Quatro dicas sobre publicação

4 dicas de publicação

   Que tal começarmos o ano tirando algumas dúvidas sobre escrita e publicação, para você se organizar melhor? É interessante tirar falar sobre isso, pois há muitas pessoas que querem entrar nesse ramo, mas que podem estar um pouco ressabiados.

  De forma resumida, irei far algumas dicas básicas sobre escrita geral e postagem de histórias/fanfics. São baseados em minha experiência, e até em alguns planejamentos que tenho feito ultimamente. Bora conhecer?


1) Onde posso postar a minha história?

  Pois bem, se você é um leitor ávido de fanfictions, então sabe qual plataforma é a mais conhecida em nosso país. Spirit Fanfiction é a plataforma que usei por longos anos (ainda tenho minha conta lá haha), e com certeza é onde você irá encontrar leitores para suas histórias.  Apesar dos pesares, são poucas as pessoas que fazem uso dessa plataforma para postar suas histórias originais. Contudo, não custa tentar.

   A segunda plataforma que recomendo é o Wattpad onde tem uma receptividade por originais bem maior do que a plataforma anterior. Além disso, eles dispõe de concursos de história que podem ser de grande ajuda para quem quer começar uma carreira.

   Nesse caso, Wattpad é a melhor plataforma para você começar o seu nome. Isso porque há editoras que ficam de olho de vez em quando. Super recomendo nesse caso.

  Ambas são possíveis de receber feedback, que em breve falarei sobre isso. 

2) Acabei de escrever a primeira versão da história, posso postar?

  Poder até pode, porém é recomendado dar uma revisada na sua história. A maioria das pessoas terminam de escrever e logo postam, passando a ter um cronograma de postagem. Então três vezes por semana, tem um capítulo novo, e assim vai.

  Durante antes eu fiquei nessa de postar logo de cara aquilo que eu escrevia. Hoje em dia, pego meus manuscritos e fico horrorizada com o que leio. Encontro erros gramaticais e, o meu maior erro ever, falta de coerência. Começo a história falando de uma coisa, e no final essa coisa já se transformou em outra coisa maior.

   Mesmo que sua intenção seja escrever uma fanfic, recomendo que escreva tudo primeiro e depois revise a sua história. Veja quais cenas devem ser retiradas, adicionadas e acrescentadas. Querendo, ou não, os leitores querem histórias boas então é essencial que se tenha isso em mente.

   Sempre revise, não tenha preguiça de revisar. Se tiver algum conhecido que possa te ajudar nessa tarefa, então peça ajuda. 

3) Como saberei se a história está indo bem ou não?

  O feedback é sempre importante, e nas duas plataformas há uma forma de você saber disso. Eles vem em forma de comentários, curtidas, compartilhamento, mensagens em chat privado, etc.

   No Social Spirit, o usuário que irá ler sua história poderá favoritá-la. Ao escolher essa opção, sua fanfic irá aparecer na categoria de favoritos no perfil daquele usuário, que seria meio que uma recomendação para quem for visitar seu perfil. Além disso, tem a opção de adicionar na biblioteca que é um pouco mais pessoal do usuário.

   Também tem a opção de adicionar na lista de leitura que fica no perfil do usuário. Então ele pode criar uma categoria e quem quiser saber quais fanfics estão ali, basta clicar.

   Outra forma são pelos comentários. Os usuário poderão comentar cada capítulo postado.

  Para o autor da fanfic, se for na aba “minhas histórias” lá você poderá ter acesso a um gráfico de cada história. Clicando na fanfic, terá acesso a um gráfico geral e um gráfico para cada capítulo, seja sobre comentários, visualizações e favoritos.

   No Wattpad as pessoas podem votar em cada capítulo que você posta, que seria semelhante ao favorito só que voltado para os capítulos. Diferente do Social Spirit, aqui os usuários podem comentar cada paragrafo de sua história, o que permite uma interação bem maior – já que é mostrado  que exatamente o leitor se refere em seu comentário.

  Em ambos, você poderá saber quantos favoritos/votos recebeu, comentários e visualizações. Então explore bem as plataformas e sempre responda os seus leitores. 

4) Não importa qual seja o assunto, pesquise!

  Isso é um fato, mas tem muita gente que não pesquisa o assunto que quer abordar em sua história. Se for falar sobre doenças, pesquise. Se for falar sobre esportes, pesquise. Se for falar sobre faculdade, pesquise. Nunca, jamais, em hipótese alguma, se esqueça que a sua história está passando informações para o leitor.

   Principalmente sobre doenças, sempre pesquisem antes de escrever. Caso queiram falar sobre esse assunto pesquise no google acadêmico artigos científicos, pois eles são mais confiáveis.

   É ideal que você tenha uma pesquisa para poder mostrar ao leitor informações válidas, das quais possa falar com propriedade.

   Até mesmo se você escrever sobre faculdade, entre em sites e veja a grade curricular para colocar na sua história e dar um toque de realidade.

   Evite ao máximo achismos e senso comum. 

Concluindo

  Essas foram algumas dicas que deixo para vocês sobre a escrita/publicação. E uma última dica que trago é a de dar tempo ao tempo. Não tenha pressa de escrever e nem de publicar sua história.

   Nenhuma obra de arte é feita do dia para a noite… as vezes né haha.

   De qualquer forma, quando escrevemos queremos dar a melhor experiência para os nossos leitores. Por isso é essencial que na hora de escrever tenhamos toda a dedicação e paciência para que saia o melhor de nós.

  É normal você errar, é normal que de inicio as coisas venham devagar. Todos passam por isso. 
Espero que tenham gostado e até o próximo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural