Nono signo do zodíaco: Sagitário

Signo de sagitário

O sagitariano sempre busca algo novo para mergulhar, não se permitindo afundar em lamúrias. Conheça a energia que ronda o signo de sagitário.

Data: 22 de novembro a 21 de dezembro

Frase: “Eu vejo”

Verbo: ensinar

Palavra: liberdade

Natureza básica: filósofo ou jogador

Polaridade: masculino, positivo, yang

Quadruplicidade: mutável (flexibilidade e adaptabilidade do que foi criado)

Elemento: Fogo (entusiasmo adaptável)

Tipo do elemento: o fogo da brasa que já queimou mas ainda pode ser reaceso

Regente: Júpiter

Signo oposto: Gêmeos

Anatomia: Fígado, quadris, coxas, nervo ciático, sacro.

Metal: latão

Expressão positiva do signo: vivo, franco, magnânimo, justo, benévolo, leal, bem-humorado, compreende e reconhece a autoridade, a hierarquia e a disciplina

Expressão negativa: dogmático, falso profeta, exagero social, necessidade exagerada de se divertir, sabe provocar a admiração imerecida de sua pessoa, ostentação

A essência do signo

A palavra que descreve bem um sagitariano é a liberdade, pois eles estão em constante busca pelo novo. Seja através de viagens ou até mesmo conhecimento, eles preferem essa busca do que ficar em um lugar apenas rodeado de assuntos desinteressantes. Apesar de ser levemente curioso, o sagitariano se considera merecedor de tudo o que pode oferecer, e por conta disso ele terá um pensamento positivo sobre tudo.

Os sagitarianos são considerados duais, tendo de equilibrar a razão e o instinto de uma maneira que não se torne excessivo. A razão vem a partir do concreto, ideias abstratas e o conhecimento que as pessoas querem ter – dependendo da sua vontade em aprender, é claro. Já o instinto pode ter uma correlação forte com a espiritualidade e podem chegar á serem filosóficos, buscando a profundidade daquilo que é abstrato. Por isso, podemos dizer que o sagitariano está em expansão do eu, cada busca que ele faz, á cada aprendizado que tem, ele evolui seja mental ou espiritualmente sem nenhum receio e muito otimismo.

Onde habita Sagitário em nosso mapa, iremos além, saberemos sempre mais, evoluiremos quem somos. Faremos tudo isso sem medo, com a confiança de que somos capazes de enfrentar obstáculos, superar dificuldades e vencer qualquer batalha que surja durante o caminho.

É o signo que nos impulsiona a viver nossas mais engrandecedoras e divertidas aventuras.

Sagitariano e o limite

Se existe algo que incomoda um sagitariano é o tal do limite. Sempre sonhando com o maior, grandeza, a liberdade, ficar limitado á uma coisa só o agoniza.

Para entendermos isso, basta que nos lembremos que os sagitarianos estão sempre olhando para frente sob as pontas dos pés. Procurando algo novo para buscar, para idealizar.

Uma metáfora utilizada por astrólogos é um sagitariano sendo capitão de um navio, buscando por ilhas. Ao longe, ele avista o que parece ser um Oasis, mas ao se aproximar vê que não é bem assim. Tampouco ele desiste, já está de olho na ilha afastada e partindo em rumo dela.

De fato, isso explica a sua alegria, o alto astral que o ronda. O sagitariano tem em mente a motivação necessária para sair em uma busca, e por conta disso fica animado. Coincidentemente podemos adaptar tal metáfora á busca de conhecimento.

Todavia irá se sentir bem com migalhas, saber apenas o necessário. Sagitário se aprofunda, joga-se de cabeça para conquistar o alvo desejado. Nada pode limitá-lo á pouca coisa.

Simbologia de Sagitário

Na época de Sagitário, a força noturna é maior, excedendo a força diurna, e nossa mente volta-se para o interior, em busca de propósitos religiosos e filosóficos. As viagens, os esportes e os jogos poderão ocupar aqueles que não se inclinam para a intelectualização. O glifo de Sagitário é a flecha do arqueiro e um pedaço do arco. Diz-se que o signo representa Quíron, o centauro que foi educado por Ártemis e ApoIo, tomando-se professor de Aquiles, de Asclépio e outros heróis gregos. Todavia, Hércules feriu-o com uma flecha envenenada, e sua dor foi tão forte que ele preteriu morrer e trocar a imortalidade pela mortalidade de Prometeu, livrando-o do castigo de ser acorrentado a uma rocha enquanto abutres arrancavam pedaços de seu fígado.

A deusa Ártemis, ou Diana, a guerreira amazona, também é associada a este signo. Ela representa a mulher que provou sua força e sua destreza atlética para ser sacerdotisa da Lua. Assim, compreende-se a associação da força física e da sabedoria interior no signo de Sagitário.

A fisiologia de Sagitário

Sagitário é regido pelo planeta Júpiter, que rege o fígado e o pâncreas. Com freqüência, os sagitarianos tendem a ter fraqueza nesses órgãos, por serem super indulgentes. Ainda mais, Sagitário também rege as coxas, que são o nosso modo natural de locomoção; por esse motivo, os sagitarianos gostam de andar, de correr e de viajar pelo mundo.

Além disso, governa o nervo ciático, o maior nervo do corpo. Aqueles que têm uma forte influência sagitariana em seus horóscopos, freqüentemente têm problemas com esse nervo, que, às vezes, estão relacionados com a falta do mineral silício, associado a este signo.

Como se tornar um sagitariano melhor?

  • Ter mais foco nos projetos;
  • Ser menos orgulhoso e mandão;
  • Não acumular tantas atividades e dar um tempo entre elas;
  • Equilibrar um pouco de seu otimismo com realismo e responsabilidade;
  • Ser mais responsável, principalmente com dinheiro devido a expansividade jupteriana.

Fontes

Astrolink

Claudia Lisboa

A astrologia da Mãe-Terra – Marcia Starck

As plantas e os planetas – Ana Bandeira de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural