Dicas de escrita Escrita Naturalizada

Minhas dúvidas ao escrever #1 – Número de palavras

Dúvidas ao escrever - número de palavras

Você sabe qual o número de palavras é o ideal para um livro? Não? Então venha descobrir a quantidade ideal para cada gênero literário.

Quando estamos escrevendo, algumas dúvidas surgem. É um processo natural, é claro. Por isso venho compartilhar algumas dúvidas que tive, e as respostas que encontrei.

É maravilhoso pensar que todos os escritores são pessoas criativas, tendo ideias geniais para seus livros. No entanto, a realidade não é bem assim.

Durante o processo de escrita nos deparamos com alguns questionamentos, sendo alguns deles cruciais para o andamento da história. Aí tudo para, o escritor pesquisa e lê buscando resposta para somente então retornar á escrever.

Primeira dúvida: número de palavras?

Nessa primeira experiência compartilhada, eu fiquei á perguntar sobre a quantidade de palavras que um livro deveria ter.

Já repararam que quem trabalha no ramo literário comentam sobre o número de palavras de uma história, ao invés de referir à quantidade de páginas ou capítulos? Se nunca percebera, passe á notar.

A dúvida surgiu enquanto escrevia o livro, e pensei se o formato que utilizo é pouco, se seria necessário aumentar o número de capítulos.

Ou seja, estava me baseando na quantidade de capítulos para determinar o tamanho do meu livro. Aí veio a pergunta, quantos capítulos seria o ideal?

Vamos contar as páginas ou palavras?

Para mim sempre foi mais fácil contar o número de paginas de um livro para saber o tamanho ideal de um romance.

Peguei o livro da Nora Roberts e contei 14 páginas em um capítulo.
Abrindo o word pude perceber uma imensa diferença. Os aspectos da diagramação: fonte, tamanho dela, espaço entre linhas, tamanho do parágrafo, margens, etc.

Sem falar dos diferentes tamanhos de livros que há.

Então, não é melhor se basear pela quantidade de palavras ao invés da quantidade de páginas? Já que existe tamanha diferença!

Por incrível que pareça, as plataformas de publicação online mostram a quantidade de palavras que a obra tem em geral. E também a quantidade que capítulo tem.

Foi aí que percebi que precisava me atentar á esse detalhe.

Observando atentamente as histórias que eu mais gostava de acompanhar, elas tinham uma média de 3 mil palavras por capítulo.

Quando vejo um capítulo com mil palavras, dá a sensação de que a história é curta e não terá tanto detalhe como eu espero. Contudo, há quem prefira escrever mil palavras por capítulo, por acharem ser menos cansativo para o leitor.

Pesquisando sobre o assunto

Em meio ás pesquisas encontrei uma pequena informação: mil palavras equivalem á 3 páginas. É mais ou menos a média, já que depende de toda a diagramação do texto. Sendo assim, é uma informação válida.

No entanto, não respondia á minha pergunta.

Continuei á pesquisar.

Encontrei outro site que falava sobre uma média de palavras para cada gênero de livro. Não seria uma regra fixa, pois cada autor determina a quantidade para sua história. No entanto, essa informação serve como parâmetro.

Livros de não ficção – 25.000 – 150.000 palavras
Ficção – Novela – 18.000 – 40.000
Ficção – Romance – 40.000 – 150.000
Livro Young Adult – 25.000 – 75.000
Livro Infantil – 250 – 1000
Contos – até 7.500
Noveletas – 7.500 a 17.500

Sabendo que existe uma média, pode nos ajudar durante o processo de escrita. Pois dessa forma, consigo distribuir a quantidade de palavras para cada capítulo.

Olhando a prática de autores estrangeiros

Enquanto olhava os stories do instagram, acabei me deparando com alguns prints da autora Julia Quinn em uma conversa com outra escritora, Lisa Kleypas.

Ambas são amigas, e trocam figurinhas. Principalmente por ambas escreverem o mesmo gênero literário romance regencial.

Basicamente o print era da Julia comentando precisar escrever 50 páginas por semana. Imaginei que ela dividiria cerca de 10 páginas por dia, para não se sobrecarregar, é claro.

Já a Lisa respondeu que escrevia cerca de 2 mil palavras por dia. Sendo que o seu mínimo poderia ser 1.500 palavras. A Júlia responde que nunca fez a contagem por palavras, e que não sabia dizer qual era a sua média de escrita por dia.

Ou seja, só nessa interação entre duas autoras bastante similares podemos perceber que cada autor tem seu método de contagem. Ambos são válidos!

O que devemos nos atentar sobre isso!

É maravilhoso saber que existem diferentes formas de medirmos o livro. Mas a questão principal é de sua principal função.

Não contamos as páginas, ou palavras, só para saber se o livro será grande ou pequeno. Pensamos na experiência do leitor.

Sou uma leitora que detesta livros grandes demais. Quando olho um livro com mais de 400 páginas já torço o nariz. Afinal, imagino que irá demandar muito tempo de leitura, o que me deixará mega cansada.

Imagina se estiver lendo um desses por aparelhos eletrônicos como Kindle ou celular? Cansa a vista!

Então na hora de escrever uma história devemos pensar nos leitores. Que meio ele estará utilizando para ler? Quanto tempo está dispondo para a leitura? Costuma se concentrar bem, ou apenas lê por ler?

Existe a diferença entre ler pelo celular e ler o livro físico. Para alguns, o físico é mais fácil de engatar na leitura, enquanto pelo celular a pessoa se cansa.

Ou seja, cada leitor tem sua experiência que é necessário ser levada á sério durante o processo de escrita.


Leia também: Planilhas para organizar uma história | Uso do formulário para escrever uma história


Conclusão

Não importa qual método o autor utiliza para saber o tamanho do seu livro. Seja por número de palavras ou por páginas, o importante é pensar na experiência do leitor.

Seja qual método utilizar, vá fundo!

Quer saber quantas palavras escrever por capítulo? Quantas você sentir necessário para expressar a ideia principal. Se puder, experimente ver quantas páginas ou palavras suas histórias tendem á ter. Talvez você tenha aí um padrão inconsciente de escrita já estabelecido.

Fontes

ConversaCult – Quantas palavras um livro famoso tem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados