Uso da música para criar personagens

Uso da música na escrita

Vamos usar a música para determinar traços de personalidade de nossos personagens. Nessa técnica, iremos trabalhar o lado sentimental deles.

Já imaginou escrever uma poesia para seu personagem? Ou então, em criar uma playlist no Spotify para seus personagens? Essa é uma técnica que ajuda na criação de personalidade.

Existem muitas coisas que podem nos ajudar a escrever e desenvolver a personalidade de um personagem. Resolvi trazer mais uma para ajudá-los no processo criativo.

É bem simples, e que nos faz refletir bastante.

Vamos lá?

Poesia para um personagem

Infelizmente não sou uma pessoa poética. Muito menos entendo sobre.

Porém, imaginei que talvez os meus personagens fossem poéticos. Que gostassem de escrever linhas e linhas, repletas de um eu-lírico sentimental.

Pimba!

Que tipo de poesia o seu personagem escreveria?

Qual o conteúdo que teria?

Quais os sentimentos que ele iria explorar?

Experimente pensar como seu personagem. Com certeza irá perceber algumas características dele(a) que não tinha notado antes.

Principalmente para acessarmos os sentimentos e emoções, a forma do personagem encarar a vida e suas vivências. O uso das palavras para nomear sentimentos é algo necessário, e por isso use essa técnica para ver como o seu personagem o faria.


Leia também: Arquétipos na narrativa |Uso da astrologia para compor a personalidade de um personagem


Estilo musical

Algumas pessoas costumam escolher um estilo baseado nas músicas. Esse é apenas um esteriótipo, mas que podemos usar para criar personagem. Sabe os metaleiros? Eles tem até estilo de vestimenta e de fala baseado no seu gosto musical.

É como se fosse uma cultura inserida no gênero musical.

Para outras pessoas, as músicas são meios de nomear as emoções e significá-las. Sabe quando escutamos uma música, em que a letra parece falar com a gente? Em que a gente se vê na letra?

Tente pensar em uma situação da qual seu personagem vivera. Ao escolher a música, tente imaginar como ele se sente com a situação e o tipo de conforto que espera da música.

Afinal, algumas músicas podem nos fazer apenas sentir a emoção do momento. Não querendo uma solução, ou conforto em dizer que tudo vai ficar bem. Já outras pessoas usam a música para evitar a angústia dos sentimentos. Para afastar a tristeza ou ansiedade.

Há aqueles que colocam música pra estudar. Que tipo de música séria? Uma instrumental ou de uma banda?

Crie uma playlist para sentir a personalidade

Por incrível que pareça, em uma playlist você poderá encontrar um padrão. Seja sobre o tema das músicas (de amor, traição, medos, etc.) ou até mesmo sobre os cantores.

Nesse último caso é interessante, pois tem pessoas que só escutam músicas de bandas, e não de cantores solos. Outros preferem cantores mais antigos ao invés dos novos.

O importante é você não focar no padrão na hora de inserir as músicas na playlist. Se não perde a graça do processo. Apenas vai adicionando as músicas, sem nem acessar a playlist.

Quando juntar uma boa quantidade (15 ou mais), pode escutar as músicas e anotar os temas retratadas nelas.

Caso prefira, escolha as músicas respondendo perguntas, como:

  • Qual música o seu personagem escutaria quando está chateado?
  • Uma música para quando estiver enraivecido, tanta raiva que precisa espairecer.
  • Música para quando estiver ansioso com uma viagem.
  • Aconteceu uma briga com o par romântico, ele escutaria música?
  • Uma lista de músicas que escutaria quando estivesse na estrada.
  • Quando passeia pela cidade, prefere música ou ouvir a rádio?

Conclusão

Uso da poesia e da música servem para desenvolvermos a personalidade de nossos personagens. Para isso precisamos pensar como eles, no que fariam e em como o fariam. Dá até um toque de realidade para a sua história.

Experimente fazer essa brincadeira, e anote todos os insights e percepções que tiver durante o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos