Cozinhando juntos!

cozinhando juntos

Olá meus caros leitores!

Esses dias eu estava vendo alguns vídeos no youtube, e me dei conta que havia um canal que mostrava diferentes atividades para serem feitos entre pais e filhos. Uma das atividades que me veio à cabeça, era cozinhando juntos.

Basicamente, pais e filhos juntos na cozinham se desenvolvendo e se relacionando. A questão principal é ajudar as crianças a aprender sobre medidas (o que seria um copo, ou meia xícara), desenvolver o lado motor do corpo, a se relacionar com os pais, além de saber contribuir socialmente, entre outros fatores.

Nesse canal em questão, foi falado de deixar a própria criança fazer a maior parte das receitas. Quebrar ovos, cortar pão, misturar os ingredientes. Claro que os pais devem estar perto para poder supervisionar e auxiliar quando a criança precisar! O fato da criança fazer alguma receita pode resultar naquela sensação de “eu sou capaz”, então a criança vai olhar para os pais naquela expectativa “está bom o bolo que eu fiz?” “olha só o que eu consigo fazer”.

E sejamos sinceros, isso pode render um momento memorável para a família.

Mas aí você pensa, que tipo de receita posso fazer com crianças pequenas?

Receitas pequenas e que não leva muitos ingredientes são uma boa pedida. Além daqueles que possam ser feitos no microondas, ou que não precise de muito tempo no forno também seja ideal. Se for interessante, talvez comprar pacotes de brownies já feitos – que só precisa de óleo e ovos para fazer a mistura – é algo que eu sugiro. Bolos de caneca, cupcakes – que ainda vem a parte de enfeitar o bolinho, cada um cria o seu design, olha só que divertido!

Outro ponto que esse canal do youtube mencionou, e que eu concordo, é como mostrar a criança a receita. Não adianta dar a ela um papel cheio de escrita, principalmente pra uma criança que ainda nem sabe ler. Use figuras e deixe poucas palavras. Por exemplo, tem um desenho de microondas, a criança vai entender que precisa de um pra fazer a receita. Também coloque a figura de uma pessoa adulta, e fale que vai precisar de um adulto junto – ideia genial da Flávia Calina.

O que eu também considero bom seria os próprios pais fazerem esse tipo de “receita” com imagens. Atividades manuais para os pais saírem da rotina do trabalho, pode ser relaxante. Principalmente se tem em mente que está fazendo isso para seu filho! Se torna algo precioso e prazeroso de fazer, colocando imagens dos ingredientes e imprimindo a folha para entregar à criança.

Se tiver ainda mais disposição, podem até desenhar ao invés de colar imagens ou fazer no computador.

Crie um livro de receitas para que as crianças colem as receitas, e digam como que ela se sentiu em ter essa experiência, qual foi o momento que mais gostou, do que achou do resultado da receita… E que tal uma foto em família fazendo caras e bocas diante do prato de bolo?

As idéias são infinitas, basta ter disposição para se entregar a essa atividade em família. Lembre-se de que os pequeninos crescem rápido! Então é hora de aproveitar esse momento e ensinar coisas boas.

Caso tenham interesse em saber sobre outras atividades em família, acesse o canal da youtuber Flávia Calina. Garanto que inspiração é o que não falta 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural