Planejamento lunar: rotina de acordo com as fases da lua

Planejamento lunar

Planejar o seu dia a dia dentro da bruxaria não é um bicho de sete cabeças. Basta ter um pouco de paciência, pois você terá de entender o significado de muitas coisas. Que tal começar pelo mais fácil, que são as fases da lua? Nesse post eu te ensino a como planejar a sua rotina de acordo com as fases lunares!

Muitas bruxas gostam de usar da prática da bruxaria em seu dia a dia, sem precisar ficar fazendo rituais elaborados. Algo que a mantenha conectada com sua espiritualidade o tempo todo. Contudo, muitos iniciantes não sabem por onde começar esse tipo de planejamento, e por isso resolvi dar uma pequena ajudinha à vocês.

No post de hoje irei te ensinar a como planejar suas metas e rotina de acordo com as fases da lua. É algo muito simples e fácil, desde que você se atente ao significado de cada fase, e a correlacione com os seus afazeres.

Vamos começar?

Determinando nossas metas

Leve essa lição para sua vida: sempre que for determinar algo do seu futuro, olhe para o seu presente. Veja onde está pisando, quais as ferramentas que tem em mãos.

Se você deseja iniciar na bruxaria, por exemplo, é provável que na sua mente tenha uma imagem do tipo de bruxa(o) que deseja ser. Quando eu comecei, super me imaginava como a personagem Cassie da série “The Good Witch”. Alguém intuitiva, que ajudaria as pessoas a resolverem suas questões de forma indireta.

Uma vez que você sabe para onde quer ir, então é bom olhar onde está. Isso é essencial para determinar quais passos devo seguir para alcançar esse objetivo. Vamos supor que convivo com familiares cristãos que podem não ser flexíveis com minhas crenças pagãs, que eu não tenho dinheiro para montar um altar mágico, que não tenho absolutamente nenhum item ou instrumento mágico.

Muito bem, eu sei quais são os aspectos limitantes, certo? Agora vou analisar o que é possível para o meu presente.

Posso estudar bruxaria através de PDF ao invés de comprar livros, posso fazer meditação, posso incorporar os significados das fases da lua em meu dia a dia.

Perceba, o que eu fiz foi listar coisas que o eu atual consegue fazer, e não requer os itens que eu não tenho. Dessa forma não fico dependente de esperar ter algo para iniciar a minha jornada na bruxaria.

E é isso o que você vai fazer agora. Pegue o seu caderno mágico e comece a fazer suas ponderações e análises. Se preferir, não precisa ser somente sobre a bruxaria, pode ser sobre qualquer área da sua vida. Até mesmo para superar alguma característica sua que tem impedindo seu desenvolvimento pessoal.

Atente-se ao que é possível de alcançar

Todos nós desejamos algo, porém algumas dessas coisas desejáveis não são possíveis de serem alcançadas. Por isso é importante analisar.

Estamos fazendo o planejamento de 2022, ou seja, aquilo que você deseja conquistar ainda esse ano. Não adianta colocar como meta algo que precisa de mais tempo, mais dedicação, maiores transformações. Opte por algo pontual e real para o seu presente.

Vou dar um exemplo: ir morar sozinha em outra cidade. Talvez precise de mais dinheiro pra encontrar um lugar pra morar, mobiliar, comprar comida, etc. Em apenas 12 meses, ou menos, você conseguiria tudo isso? Não. Precisaria de mais tempo.

Dependendo da meta que você estabelecer, talvez seja necessário não impor um tempo para cumpri-lo. Puxe a energia do Deus grego Cronos, ou Saturno da mitologia romana, o Deus do Tempo, e entenda que a natureza e seus ciclos tem seu tempo a ser seguido. Tudo ocorre quando tem que ocorrer.

Está tudo bem em demorar. Está tudo bem não ter várias habilidades. Essa é a sua natureza, por isso abrace-a e se conforte. Para esse planejamento focaremos em coisas mais pontuais para você se acostumar a alinhar sua rotina com a Natureza. Por isso comece pequeno.

Que tal aquele projeto do seu trabalho? Ou a rotina de autocuidado? Ir para a academia, maratonar aquela série no final de semana… comece com tarefas como essas.

Conhecendo as fases lunares

Muito bem estabelecido sobre quais passos você deve seguir para atingir seu objetivo, chegou a hora de espalhar pequenas tarefas em seu dia a dia de acordo com as fases da lua.

A lua tem fases, isso todo mundo sabe e já observou. A questão real e mágica é que ela influencia a todos nós, isso é comprovado cientificamente. No entanto, a sociedade atual se afastou da natureza, e isso significa que o nível de sincronização com a Lua é bem baixa por estarmos inconscientes à seu respeito.

Hoje você vai aprender sobre as fases, e com isso se tornará consciente sobre a Lua e sua energia. Será difícil não fazer algo do seu dia a dia e não refletir sobre a fase lunar da qual se encontra. E é isso o que eu espero que você trabalhe.

Lição mágica: você sabia que na Wicca a Deusa é representada de forma tríplice que varia com três fases da lua? Temos a Deusa em face Donzela (lua crescente) que mostra a fase de crescimento, inocente e desenvolvimento; a face Mãe (lua cheia) onde temos o ápice da vida, cuja mulher se torna força criadora; face Anciã (lua minguante) onde a Deusa se encontra no fim da vida, detendo diversos conhecimentos da vida o repassando a frente e se preparando para o renascimento.


Leia também:


Lua nova

Essa é a lua do início do ciclo, dos novos começos. Muitos bruxos começam seus projetos nessa lunação, enquanto outros falam que é bom aproveitá-la para refletir sobre medos, sombras e receios. Ou seja, olhar as partes desconhecidas de nós mesmos. Também é considerado o momento de nos transformar, nos curar para iniciar a nova vida. É fazer uma limpeza em nós mesmos para que tenhamos um novo começo.

Quando predomina a escuridão no céu há uma diminuição do campo magnético, um vazio: a vida está em seu estado inicial de semente. Para que ela nasça, é necessária a ação espontânea e o impulso. Prevalece o instinto e a consciência ainda não foi despertada.

Nesta fase, recomenda-se plantar sementes, seja como plantas em seu jardim ou como novos projetos e atitudes. Use esse momento para criar a fundação de seus desejos, mesmo que nem todas as sementes venham a germinar ou que todos os projetos vinguem.

Lua crescente

É a fase da lua que remete ao crescimento, como o próprio nome já diz. Agora que plantamos novas sementes e iniciamos os nossos projetos, é preciso que ela cresça forte. Você acabou de pensar em tudo que não deseja para si, já tomou a decisão de quais serão os seus recomeços, pois agora é o momento de fazer crescer suas intenções.

Tudo aquilo que espera que cresça, prospere, fortifica em sua vida, é nessa lua.

“Tempo da manifestação, quando as sementes brotam. O jardineiro sábio examina agora sua plantação e arranca aquelas plantas que não se desenvolveram. Os panos e compromissos assumidos na lua nova são revisados: alguns são descartados, outros modificados. Os brotos tênues representam o primeiro estágio de desenvolvimento de seus desejos mas exigem ainda muitos cuidados para vencerem as dificuldades”.

Lua cheia

Uma fase que representa a colheita, então reconheça os frutos adquiridos até então. Perceba como foi feito a sua autoanálise lá no começo, assim como os resultados dos mesmos. Mesmo que se tenha resultados negativos, aceite-as de braços abertos.

Dizem que por conta do Sol e a Lua estarem em momentos opostos na astrologia, pode ser que tenha alguma tensão ou desequilíbrios. Mesmo assim, é o momento de agradecer.

A lua alcançou sua luz plena e sua posição é exatamente oposta ao sol. Seu campo magnético influencia os líquidos dos corpos vivos e exalta a manifestação do potencial total. Não há como crescer ou brilhar além: os projetos atingiram seu auge. Se não percebermos essa realização, permitiremos a aparição da frustração e do descontentamento, o que leva aos distúrbios emocionais, a “loucura” da lua cheia. Os relacionamentos podem tornar-se obsessivos, pois os ânimos estão exaltados.

Lua minguante

É o momento de relaxar, pois um novo ciclo está por vir. É nesse momento que você avalia a trajetória que passou, revê quais os projetos que ainda precisam ser finalizados, e começa a se preparar para o recomeço.

É considerado um período de tração, recomposição e renovação. Sem a ação do campo magnético da lua, podemos mergulhar no vazio, buscando o bálsamo curativo do silêncio e da meditação. O campo deve ser limpo, a mente purificada, a percepção psíquica aguçada para ouvirmos a orientação de nossa voz interior. Na escuridão da lua negra podemos contemplar nossos objetivos mais elevados e abrir espaço para que o destino possa agir. Precisamos renovas nossas energias, preparando-nos para um novo ciclo, iniciando com a chegada da próxima lua nova.

Fazendo o planejamento lunar

Agora que você aprendeu o significado das fases da lua, vamos de atividade. Basicamente irá pegar cada tarefa que foi determinada anteriormente, e verificar em qual fase da Lua é ideal para executá-la. Deixarei uma listinha pra você saber o que fazer certinho.

  1. Faça tópicos com metas a serem cumpridas nesse ano;
  2. Determine cada tarefa, passo a passo para alcançar o seu objetivo estabelecido;
  3. Avalie as tarefas e as categorize entre começar, desenvolver ou finalizar.
  4. Determine as fases da lua para cumprir tais tarefas;
  5. Anote na sua agenda o dia que inicia cada fase lunar e as tarefas a cumprir ao longo da semana;
  6. Não se esqueça de anotar como se sente cumprindo esse tipo de atividade em seu Livro Espelho!

Experimente fazer algo pequeno e curto nesse primeiro mês, só pra você sentir a energia. Vá aumentando gradualmente, e jamais se esqueça de ir anotando como se sente ao cumprir essas tarefas nessas lunações.

Nesse tipo de atividade você deve levar em consideração os micropassos para alcançar a meta. Alguns deles podem precisar de um desenvolvimento seu, ou seja, você precisará estudar ou montar algum tipo de estratégia. Nesses casos tenha em mente que faz parte do seu desenvolvimento pessoal, mesmo que a meta seja profissional ou envolva terceiros.

Conclusão

Praticar a bruxaria no dia a dia não é difícil, só requer consciência por parte da bruxa. Saber que o que está fazendo é mágico. Para começar nessa sintonia com a Natureza, você pode espalhar os seus afazeres diários de acordo com as fases da lua, criando assim um planejamento lunar.

No começo você irá esquecer uma coisa ou outra, mas depois de aprender os significados de cada fase estará fazendo tudo inconscientemente. A grande chave aqui é você aprender e compreender.

4 Comments

  1. Que maravilha! Excelentes textos e estou amando receber teus e-mails! Agradeço

    1. Gratidão! Irei me esforçar para continuar a trazer esse tipo de conteúdo para vocês

  2. Estou adorando a página

    1. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural