uso de formulário para escrever uma história
Dicas de escrita Produtividade

Use o formulário do google para escrever sua história

Algumas histórias precisam daquela ajudinha para serem criadas. Quem melhor do que os próprios leitores para dar uma luz no final do túnel? Na dica de hoje vamos falar do uso de formulário para coletar informações para a sua história!

Não precisa torcer o nariz quando tiver alguma dúvida sobre sua história, ás vezes queremos colocar tanta coisa em um enredo que esquecemos de um detalhe: ele pode ficar pesado para o leitor.

Sendo assim, iremos pensar na experiência que o nosso leitor pode ter durante a leitura. E para isso precisamos entrar em contato com ele, fazer algumas perguntas e entender qual o tipo de experiência literária gostaria de ter.


Leia também: Persona e público alvo: como conversar com eles


Vamos começar o passo á passo?

Determine cada tópico de sua história

Anote cada ideia que você teve para planejar a sua história, desde o gênero até o tipo de vestimenta dos personagens.

Deixando anotado esses insights, comece a agrupar os tópicos que são semelhantes ou que parecem se encaixar.

Vamos supor que você quer escrever um drama/romance policial, então deixará anotado cada detalhe que cogitou em adicionar na história.

  • Mistério;
  • Ponto de vista do investigador;
  • Capítulos do ponto de vista do assassino;
  • Uma mulher empoderada liderando a investigação do caso;
  • Equipe com pessoas que são boas em diferentes tecnologia;
  • Um possível romance;
  • Não revelar a identidade do assassino até o desfecho da história;
  • Um homem misterioso parece estar relacionado com os casos investigados;

Perceba que nesses tópicos, basicamente todos eles se conversam e combinam para compor a sua história de drama policial. Mas no tópico do romance podemos correlacioná-lo com o quarto e o último tópico.

Nessa etapa o foco é justamente alinhar as ideias que tem, a fim de entender qual linha você quer seguir com a sua história.

E então vamos para o tópico seguinte.

Destaque as informações em conflito

Com certeza irão surgir algumas ideias que parecem opostas, e por mais que deseje colocar todas no papel a história se tornará pesada demais para o leitor.

Destaque as ideias que você deseja levar para a sua história, mas que parece conflitante com as demais ideias. São esses tópicos que você irá levar para o seu leitor te ajudar a escolher.

No entanto, não chegue jogando nas mãos do leitor. Explique bem qual é a sua ideia, sem mostrar o spoiler da história. Dessa maneira fica lúdico até para você a forma como a ideia pode ser encaixada.

Diria que essa etapa é uma última chance de avaliar as ideias antes de jogá-la para o seu leitor escolher. Analise muito bem!

Conheça o seu leitor através do formulário do google

Nessa etapa você irá criar um formulário no google. Não se esqueça de se apresentar e deixar bem claro e objetivo o intuito daquela pesquisa.

Os tipos de informações que você pode coletar nesse formulário não é apenas saber que tipo de conteúdo sua história terá. Aproveite para conhecer os seus leitores.

Aqui vai uma listinha básica que você pode adicionar no seu formulário:

  • Idade
  • Gênero;
  • Quantos livros costuma ler por mês;
  • Quanto tempo dura uma leitura;
  • Gênero literário favorito;
  • Autores favoritos;
  • A mídia utilizada para ler livro (kindle ou físico);
  • Qual tema abordado em livros que mais gosta;
  • O tipo de narrativa que costuma ler;
  • Qual impacto que gosta de ter ao ler um livro.

Essas informações já vão te guiar na hora de escrever seu livro, pois o seu publico está falando sobre seus hábitos literários.

Não se esqueça de deixar claro que as respostas não serão compartilhados com terceiros. Dê confiança para quem estiver respondendo ao seu formulário.

Crie uma segunda etapa no formulário

Nessa segunda etapa você pode esclarecer sua dúvida sobre o enredo que deseja escrever, e que precisa da ajuda do seu leitor.

Explique o que for necessário explicar, novamente tome cuidado com spoilers, e então deixe as opções para eles escolherem.

Se for do seu interesse, você pode explicar cena por cena detalhando a forma como imaginou utilizar a cena ou características da história. O foco é fazer entendido para o leitor sobre qual a sua proposta de história, e dar liberdade para ponderar se esses insights são viáveis ou não.

Alguns autores chegam a utilizar esse método para, literalmente, o leitor determinar qual a história ele quer ler. É bem semelhantes ás blogueiras de maquiagem que deixam os seguidores escolherem o tipo de maquiagem á ser feita em um vídeo. Mas no caso, trata-se de um livro.

É uma boa para quem deseja se conectar com o seus leitores, principalmente para não comercializar.

Conclusão

Essa técnica faz com o autor conheça o seu público, e o que eles esperam por um livro. O mais interessante disso é também compreendermos o tipo de história que costumam gostar de ler. Assim podemos escrever algo que encantará o leitor, o fidelizando.

Os dados adquiridos em formulários devem ser utilizados como uma métrica para a sua história. E apenas isso. Não espalhe informações, não comente sobre as respostas para não constranger o seu leitor.

Com certeza essa técnica irá te ajudar quando estiver emperrado com sua história.

Veja outros assuntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *