Persona e público alvo: como conversar com eles
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Persona e público alvo: como conversar com eles

Nos tempos modernos é muito falado sobre a persona e o seu uso para atingir o público alvo do seu negócio. Entenda como isso funciona.

Para começar a carreira de escritor independente, com certeza é necessário sair em busca de estudos sobre marketing digital e de como vender o seu produto. E, é claro, irá se deparar com a premissa de que “quem não é visto, não é lembrado”.

Pode ser bem assustador para quem é inexperiente e até mesmo introvertido. Afinal de contas, essa premissa pede que você fale com o seu publico alvo de alguma maneira que os cative.

E nem sempre é uma tarefa fácil. Digo isso por experiência própria.

A importância da comunicação

Basta imaginar a seguinte cena: você está na internet e sem mais e nem menos, salta alguém querendo vender algum produto. Do nada!

É assustador, não é? Nem sabe ao certo para que serve aquele produto, e dependendo da situação nem deve saber quem está querendo vender.

Para fazer a venda é necessário ter uma relação com o seu publico alvo, assim poderá entender como que o seu produto irá resolver algum problema dele, ou então conquistá-lo á ponto de vender o seu livro.

E veja que eu disse publico alvo. Isso significa que não é todo mundo o seu cliente, e sim uma parte dela. Se não sabe qual é o publico alvo, uma ajuda é ver o google analystics ou então as métricas do seu instagram e pinterest para saber qual gênero, faixa etária, cidade está consumindo o seu conteúdo.

Dessa forma, você irá adequar o modo de falar, usar as mídias que chamem atenção desse publico e ajudem á elucidar o que está querendo passar.

Agora, se você não sabe como conversar com o publico alvo, entenda que é interessante criar um conteúdo sobre um determinado tema/nicho.


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O que essa comunicação gera

Muito bem, você já escolheu o seu nicho, sabe qual tipo de conteúdo criar e para quem. Agora vamos entender para que serve essa comunicação com o seu público.

Gerando um conteúdo de qualidade, você irá mostrar que entende do que está falando, e assim passará credibilidade sobre os seus produtos.

Caso seja do seu interesse, alguns instagrammers fazem lives e aulas gratuitas falando sobre trabalhar com o instagram para vender o produto. E a partir deles, irá perceber que é importante usar o seu conteúdo para posicionar no mercado, ensinar algo ao seu público e a conectar com eles.

Existem outros pilares para o uso do instagram, porém esses citados mostram uma relação proximal entre você e o seu público. Ou seja, hoje em dia busca-se uma relação de afinidade que resulte na venda do seu produto/livro.

O auxílio da persona

Esse sera um termo muito recorrente em sua jornada. Chega a ser cansativo encontrar a palavra persona aqui e ali.

Mas vamos lá.

Segundo o meu entendimento, persona seria a união de: características, valores, ideias do seu público alvo. É como um personagem criado. Exemplo: Magazine Luiza tem a Lú. Ela tem como principal função representar as pessoas que irão consumir o teu conteúdo.

(…) a persona é uma espécie de personagem, com nome, idade, história pessoal, motivações, sonhos, objetivos,desafios e preocupações. Como uma pessoa de verdade (Hotmart).

Tendo uma persona elaborada, fica fácil de desenvolver o modo como irá se comunicar com o público alvo em si. Até mesmo o tipo de palavras usadas, se vai usar palavrão ou não.

Alguns blogueiros falam que o uso da persona é uma ótima ferramenta para entender o seu publico alvo. Ela auxiliará até nas hashtags utilizadas pelo seu publico alvo e que tipo de conteúdo eles mais gostam de ver.

Caso tenha se interessado sobre o papel do persona, então não deixe de conferir os links deixados no final do post, para aprender mais sobre eles. E se quiser um post mais completo, comente aqui embaixo para que eu busque essas informações e faça um post bem explicado.

Onde posso falar com o meu público

Muito bem, essa resposta irá depender de onde você irá encontrar o seu público.

Atualmente, as pessoas buscam as redes sociais como ferramentas para encontrarem respostas. Por exemplo: pinterest é uma rede social imensa, e muitas pessoas procuram looks, tutoriais de maquiagem, decorações para diferentes festas, etc.

Ou seja, a pessoa acessa uma determina rede social já com uma pergunta á ser feita. No instagram temos hoje um alto índice de vendas de produtos ao tempo que a pessoa se conecta com as pessoas. É a lei da causa e efeito dito anteriormente.

Porém, não tem como usar o instagram e o pinterest para fazer um post mais discorrido sobre um tema. As plataformas não foram feitas para isso.

Apesar de não parecer, sites e blogs continuam sendo uma ótima pedida por dar esse espaço para construir essa relação. Principalmente para ensinar algo ao seu publico alvo. Além disso, imagina se um dia o instagram ou outras redes sociais deixarem de serem populares? Cadê o seu espaço para conversar com o seu público? O site/blog é seu, ficará no ar até que você peça para sair.

Veja as redes sociais como uma ferramenta de extensão do seu site/blog. Não se torne refém de um deles apenas, pesquise como usá-los corretamente. O pinterest é uma excelente ferramenta para aumentar o tráfego do seu site, por exemplo. Ele irá trazer novos leitores. Mas não vai achando que pode usar o pinterest e o instagram do mesmo jeito.

Por isso, pesquise!

Conclusão

Espero que com o post de hoje você tenha entendido o quão importante é falar com o seu publico, e como pode fazê-lo. Atualmente, muitas pessoas usam as redes sociais para ter essa relação de proximidade com seus possíveis clientes para gerar a venda dos seus produtos.

Dessa forma, evita-se a chatice só vender. Você vai estar dando muito mais para o seu público!

E para isso dar certo, é preciso conhecer e saber falar com eles. Veja a sua persona e saiba usá-la devidamente em seu novo trabalho.

Fontes para maior compreensão do assunto

Hotmart – Persona: o que é e como criar a sua!

Catraca livre – O que é e como criar a persona do seu negócio no Instagram

Projetual – Como falar com o seu público alvo

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