Autocuidado Lifestyle

O que fazer quando estamos com baixa energia

O que fazer com a baixa energia

Já deve ter passado por um dia em que só de levantar da cama já sentiu que o dia ia ser cansativo e horrível. Corpo pesado, sonolência, falta de motivação para trabalhar. O que devemos fazer quando estamos com baixa energia?

Passar por dias assim não é muito estimulante, não é mesmo? Alguns ainda adicionam uma pitada de mau humor, por saberem que o dia não será tão produtivo quanto esperado.

Dependendo, ainda, da situação, a pessoa sente que o dia passa se arrastando tediosamente, que nada flui, nada se conclui. Adeus produtividade.

Mas existe uma forma de encararmos isso sem que a transformemos em um bicho de sete cabeças. Vamos conhecer?

Como saber o que é baixa energia

Basicamente a baixa energia é a falta de motivação corriqueira que temos no nosso dia a dia. É como se fosse uma preguiça. Uma coisa é sermos procrastinadores e preguiçosos, pois ao invés de fazer algo fazemos outra. No caso da baixa energia, nem uma e nem outra tarefa você terá vontade de fazer.

São dias em que nada parece estar bom. Não sente vontade de fazer absolutamente nada, e quando o faz, ele se arrastada de um modo angustiante. Parece que o seu fim está longe de você.

Geralmente, a baixa energia já é perceptível quando acordamos, em outros momentos aparece logo após uma tarefa em que colocamos muita energia.

Por que temos baixa energia mesmo depois de acordar?

Sim, pode ter relação com sua noite de sono. Quando temos uma péssima noite de sono, ou o mínimo incomodo noturno é capaz de atrapalhar, geralmente acordamos com a sensação de cansaço.

E isso pode inúmeras causas, desde calor, frio, comeu demais antes de dormir, dores musculares, insônia, pesadelos, etc.

Porém, mesmo com uma boa noite de sono pode ocorrer de você acordar com baixa energia. Nesse caso, pode ser algum tipo de doença (gripes e resfriados judiam de nosso corpo), ou então a sua psiquê está precisando de uma boa dose de motivação.

Ou seja, existem motivos físicos e psíquicos que podem impactar a nossa energia. Para saber ao exato o que é, você precisará desenvolver sua atenção sobre si mesmo.

Baixa energia na psiquê

Quando ocorre a baixa energia no campo psíquico, pode ter inúmeras influências. Até mesmo os planetas e signos podem gerar uma energia que te deixe mais quietinho, mais voltado para si mesmo.

Usarei uma analogia para você compreender melhor, é aquele momento em que a tartaruga volta-se para dentro do casco. Um momento em que a energia não está sendo voltada para fora.

Sendo assim, pode acontecer das pessoas se questionarem sobre as próprias motivações, sentirem necessidade de mudar alguma coisa, mesmo sem saber o quê exatamente. Também acontece de pessoas estarem sensíveis, ou então de realmente não se importarem em fazer nada.

Se está acontecendo no campo da psiquê, então é lá que iremos trabalhar, certo?

O que fazer quando estiver com baixa energia

É um excelente dia para fazer alguma coisa diferente, e isso irá depender de qual momento você percebeu que sua energia está baixa. Adapte essas indicações na sua rotina de forma que fique confortável.

Basicamente você irá tirar um tempo para cuidar de si mesmo. Isso aí.

Tente refletir o que ocasionou a baixa energia, fisicamente primeiro. Afinal, quando ficamos doentes acaba reverberando na psiquê também. Por isso tente perceber se há alguma questão física que esteja te incomodando.

Se não há nenhum problema físico, partimos para o mental. Brigou com alguém? Há algum pensamento que anda te incomodando? Existe um sentimento que te deixou para baixo nesses últimos dias? Emoções, sentimentos e sensações podem causar baixa energia, pois não queremos encarar determinadas situações que nos angustiem.

Caso tenha se deparado com algum pensamento, emoções e afins que tem incomodado, então é sinal de que precisa resolver isso. Não precisa ser radical, as vezes as resoluções mais simples podem nos ajudar.

Escreva em um papel o que está te incomodando. Se sentir vontade de descrever um pouco mais, o faça.

Meditação com quartzo verde

Depois de ter escrito o que lhe incomoda, peço que tenha em mãos um quartzo verde, ou qualquer pedra ou cristal dessa cor. Se não tiver uma pedra ou cristal, você poderá acender uma vela verde, ou simplesmente vestir uma roupa dessa cor.

Em seguida, faça uma meditação segurando o papel e a pedra. Veja-se caminhando por uma floresta com os pés descalços para sentir a vibração da terra. Sinta o papel em suas mãos, e o enterre na terra. Peça para a natureza te libertar desses sentimentos ruins e angustiantes, peça pela harmonia de sua energia.

Peça que a energia da cura e do equilíbrio possam entrar em sua vida naquele momento, pois precisa deles.

A cor verde carrega esses significados, cura e equilíbrio. O quartzo verde é ideal para esse fim. Se tiver algum colar com essa pedra, energize-a com o Sol e use. Depois desse exercício, queime a folha em que escreveu os sentimentos angustiantes.


Leia também: O que devemos saber sobre pedras e cristais


Outros métodos para equilibrar as energias

Outro método é fazer Yoga. Diferente de outros exercícios físicos, a yoga trabalha com a respiração. Essa pausa para alongar o corpo e fazê-lo respirar pode trazer a sua energia de volta.

Opte por fazer de manhã, ou então no momento em que perceber a baixa energia.

Também recomendo que reorganize o seu dia, para o caso de perceber a baixa energia logo pela manhã. Faça aquilo que é essencial, e nada mais. Se tiver algo que pode deixar para fazer no dia seguinte, então deixe.

Use o período da noite para fazer atividades relaxantes como ler um livro, ver um filme leve, um bom banho, etc. Vá diminuindo o seu ritmo lentamente para que possa dormir mais cedo e descansar. Cuidar de si mesmo é muito necessário, principalmente nos tempos em que nos encontramos, não é mesmo?

Conclusão

A baixa energia pode ser causada por motivos físicos ou psíquicos, que sinaliza quando algo não está indo bem. Pode ser considerado um sinal para que dediquemos um tempo para cuidarmos de nós mesmos.

Sendo assim, a baixa energia irá ocorrer de vez em quando, e não devemos ignorá-la. Entenda que nesse instante, você precisa cuidar melhor de si mesmo, há algo pedindo por atenção que pode ter ignorado nos últimos dias. Quando ignoramos algo, ela suga nossa energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados