Transformando o Notion em um Bullet Journal

Bullet journal no Notion

Você já sentiu vontade de criar um bullet journal, mas sente que não tem toda a capacidade para aqueles belos cadernos? Pois saiba que há uma maneira de criar um bullet journal no seu computador, e personalizá-lo da maneira que desejar.

As vezes estamos passeando pela internet da vida e nos deparamos com belas imagens, que despertam desejos em nós. Ver um caderno todo desenhado, enfeitado bem organizado no pinterest com certeza já deve ter te deixado com vontade de fazer um. Até buscamos comprar um caderno sem pauta e canetas de diversas cores para começar.

Mas aí você se dá conta de que não faz a menor ideia do que escrever, nem de como decorar. Por mais que pesquise por inspirações, não é como se pudesse fazer belos desenhos ou ter uma bela caligrafia.

Se você se identificou com essa situação, saiba que existem uma saída menos trabalhosa: Criar um bullet journal no Notion.

Interessante, não? Então fique aqui comigo que irei te ensinar a como criar um.

O que é Notion?

O notion é um aplicativo de produtividade que auxilia as pessoas na hora de organizarem suas tarefas e compromissos. Além de poder ser usado no trabalho, Notion pode ser adaptado para qualquer esfera de nossa vida privada também.

Nele encontramos páginas, calendários, linha do tempo, quadros, tabelas, checklists e tantos outros elementos que nos auxiliam no processo produtivo. E o fato de ser possível usar tanto no computador quanto no celular torna tudo mágico, pois não ficamos refém de usar somente um meio. Ele estará à nossa disposição.

É possível comprar o Notion para quem deseja usá-lo para trabalhos em grupo, mas somente o individual já é o suficiente para usarmos.

Atualmente o Notion é o aplicativo que mais uso, justamente por ter tantos elementos nele. Quase nem uso mais o Evernote ou Trello, pois o Notion cobre suas principais tarefas.

Nele, fiz uma página exclusiva da Lua Natural onde organizo os temas de postagens e até mesmo planejo a Newsletter de nossa comunidade bruxa. Também o utilizo para organizar alguns estudos meus particulares, e, é claro, para organizar os meus livros.

Justamente por ter tantos recursos, ele é muito útil para os escritores. Consigo criar um quadro de visualização com imagens inspiradoras dos meus personagens, além de anotar ideias e organizar todo o livro. Não tem como não amar esse aplicativo.

O que é um bullet journal?

É uma forma de organização, que permite acompanharmos nossos hábitos diários de uma forma mais criativa. O seu principal atrativo é a própria pessoa soltar a criatividade para decorar o caderno sem pauta, e deixá-lo da maneira que desejar.

Por incrível que pareça essa é uma prática interessante e relaxante, pois enquanto estamos decorando o caderno várias áreas do cérebro são ativadas, como a criatividade. Até mesmo trabalhamos o motor fino (o movimento de pinça de nossos dedos) para criar traços e pinturas mais precisos. Isso é ideal para quem tem as mãos duras demais, inclusive.

Além de todo o processo prático, o bullet journal é excelente para encontrarmos padrões de repetição nos comportamentos. Se há algum dia que você não fez exercício, poderá anotar o motivo. Dali alguns dias, retorne e encontre um padrão de repetição. É como se fosse um diário pessoal.

Não precisa torcer o nariz se acha que um bullet journal é usado somente para a vida privada. Ele pode ser estendido para os estudos também. O fato de enfeitar o caderno ajuda muitas pessoas no processo de concentração, e é capaz dela lembrar do conteúdo escrito graças à tal processo.

Viu só como é interessante? Agora, vamos unir esses dois.

Usando o Notion como Bullet Journal

Não é um bicho de sete cabeças. Para te ajudar a compreender como ele pode ficar, deixarei no final desse post um link direcionado para uma pasta que tenho no Pinterest. Lá contém diversas inspirações de páginas do Notion que foram transformadas em Bullet Journal. Assim você poderá encontrar uma que seja à sua cara.

A primeira coisa que deve fazer é criar uma página na sua conta. Crie um título baseado no quê irá usar aquele bullet journal. Em seguida clique nos três pontinho do canto superior direito, e ative a opção de Small text para que o tamanho da fonte fique menor, e Full Width para que a página use o espaço máximo de tela. É claro que isso é opcional para você.

Agora separe todos os tópicos que deseja ter nessa página. Abaixo de cada tópico você escolherá um método ou elemento para ele. Vamos supor que o primeiro tópico seja sobre beber água no dia, então irá digitar os horários que deseja lembrar de beber água e adicionar uma checkbox. Para isso basta clicar no sinal de “+” que aparece ao lado de cada parágrafo. Abrirá um menu, clique em “Turn into” onde aparecerá diversas opções dos elementos que o Notion dispõem.

Como criar colunas no Notion para seu bullet journal

Isso é bem simples, cada parágrafo da sua página é como um bloco que é possível arrastar para qualquer canto daquela mesma página. Clicando nos seis pontinhos ao lado do sinal de “+” você irá ativar essa opção de arraste.

Então, é só arrastar o bloco até o espaço desejado até aparecer uma linha vertical azulada. Quando aparecer, solte. Mas lembre-se o espaço em que deseja criar essa caluna precisa ter conteúdo, não pode estar vazio. Se quiser, basta escrever uma palavrinha que já é o suficiente.

Para alterar o tamanho dessas colunas, basta passar o cursor no espaço entre as duas colunas até aparecer uma linha vertical cinza. Então a arraste ou pra direita ou pra esquerda.

Explore bem essas opções de arraste, pois assim irá conhecendo o que é possível de ser feito.

Adicione imagens ao seu bullet journal

Você consegue adicionar imagens no Notion que podem ser upadas pelo computador ou coladas (caso a imagem já esteja disponível na internet). Essas imagens podem ser usadas para títulos de um tópico, ou então apenas para enfeitar.

Para tornar tudo ainda mais harmônico, opte por imagens que tenham uma paleta de cores similares. Se quiser criar um journal sobre plantas, por exemplo, que tal usar imagens verdes? Uma vez que o Notion é branco ou preto (na sua versão noturna), e há a opção de grifar uma linha com certas cores, então cria-se uma harmonia em toda a página.

Quais temas posso usar no bullet journal?

Se você ainda não sabe qual fim teria o seu bullet journal, não se desespere. Deixarei aqui algumas sugestões, mas saiba que é possível usá-lo para várias coisas.

  • Organizar seus estudos acadêmicos;
  • Organizar lista de compras;
  • Organizar lista de leitura;
  • Organizar projetos de trabalho;
  • Planejar o conteúdo de suas redes sociais;
  • Planejar o conteúdo do seu site;
  • Visionboard;
  • Planejar e organizar um casamento ou outras festas;
  • Quadro de hábitos;
  • Bloco de notas e espaço de escrita (como para contos quanto para diário pessoal);

Geralmente, o Notion acaba sendo mais utilizado por estudantes e empreendedores. Como dito anteriormente, eu o uso para várias funções e dentre elas para os meus projetos de livros. Consigo organizar o período de escrita de cada um, além de ter acesso à página de cada um com facilidade (para isso, uso a função de sub-page).

Conclusão

O Notion é um dos melhores aplicativos para serem usados em nosso dia a dia, principalmente para quem precisa de um único espaço para tantas funções.

Eu sei que tentar explicar como transformar o Notion em um bullet journal não é fácil, por isso deixei suas imagens de referência para você compreender o formato. Só que as pessoas costumam ser bem criativas, e por isso a pasta que irei compartilhar a seguir pode abrir o leque de opções.

São várias formas de organizar o Notion, e por isso foquei em te ensinar como arrastar blocos e criar colunas. Mas não é nada complicado de fazer, viu?

Links Externos

Pasta do Pinterest com Templates de Notion

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos