A Lua na astrologia: relação com os signos e casas
Astrologia Caminho da Lua

A Lua na astrologia: relação com os signos e casas

Hoje iremos estudar a influência que a Lua tem sobre os signos e as casas astrológicas. Recomendo que tenha lido o posto introdutório dos planetas, para conhecer a força energética da Lua.

Todavia, irei relembrá-los de que a Lua trabalha com as emoções e é ligado ao feminino, sendo bem oposto ao Sol que estudamos na semana passada.

Uma vez mais irei pedir para estar com o seu mapa astral em mãos, e verificar onde sua Lua está posicionada. Faça uma reflexão sobre a descrição que irá encontrar por aqui com seus comportamentos e rotina diária.


Leia também: Planetas da astrologia: introdução breve


Se notar comportamentos que te fazem mal, busque substituí-los por comportamentos que te fazem bem. Digamos que iremos usar a astrologia como um método de autoconhecimento.

Os signos e a Lua

Outro ponto que é necessário lembrar, a força energética da Lua irá depender do signo e da casa em que se encontra. Alguns signos tornará a Lua exaltada, dignificada, detrimento e queda e isso repercute no comportamento da pessoa.

Segundo ponto: a Lua trabalha o feminino, as emoções, sendo assim, é bom refletir algumas características do signo nas relações familiares e amorosas.

Áries e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente agressiva

A vida é uma grande aventura, e ideias novas são muito bem vindas. Por gostar dessa liberdade, ao praticá-la terá a sensação de autorealização.

Como é típico do signo de Áries, há um entusiasmo presente, que trabalha de maneira natural. É interessante trabalhar a paciência, pois o entusiasmo, assim como o seu humor irregular, podem explodir com facilidade. Então é bom saber respirar fundo e evitar de ir com tudo em algumas situações.

Para trabalhar a paciência, é recomendado a prática de esportes e competições.

Outra característica que de Áries que pode aparecer é a independência. Dificilmente irá desejar ter ajuda de outras pessoas, e sempre irá pensar no eu primeiro. Dessa forma, pode ser visto como alguém é frio e distante emocionalmente. Por outro lado, essa independência pode ser boa, pois o tornará corajoso, só tem de tomar cuidado para não ser imprudente.

Sua característica principal é a agilidade. As reações mentais são rápidas, porém não levam em consideração a reflexão necessária para a tomada de decisões. É impulsivo e sentimental, ignorando por completo a razão.

Quando o assunto é receber conselhos, pode torcer o nariz. Não gosta de ideias vindas dos outros por parecer um sinal de que alguém está se sobrepondo á você. Prefere ser líder do que ser liderado por alguém. Esse comportamento tem é entrelaçado á sua iniciativa e independência.

No entanto, é preciso ter cuidado quando o assunto é liderança. Uma vez exacerbado, pode gerar uma dominância sobre outra pessoa, chegando a ter ciúmes.

Touro e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente estável

Se a sua Lua se encontra em Touro, então ela estará em exaltação. Por isso, a mutabilidade da Lua pode ser bem fraca, uma vez que Touro é um signo fixo.

O signo de Touro tem uma relação com os bens materiais, e aqui não é diferente. As emoções são dirigidas para esses bens, pois você acredita ser merecedor do bom e do melhor. Se passa por alguma situação que cause desconforto, então irá descontar ou na comida, ou comprando algo.

Diferente de Áries, Touro costuma ser bem cauteloso e pensar muito antes de tomar uma decisão. Há todo um trabalho reflexivo por trás e isso se torna bem forte quando a Lua se encontra nesse signo. Apesar do processo mental ser bem forte, ele costuma ser lento, pois há uma cautela em evitar erros.

Não pense mal dessa característica, afinal tudo o que deseja é fazer as coisas de maneira perfeita. E como detesta mudanças, o cuidado para garantir esse bom acabamento se torna imprescindível. Uma vez que a decisão seja tomada, irá seguir cada passo com determinação e ambição em conquistar o que deseja.

Quando se trata dos sentidos, então aqui há um alto desenvolvimento deles. Já tentou cantar? Pelo menos falando, sua voz é agradável e cantando pode ser também. Inclusive, as artes como música e dança, também podem ser agradáveis para você.

Só aceita ideias que são compatíveis com o próprio temperamento. Costuma ser conservador, convencional e por isso deve evitar de se tornar preguiçoso, orgulhoso, ciumento e teimoso em demasia.

Inclusive, a relação com outras pessoas costuma ser moldada por fidelidade e durabilidade.

Gêmeos e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente versátil

Como a Lua trata das emoções, e está no signo de Gêmeos, podemos dizer que a balança do racional e emocional está tendendo ao primeiro. Isso vem por conta da personalidade mutável, que impede um aprofundamento dos sentimentos, passando a sensação de ser alguém insensível.

Essa faceta da razão permite um trabalho intelectual muito bom. Raciocínio, observação de detalhes são algumas capacidades que a pessoa tem com força, porém elas são completamente desligadas de sentimentos.

Por isso é interessante trabalhar as emoções com a escrita de diários, poemas e até mesmo romances.

Esse afastamento para o emocional também impacta na intuição da pessoa. Da mesma forma que sua mente trabalha com rapidez, as pessoas com a Lua nesse signo podem gostar de ação, movimento.

Tratando-se de profissões, o lado artístico e literário podem ser uma boa, por envolverem a comunicação. Gêmeos trabalha bem com a comunicação. Só que haverá uma certa fula em querer fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Assuntos pessoas já são tratados de outra maneira, o afastamento surge e a impressão de ser uma pessoa fria se solidifica. Diferente da Lua, Gêmeos não se importa com o passado, e sim com o presente. A mutabilidade do signo impede que a pessoa seja fixa em algo, então estará buscando algo novo á todo momento, o que causa uma superficialidade nas relações.

Câncer e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente tenaz

Se a sua Lua se encontra em Câncer, pois bem ela estará dignificada. Sendo assim o signo e o planeta trabalham bem energéticamente.

Como Gêmeos é focado na razão, Câncer trabalha diretamente com as emoções. Simpático, protetor, confiante nos sentimentos, pode ficar apreensivo com assuntos que estão fora do seu controle.

Ligado aos sentidos, tem uma reação lenta e é sensível á energia vindas do exterior. Há um cuidado em não tomar a energia negativa dos outros, pois isso o tornará infeliz. Se a pessoa percebe que está sendo imposto algo nela, é provável que se sinta mal e ainda assim irá deixar acontecer.

Tranquilo, passivo, tem um amor suave e até mesmo romântico, principalmente com a família e o lar. Como a Lua é ligada ao feminino, o amor da pessoa é bem grande com a mãe, porém é preciso cortar o cordão umbilical simbólico, para evitar uma relação simbiótica. Inclusive, a pessoa será cuidadosa até com as finanças!

O carinho também é direcionado ás outras pessoas. As pessoas com a Lua nesse signo gosta do lar, mas adora se aventurar. Tudo é uma questão de ter um lugar para voltar.

As profissões que mais se adequam são teatro, música e poesia, por conta da expressão dos sentimentos através da arte.

Leão e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente dramático

A Lua em Leão nos mostra uma pessoa auto suficiente e autoconfiante, não gosta quando alguém dá pitaco naquilo que decidiu.

Afinal de contas, Leão gosta de liderar e ser autoridade. Combina com sua ambição e preocupação com status. Porém, nem tudo gira em torno disso, mas sim por haver a facilidade de organizar e liderar.

Tem comportamento egocêntrico e pretensioso, faltando-lhe objetivos. Tratando-se de relacionamentos, somente se entrega á aquilo que sente precisar se envolver, caso contrário não demonstra interesse.

E isso serve para a curiosidade, afinal aprenderá o que deseja de maneira rápida e eficaz.

Há uma necessidade de ser reconhecido pelos outros, de preferência aplaudido e admirado. E caso não sinta que está conquistando o seu publico, larga tudo e parte para a próxima. Ou seja, sua lealdade está ligada ao sentimento de valorização.

As pessoas se sentirão atraídas por pessoas com Lua em Leão, por conta de uma sexualidade e encantamento bem forte. Deve haver cuidado para não ser arrogante e dominador perante os demais.

Virgem e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente discriminador

Costumam ser pessoas que querem ser reconhecidas, e gostam de compartilhar suas experiências e auto-realização para os demais. Podemos dizer que a Lua enfatiza as qualidades mentais que são bem firmes e práticas.

Aqui a pessoa não valoriza o conhecimento em si, mas sim a forma que poderá utilizá-los. Sendo assim, não é incomum que a memória seja excelente, com uma análise e crítica ás impressões feitas cuidadosamente. Tendo esse trabalho mental, há uma necessidade de ser recompensado por conta dela.

Pode ter uma inclinação ao ocultismo e ciência, sendo pessoas clarividentes ou psicométricas. A intuição também pode ser trabalhada.

Falando de profissões, professor seria interessante por passar á frente o conhecimento adquirido e por ser imparcial quanto á vida privada. Também há um interesse em dietas, saúde e higiene, que podem impactar a vida pessoal com algum tique.

Tem um tino comercial por conta da sua perspicácia e meticulosidade com os detalhes. Trabalhos que envolvem diagnósticos podem ser uma boa pedida, como a psicanálise.

É necessário trabalhar melhor a auto confiança, e uma prática recomendada é o artesanato.

Libra e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente refinado

Como é típico de Libra, há uma busca de agradar os outros para evitar problemas, e ainda tendo a Lua nesse signo, essa relação impacta em suas emoções. Nesse caso, há necessidade de ser gostado pelas outras pessoas, precisando de sua aprovação. Dessa forma, o comportamento costuma ser diplomático e cortês como uma forma de agradar as outras pessoas.

Viver os altos e baixos da vida que variam de acordo com as situações da vida. Costuma ser popular e desavergonhado, mas negativamente isso pode torná-lo crítico. Diante de um elogio, pode se desmanchar, sendo necessário aprender a dizer não.

Consegue analisar os fatos mentalmente, porém não as coloca em prática. Podemos dizer que para essas pessoas, o julgamento é mais importante do que a execução de planos e ideias.

Gosta de música e artes, sendo um ótimo admirador ao invés de executá-las. As características mais marcantes envolvem o afeto e boa índole, tornando-o requisitado entre as pessoas.

Deve cuidar da influência que os outros tem sobre si, até mesmo na vida amorosa pode haver necessidade de se sentir desejado. Afinal de contas, as relações são importantes, e gosta de trabalhar em conjunto.

Escorpião e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente possessivo

Se a sua Lua se encontra em Escorpião, anote: está em queda.

Temos aqui uma personalidade forte. Entre os traços principais temos: impaciência, temperamental, ciumento, ofende-se com facilidade, rancoroso e vingativo. Pode ser uma pessoa que julga os outros e deseja dominá-los, porém de maneira sutil.

Quando se trata de interferência em seus planos e objetivos, não há tolerâncias. Contudo, existe uma bondade que lhe permite sacrificar alguma coisa .

Tratando-se de trabalhos, pode ser um ótimo executivo ou empreendedor. Se tirarmos a impulsividade, temos ali uma autoconfiança que lhe faz olhar em busca do sucesso. Por conta disso, consegue o que quer, porém a vitória pode perder o valor depois de um tempo.

É possível que em relações familiares tenha tido um dos genitores como um agente de possessividade. A pessoa com a Lua nesse signo, se torna ciumento e possessivo não somente com companheiros e relacionamentos, como também com os filhos.

Por ser uma pessoa com fortes características de observação e percepção, poderá investigar os outros de maneira profunda. O seu maior prazer é a própria vida e o sexo, pois os seus sentidos lhe dão prazer. Focar no conhecimento nem sempre é prazeroso.

Contudo, se a energia da Lua for usada de maneira negativa, nos deparamos com alguém com muita sede sexual, chegando a consumir altas doses de álcool. O seu maior desafio é aprender a lidar com as próprias emoções, e se alguma situação aconteceu, então deve perdoar e esquecer.

Sagitário e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente idealista

Podemos dizer que há um simbiose por aqui, pois as pessoas cuja Lua se encontra em Sagitário podem querer fazer tudo com todos juntos. Se puder se fundir, o fará!

Sagitário é um signo inquieto que busca algo novo, por isso seu julgamento e demais características sensoriais são bem perspicazes. No entanto, nada lhe agrada quando a mente se torna confusa, e coisas que não te interessam são descartados de imediato.

Porém, uma vez que há um foco, se torna agitado e sua mente se torna estreita para seguir aquele único caminho. Há necessidade de estar em constante movimento, podendo gostar de esportes, pois eles permitem uma certa liberdade no seu mover.

No campo das profissões, temos aí alguém bom para trabalhar com religiões, filosofia, poesia e música. Principalmente se há algo que envolver ajudar o próximo.

Existe uma necessidade grande de se sentir livre e independente, podendo ser um pouco brusco ás vezes.

Capricórnio e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente reservado

Lua em Capricórnio se encontra em detrimento! O comportamento da pessoa pode ser frio e tímido, reservado, inseguro, temoroso e sensível. Suas características não costumam ser emotivas e nem simpáticas.

A pessoa sente necessidade de ser reconhecido como alguém poderoso e importante. Ou seja, existe uma forte ambição de chegar ao topo.

No entanto, mesmo que tenha essa ambição a pessoa pode ser insegura á respeito da própria capacidade e valor.

Em comparação com os demais signos, a posição da Lua irá reagir no restante do mapa. Existindo uma característica pé no chão, ele é capaz de captar os aspectos favoráveis que existem no mapa, ou não caso tenha desafios.

Caso esteja bem espectada, teremos um sujeito com forte traço de liderança e capacidade administrativa. Já mau espectada, temos uma energia criativa bem baixa. É necessário trabalhar para evitar o alcoolismo e pensar mais nas emoções dos outros.

Talvez tenha tido uma boa influência parental, tendo um dos pais como alguém tradicional e conservador. Os pais podem ter estimulado o desejo de sucesso nos empreendimentos.

Quando falamos em dinheiro, a pessoa se torna bem cautelosa, por conta do seu senso comum e praticidade. Pode cultivar um lado acalorado, com ternura e ser mais humilde sem esperar ganhos ao dar algo para alguém.

No ambiente de trabalho, assume a responsabilidade e pode chegar em um alto cargo por conta de sua persistência.

Aquário e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente desprendido

Descarga emocional é quase um sinônimo para as pessoas cuja Lua se encontra em Aquário. O emocional dessas pessoas tende á se sobrecarregar, sendo necessário algum escape para tamanha tensão. Caso contrário, a frustração vem logo.

Essa pessoa pode se dar bem com o ocultismo e lidar com o seu campo espiritual. Pois existe uma mistura de instintos religiosos, humanitários, sexuais e científicos. A imaginação costuma ser fértil, pois existe muita energia criativa. O excesso dessa energia também vai precisa de descarrego, viu?

Costuma ser um bom amigo, que sabe conversar bem. Prefere ser alguém independente, inclusive emocionalmente falando. Mesmo que aparente ser alguém extrovertido e amistoso, existe um egoísmo ali no fundo. Alguns comportamentos de frieza e imprevisibilidade precisam ser controlados.

Digamos que Aquário é um signo ligado á humanidade, amizade e gentileza, porém com a Lua nesse signo existe a necessidade de um afastamento emocional. O exagero do distanciamento emocional podem causar solidão e dificuldade em se relacionar futuramente.

Por ser emocionalmente fria, essa pessoa precisa aprender á entender as emoções das outras pessoas.

Peixes e a Lua

Palavra-chave: emocionalmente instintivo

São pessoas afetuosas com outras pessoas, tendo um emocional ingênuo á ponto de não ver falhas nos outros.

Dificilmente irá observar uma situação com frieza e objetividade, as emoções estão tão atreladas que podem prejudicar suas relações. Podemos dizer que essas pessoas costumam ver a vida com lentes cor-de-rosa.

Encarar a realidade é muito difícil, pois o obriga a ver coisas que lhe causam desconforto e saem da zona de otimismo.

Entre as características de personalidade, temos: calmo, introversão, afável, simpático, bonachão, irrealista e sonhador. Costuma mudar de ideia com frequência, deprimindo-se com facilidade.

Haverá momentos que sentirá necessidade de ser amparado e amado pelos outros. Gosta de ver a beleza, harmonia e conforto em seu lar.

A Lua nas doze casas

Ufa! Finalmente chegamos na segunda parte desse post, onde iremos aprender sobre a energia da Lua nas casas astrológicas. Vale lembrar que no seu mapa astral podem haver mais de um planeta nele. É óbvio que cada planeta tem uma energia diferente, então não precisa se desesperar pensando que uma vai influenciar a outra só por estarem na mesma casa ou no mesmo signo, ok?

Vamos lá?

Primeira casa e a Lua

Palavra-chave: ambiental

Emocional, sensível e mutável são sinais de instabilidade. Uma vez que vença sua timidez, poderá ser alguém de sucesso, sendo reconhecido. Só tome cuidado para não ser ansioso demais em agradar as demais pessoas, ou ficar ressentido por sentir que teus esforços não são bem quistos.

A imaginação costuma ser bem forte, tornando a pessoa sensível ao ambiente. Fisicamente é ativo, e dependendo do signo que aqui se encontra (cardeal ou mutável) pode causar inquietação.

Segunda casa e a Lua

Palavra-chave: aquisitivo

A segunda casa é o lar natural de Touro, e como esse signo exalta a Lua, a casa causa uma exaltação acidental também.

O tino comercial é agudo, a pessoa se torna possessiva e é capaz de mudar os valores de outras pessoas. A situação financeira passará por muitas mudanças, podendo lucrar através da mãe ou esposa. De qualquer forma, há uma boa posição para os negócios e mulheres.

Dinheiro é algo que lhe dá segurança emocional, podendo ter uma característica bem mesquinha ou extremamente generosa. Sendo assim, podemos dizer que é uma pessoa bem apegada ao dinheiro e ás pessoas.

Terceira casa e a Lua

Palavra-chave: expressivo

Dramático, retrospectivo, curioso intelectualmente são traços de uma personalidade fascinante. Também é inquieto, adorando viajar e ser dominado pelo ambiente. Pode mudar muitas vezes de escola, não tendo concentração para estudar. No entanto, aprender melhor ouvindo os outros.

Tem ótima memória, mas detesta seguir uma rotina.

Quarta casa e a Lua

Palavra-chave: amante do lar

Câncer é o signo natural dessa casa, e por isso que a Lua na quarta casa está dignificada acidentalmente.

A pessoa tem como características: intuição, protetor, amando o seu lar e família. Sim, essa pessoa indica uma forte relação com os pais. Pode ser egocêntrico, sendo o eu e o meu algo motivador.

Como o passado é algo importante, as pessoas gostam de colecionar antiguidades.

Mudará de casa muitas vezes, principalmente se a Lua está em um signo mutável. E, também, é capaz de se isolar da realidade.

Quinta casa e a Lua

Palavra-chave: teatral

Emoções fortes expressas pelo amor ou desejo em ter filhos. É uma pessoa romântica e pode ter muitos casos durante a procura do prazer. Porém, se tiver muitos planetas em signos fixos, isso não chega a ser tão forte.

É uma pessoa charmosa e imaginativa, a criatividade é manifestada de acordo com o signo em que a Lua se encontra, e os aspectos que ela forma. Geralmente diz que o casamento será fecundo.

A Lua na quinta casa sugere um sucesso precoce, sugerindo carreiras no esporte, teatro ou ensino. A sorte nas especulações é sujeita á flutuações.

Sexta casa e a Lua

Palavra-chave: adaptável

Atenciosidade e mudanças são presentes. É uma pessoa trabalhadora, e espera que os outros trabalhem tanto quanto você. Há uma tendência de cuidar dos outros e de servi-los.

Pode ser um bom cozinheiro, se saindo bem em um trabalho que atenda o publico (mercados e restaurantes). Caso a Lua esteja em um signo fixo, pode esquecer aquela mudança dita anteriormente, mas se não é o seu caso, saiba que pode mudar de hábitos.

O nervosismo é expresso por doenças que podem ser psicossomáticas.

Sétima casa e a Lua

Palavra-chave: popular

Olha a pessoa popular socialmente aí. Temos uma pessoa sensível que reage á necessidade do público.

Falar de casamento pode ser difícil, e olha que existem muitas oportunidades. Inclusive, por conta da dependência emocional, pode se casar cedo, o que não significa que vai dar certo. Afinal de contas, é necessário desenvolver a maturidade quando o assunto é relacionamentos pessoais.

Pode atrair um parceiro sensível e instável, principalmente se a Lua receber aspectos desafiadores.

Oitava casa e a Lua

Palavra-chave: intuitivo

Segurança é uma necessidade inerente. A pessoa psíquica e que está interessada em assuntos mórbidos, que não são atrativos para demais pessoas.

Afeto, amor e sexo são importantíssimos, e se o aspecto for desfavorável, então a sexualidade poderá ser mau utilizada.

O dinheiro pode vir de um parceiro, sejam mulheres em geral. Frequentemente há um envolvimento com a administração do dinheiro dos outros.

Nona casa e a Lua

Palavra-chave: filosófico

A filosofia é desenvolvida a partir de sentimentos e devoção á ideais, tendo uma visão ortodoxa sobre religiões. Os estudos são importantes para essa pessoa, por conta da receptividade no subconsciente. Ou seja, tem facilidade em absorver o conteúdo, em enraizá-los e internalizá-los.

Tem uma imaginação fértil e adora viajar. Pode ser nômade, sonhador e inquieto.

Décima casa e a Lua

Palavra-chave: social

Mudanças na carreira são frequentes. Sabe lidar com com o público e mulheres. É recomendado trabalhos com marketing, comércio, navegação e qualquer outro trabalho que envolva um público.

A reputação é importante, e os seus sentimentos podem ser dominados pela ambição de alcançar o topo. Tem uma vida privada como se vivesse em um aquário.

Necessidade de ser socialmente útil.

Décima primeira casa e a Lua

Palavra-chave: amistoso

Ponto de vista superficial, desprendido e objetivo, mudando o alvo com certa frequência. Há tendência de ser aglutinador, se saindo bem no trabalho organizacional.

Tem muitos amigos e conhecidos com quem tem uma relacionamento mais fácil. No entanto, dependendo da aspecto da Lua, pode ser usado por amigos.

Décima segunda casa e a Lua

Palavra-chave: isolado

Inquieto, tímido, sensível, retraído, não gosta de ambientes estranhos. Ficar sozinho te ajuda a recarregar baterias emocionais. Também trabalha isolado, vivendo no mundo da imaginação.

É uma pessoa que se sacrifica, e evitando ao máximo de se envolver com pacientes, pode ser enfermeiro.

A Lua nessa posição pode indicar romances secretos. O subconsciente é ativo, podendo se ressentir por considerações imaginárias.

Veja outros assuntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.