cenas de luta
Dicas de escrita Produtividade

Exercício de escrita: escrevendo cenas de luta

Estando de volta às minhas atividades aqui no blog, venho trazer um exercício bem simples para quem quer praticar escrever cenas de luta.

   E como bônus, trarei uma dica que vi nos manuais e blogs de escrita. 


Pratique narrando uma série/filme/anime

  Sim a dica é essa, pratique uma narração de algum filme, séries ou anime que você goste. Simples não? O objetivo é que você aprenda observando.

Resultado de imagem para cenas de luta anime gif

  Vou usar como exemplo a questão dos animes, que eu escolheria. Quando você assiste um anime, acaba entrando no universo dele. Perceba que estará em volta de palavras que definam armas e golpes, absorva isso e espere para usar em sua narração.
  Se quiser criar palavras para a sua história, em especial para nomear uma arma ou golpes, fique a vontade pois dá um toque de originalidade ao seu enredo.
  Note quais os personagens envolvidos naquela cena em questão. Se tiver mais de um personagem lutando, ou se tratar de uma guerra entre exércitos, então se prepare para o nível de dificuldade.
  Outra coisa a ser percebida – pelo menos em animes – em alguns casos os produtores mostram as reações de outros personagens que assistem a luta. Você irá mostrar essas reações em sua descrição?
  Em seguida comece a descrever a cena que está vendo. Pode ser tanto manuscrito quanto no word, apenas tente.
  Escolha qual a forma de narração que se sentirá mais à vontade. Pode ser primeira ou terceira pessoa. Ou então, faça as duas em momentos distintos e perceba qual delas você sentiu mais facilidade em escrever a cena.
  Não se preocupe com qualidade, afinal é apenas um exercício. Quanto mais você treinar, melhor ficará. De vez em quando se permita dar uma espiada em algum livro de ação – só para atualizar alguns termos interessantes.

Mas atenção!

  Cenas de ação podem se tornar bem cansativas para o leitor, por isso essas cenas devem ter total atenção sua. Evite de tornar a cena extensa demais, repleta de palavras difíceis que as pessoas não fazem ideia do que significa.
  Li uma vez que para a cena ficar menos maçante, seria interessante adicionar alguns diálogos.
  Dificilmente vi alguma cena de luta que perdurasse por mais de um capítulo. Se é uma regra universal, já não sei dizer. 

Veja outros assuntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *