Dicas de escrita Produtividade

Livros hot: o que devemos esperar dos leitores?

Livros hot

O gênero de livros hot está crescendo no mercado literário, fazendo com que algumas pessoas se questionem de alguns pontos. No post de hoje, quero esclarecer alguns desses pontos!

Caso você não saiba, os livros hot são aqueles que tem cenas de sexo presentes. Um famoso exemplo seria “50 tons de cinza”, que aborda alguns fetiches sexuais do protagonista masculino. Podemos dizer que livros hot focam na forte presença do desejo sexual entre os personagens, e a exploração de sua própria sexualidade.

Vivemos em uma era em que as pessoas se permitem falar à respeito de seus desejos sexuais. Sendo assim, não é de se estranhar que o número de livros que abordem essa temática tenha aumentado nos últimos anos.

Entretanto, há alguns pontos que eu quero destacar no post de hoje: uso de imagens com apelos sexuais e o público alvo.

Observando um post do instagram, me deparei com a discussão acerca de autores que escolhem imagens de pessoas seminuas para colocar na capa dos livros. Nos comentários, que apesar de serem poucos, todos continham a mesma opinião: o apelo comercial e falta de conexão com o livro em si geram frustração em alguns leitores.

Mas aí fica a pergunta, por que fazer o apelo sexual para ser lido?

Minha experiência com livros/fanfics hot

Você pode achar que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas quero que atente-se ao que irei te contar, pois faz muito sentido. A partir de então, você irá se tornar consciente sobre quem está lendo sua história.

Enquanto fanficwriter iniciante (por volta dos meus 16 anos), eu tinha muita vergonha de descrever cenas de sexo entre meus personagens. Sempre optei por fazer uso de parágrafos curtos, com palavras poéticas que remetessem ao ato em si. Nunca havia descrito elas detalhadamente.

Todavia, eu não recebia tanta atenção por parte dos leitores. Não tinha um número alto de comentários e nem de favoritos (na época, escrevia na Spirit Fanfictions).

Observei as fanfics mais populares, fiquei abismada com a quantidade de comentários e favoritos que aproximavam dos mil. Resolvi ler algumas delas, e percebi que em alguns capítulos haviam as cenas de sexo recheadas de detalhes.

Ficou muito claro que o problema não era a minha história. Depois de chegar à uma conclusão, comecei a escrever a trilogia e adicionei cenas de sexo, baseado no que eu tinha lido.

Não deu outra. Os números aumentaram em comparação com as histórias anteriormente publicadas. Colocar na caixa de avisos que a fanfic continha nudez e sexo, fez toda a diferença.

Mesmo tendo encerrado a carreira de fanficwriter, ainda recebo muitos comentários e favoritos de uma fanfic minha, que é carregada de cenas de sexo e nudez. Ou seja, o publico leitor realmente gosta disso.

O que os escritores devem perceber ao escrever livros hot

Há algo que devemos nos atentar ao publicar alguma história que contenha hot. Quem é o público leitor?

Posso afirmar que os leitores de minhas fanfics eram/são pré adolescentes e adolescentes. Digo isso baseado nas estatísticas que as plataformas tem, e nos comentários que recebo. Isso não significa que não existe a possibilidade de um adulto a ler, mas que as chances são baixas.

Como escritora, eu sei que minhas fanfics contém uma narrativa fraca. A história não chega a ser profunda e bem desenvolvida. Isso é algo que os consumidores de livros não iriam gostar, por achar que a fanfic é superficial demais.

E, de fato, é.

Mas para o adolescente não. Isso porque é uma fase que sai do infantil e vai para o adulto, e o mundo adulto é permitido falar e fazer sexo. Ou seja, o adolescente vê o sexo como a âncora que o determina como um sujeito maduro e não infantil.

É só perceber a forma como eles agem nas redes sociais. São os que mais falam palavrões, que pensam sobre o sexo. O diálogo é carregado de brincadeiras sobre sexo, como se fosse a coisa mais importante na vida.

Além disso, é uma fase em que os desejos começam á surgir. A pessoa se torna consciente das punções sexuais, do que lhe agrada ou não. Então consumir fanfics e livros que tem as cenas “hot” são como uma experiência e experimentação.

Diferença dos consumidores de livros hot

Podemos dizer que há dois tipos de leitores: o que leem para conhecer histórias e os que desejam saciar suas vontades e desejo.

Não pense que você pode ser um deles apenas. Tudo dependendo do momento da leitura. Há dias que releio alguns romances, pois quero focar no desenvolvimento do casal e não na aventura em si. Enquanto que há dias que foco tanto na história, que o romance passa despercebido.

No caso dos livros e fanfics hot, há aqueles que irão achar que o sexo é uma cereja do bolo. Eles irão analisar o enredo, o relacionamento do casal, e somar com as cenas de sexo. Enquanto que o outro lado irá ignorar tudo isso e focar apenas no que ele busca: as cenas sensuais.

Por isso recomendo ler os comentários de sua história, para perceber o que aquele leitor percebeu. E se tiver publicando gratuitamente em plataformas como wattpad, melhor ainda. Afinal, os leitores comentam nos parágrafos que chamam sua atenção. O padrão fica bem nítido, nesse caso.

Compreendendo que existem esses leitores que surgem apenas para ler o que é sensual, não estranhe que o escritor use fotos de pessoas seminuas em suas capas. Ele apenas quer ganhar a atenção de potenciais leitores.

Para quem for analisar a obra como um todo, talvez irá julgar a escolha do autor por achar que o livro, em si, não representa toda essa sensualidade. Enquanto que há outros que se sentirão bem satisfeitos.

Uso de imagens sensuais para capas de livros

A maioria dos escritores não são responsáveis pela criação da capa, mas são pela aprovação da mesma.

Não faço a menor ideia de como se dá essa relação entre autor e capista, uma vez que eu mesma faço minhas capas. Mas acredito que o capista conheça a história apenas de relançe, sem ter se aprofundado nela.

De qualquer forma, temos de ter a consciência de que a capa é a primeira interação que temos com um potencial leitor. Não recomendo que apele para a capa, à menos que sua história peça por isso.

Se o livro contém cenas hot, e o foco é esse relacionamento repleto de apelo sexual, tudo bem a capa ser assim também. Afinal de contas, é como se fosse uma sinopse através de imagens, e tudo estaria relacionado. A mensagem estaria sendo passada corretamente.

Agora, se o relacionamento do casal não tem ligação com essa sexualidade, então é desperdício de dinheiro. Pois os leitores irão reclamar, irão se sentir enganados. Isso pode prejudicar a marca do autor.

Podemos dizer que se for usar imagens apelativas na capa, faça-o somente se esse for o foco do enredo. Caso contrário, explore outras coisas.


Leia também: Capas de livros no Canva | Padrões inconsciente da escrita


Conclusão

A maioria das pessoas que consomem o hot passam por cima de todo o enredo e seus destrinchamentos, só para aproveitar das cenas sexuais. E uma parcela desse público pode ser menor de idade, inclusive.

Para chegarem até a história, eles passam pelo reconhecimento da capa, sinopse e gênero literário. Se essas três partes conotem o sexo como tema principal, eles irão ler. Mas se a história não cumprir com essas expectativas, a frustração do leitor será bem grande.

Não é um crime e muito menos repulsivo ler livros hot. Apenas tenha noção de que haverá uma parte do público que irá ler atentamente buscando sentido e coerência, enquanto outra busca apenas a satisfação através do sexo literário.

Me acompanhe no Pinterest para não perder nenhuma dica de escrita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados