Independente de qual seja o seu nicho, é necessário aprender sobre marketing. No post de hoje irei falar sobre o marketing de conteúdo, que pode ser trabalhado por escritores e qualquer outro nicho.
Hoje em dia é muito comentado sobre o tal marketing, e principalmente a forma de aplicá-lo dentro das redes sociais para termos um negócio próprio. Independente de qual seja o seu nicho, se você quer vender um produto é necessário saber como fazê-lo.
É exatamente por isso que há tantas pessoas trabalhando com consultorias e mentorias para ajudar as pessoas com esse assunto, que parece ser tão novo.
Por que devemos aprender sobre marketing?
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais motivadas á criar o seu próprio negócio, mesmo que ele seja pequeno. É nítido a possibilidade de vender um produto nas redes sociais, basta se lembrar dos famigerados publipost.
Ou seja, á cada momento surge um novo método de venda.
Mas o que é necessário entender é que você mesmo pode se responsabilizar pelo marketing e atrair possíveis clientes. Não é necessário ter um equipe especializada no assunto, basta você mesmo ir aprendendo e colocando em prática.
Para o nicho de escritores independentes isso é essencial. Lembre-se, você não estará amparado por uma equipe de marketing de uma editora. O próprio autor tem que saber vender o seu livro, e com a tecnologia da internet isso é possível sem problemas.
Então, se você quer aprender a vender seu produto e descobrir o motivo de muitos marketeiros lhe aconselhar fazer certas coisas (escolher nicho, fazer conteúdo, etc.) eu irei te explicar tudo.
Mudanças dentro do marketing: tradicional vs conteúdo
Atualmente o marketing não irá trabalhar tanto com a especialidade de uma empresa. Ou seja, o foco deixa de ser o que a empresa faz.
Com o passar do tempo, foi possível notar que algumas marcas tentaram abordagens diferentes para vender seus produtos: o de sanar um problema de seu público-alvo. Antigamente era vender seus serviços, hoje em dia você ensina o seu cliente, atrai ele com ensinamentos. Isso é conteúdo.
Podemos dizer, dessa maneira, que o marketing de conteúdo visa “educar, informar ou entreter um futuro cliente” (Resultados Digitais). Com a passagem de informações que sanem dúvidas, o cliente passará a te ver como alguém entendido do assunto. É daí que os marketeiros falam do famigerado expertise.
Você falar daquilo que entende te dá autoridade, e isso gera confiança em potenciais clientes.
A partir do marketing de conteúdo, é possível que empresa/marca tenham uma relação proximal com clientes. Isso é algo que antigamente não tinha com tanta clareza. E ainda, dependendo do método utilizado o cliente vem até a empresa de maneira orgânica. Dessa forma, chegará um ponto que os custos para vender anúncios serão baixos.
Leia também: Marketing para escritores
De que forma utilizar o marketing de conteúdo
Sabe os posts do Instagram e no Facebook? Eles são, nada mais e nada menos, que marketing de conteúdo.
Utilizar o seu site, blog, para fazer postagens de assuntos ligados á seu nicho, são marketing de conteúdo. Até mesmo vídeos no youtube entram nesse quesito.
E cada um é um canal diferente, que tem uma funcionalidade diferente. Logo é necessário montar uma estratégia para cada um.
Por exemplo: quem acessa meu blog são pessoas diferentes das que acessam meus posts do instagram. Alguns podem até acessar todos os canais para receber o maior número de conteúdo, mas são poucas que o fazem.
Até mesmo você que está lendo esse post, é provável que ele seja a única coisa que irá ler em emu blog. Ou talvez queira encontrar outros conteúdos nas categorias. Então a estratégia de como fazer esse conteúdo chegar até você, será diferente da estratégia de outros canais como redes sociais.
Meios de fazer marketing de conteúdo:
- Blog ou site pessoal;
- Redes sociais;
- Vídeos (canais de youtube);
- Email marketing (newslleter);
Por que devemos ter um site próprio?
Diferente das demais plataformas, o site é de sua responsabilidade. Você que irá determinar quando que ela vai acabar, quando fazer melhorias.
Esse espaço da internet é seu, e ninguém, além de você mesmo, tem o direito de dizer quando que vai sair do ar.
Os escritores podem continuar fazendo parte das redes sociais, e deve para que seja visto por novos leitores. Ao mesmo tempo, terá o seu site onde tem espaço de sobra para falar do que quiser e o quanto quiser.
Pode cair tudo quanto é rede social, o seu conteúdo ainda poderá ser encontrado no seu site. Sendo assim, é importante fazer o público alvo entender que o autor está em outros espaços, caso precise dele.
Além disso, o autor não estará preso em amarras de algorítimos que precisam ser aprendidos como nas redes sociais. Mas haverá outras regrinhas á serem seguidas, como o famigerado SEO. Mas isso pode ser assunto para outro post.
Ou seja, dentro do seu site não terá a pressão de publicar algo todos os dias, não tem que alimentar stories para ser notado, não precisa seguir tags e comentar na página dos outros.
Leia também: Por que um escritor deve ter um site profissional?
O que é necessário para ter um bom blog
Segundo o site Resultados digitais, há alguns pontos que precisam de muita atenção para quem deseja ter um blog. São eles:
Frequência de postagens: ter um padrão de postagens, postando com frequência para chamar a atenção de leitores, mantendo a audiência fiel á retornar sempre para sua página. E os posts precisam ser de boa qualidade!
Planejamento de pautas: evite ser aleatório, falando de tudo e mais um pouco. Pesquise sobre os nichos de blog, e veja em qual você se encaixa. Leve em consideração os assuntos que mais gosta de falar.
SEO: esse será o seu companheiro para o resto de vida, pois ele irá te ajudar á colocar seu blog nas primeiras páginas dos buscadores. Principalmente o Google. Quem usar o wordpress para criar o site, terá ajuda de plugins de SEO que são bem lúdicos para quem não entende do assunto.
Conteúdos ricos: os famigerados freebies. Materiais que irão agregar mais conhecimento para os seus leitores, que ainda estão indecisos sobre o processo de compra de algum produto seu.
No caso dos escritores, podem ser compartilhados ebooks com técnicas e exercícios de escrita, onde coloca á prova o que é ensinado no seu blog.
O que se deve evitar no marketing de conteúdo
Segundo o site Resultados Digitais, há 11 erros que devemos evitar ao criar uma estratégia, são eles:
- Não foque tanto em dizer o quão maravilhoso é o seu produto, pois o leitor pode não estar interessado.
- Não foque em uma só ferramenta como as redes sociais, explore tantas outras. Não se permita ficar bitolado em uma só!
- Evite de ficar nos canais apenas por estar, veja se está trazendo o resultado esperado e faça as modificações necessárias.
- Onde seus clientes estiverem, você estará lá!
- O seu conteúdo deve fazer a conversão de leitores em possíveis clientes. Devem levar o cliente para ver o seu produto, como um convite (call to action).
- Poste com frequência, pois ela é a sua comunicação com os leitores. Se não, os leitores deixarão de acompanhar o seu site.
- Não pule suas postagens e demais planejamentos do marketing de conteúdo. Seja responsável e atinja os seus objetivos.
- Quando for mensurar as métricas, foque naquelas que mostrem as conversões. Não fique olhando o que não impacta seu atual trabalho.
- Inconstância de nicho, escolha seu lugar para se tornar autoridade naquele nicho.
- Pratique de SEO em cada postagem, pois é ele quem vai trazer novos leitores pelos mecanismos de busca.
- Não seja afobado, demora um tempo para as coisas andarem do jeito que deseja. Seja paciente!
Fontes
Resultados Digitais ebook – Guia definitivo marketing de conteúdo