conhecer os gostos do leitor.

Experimente fazer isso por alguns meses, trabalhando em conjunto com o marketing de conteúdo nas redes sociais. Pois quando for vender seus livros, é provável que já tenha uma base de compradores.

Conclusão

Nem sempre estamos preparados para investir grandes quantias de dinheiro em cursos caros para aprender tudo de uma só vez. Ás vezes é necessário percorrer o caminho do conhecimento e fazer todo o processo de aprendizagem ao invés de receber tudo mastigado pelos empreendedores.

No post de hoje eu te indiquei algumas formas de buscar aprendizado sobre escrita e marketing, além de falar sobre a construção da marca orgânica. Se quiserem posso aprofundar esses temas em posts futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados