Escrita em dia: alguns exercícios para a prática
Dicas de escrita Produtividade

Escrita em dia: alguns exercícios para a prática

Treinar a escrita envolve desenvolvê-la para melhorar a experiência do leitor. E existem diferentes maneiras de exercitá-la diariamente.

É importante avisar que, se você deseja tornar a escrita como principal ferramenta de trabalho, então terá de deixar a preguiça de lado para desenvolvê-la. Apesar de ser muito difícil um trabalho não ter a escrita, é essencial entender que a forma como ela será usada faz toda a diferença.

Diferentes uso da escrita

Como você irá usar a escrita em seu trabalho? Escrevendo livros? Cartas e emails? Escrevendo artigos acadêmicos? Livros infantis? Apostilas e ebooks?

Cada uma delas adapta a escrita. Você não vai usar a linguagem de artigos acadêmicos para escrever um livro infantil. Afinal o público alvo é diferente!

E esse é ponto principal: para quem você está escrevendo? Qual o propósito de estar escrevendo? Defina o seu público alvo e comece então á fazer as atividades.

Se está perguntando quais são os campos onde a escrita é a principal ferramenta, então temos: sites e blogs, ghost writer, jornalismo, redação de artigos científicos, roteiros para vídeos, etc.

Leia conteúdos similares ao seu

A primeira atividade é a própria leitura.

Quando lemos algum conteúdo, temos a capacidade de absorver sua linguagem, construção de frases e estrutura do conteúdo.

Experimente ler um livro clássico brasileiro, e tente escrever logo depois. É provável que seu cérebro esteja recheado da linguagem formal que você irá reproduzir inconscientemente. Não é uma regra, obviamente, mas vale á pena tentar.

É de suma importância ler, afinal dependendo do material escolhido, ele é o aprendizado em si. Ou seja, enquanto lê o conteúdo para aprender o que está sendo falado, você absorve a forma como foi escrito.

Se o objetivo for justamente absorver a escrita, então após ler escreva.

Desafio da escrita

Existem os famigerados desafios de escrita, que envolve cerca de 30 dias escrevendo um pouquinho todos os dias, diferentes temáticas.

Um dos objetivos envolve criar o hábito de escrever todos os dias. Muitos escritores não o fazem, ficam á espera de se sentirem bem ou estarem inspirados para botar a caneta no papel. Se o objetivo é trabalhar com a escrita, infelizmente é preciso ter o hábito diário da escrita. Principalmente porque alguns trabalhos envolvem clientes, e o seu cliente não vai esperar a sua inspiração.

Outro objetivo é treinar sua criatividade. Os desafios envolvem diferentes tarefas como “escreva um sonho seu” e no dia seguinte “teste um gênero que nunca escreveu”. Você irá explorar diversos cantos nos desafios.

E ainda um bônus: serve como banco de idéias para possíveis livros e temas para blogs. Tanto para características de personagens, até mesmo cenas para o desenvolvimento de um conflito.

Sendo assim, desafio da escrita acaba sendo uma ótima pedida para escritores de romances e ficção.


Leia também: Ghost writer – freelance para escritores


Diversifique a sua escrita

Trabalhar com a escrita vai além de autor de livros e jornalismo. Existem diferentes campos que se tornam essenciais o trabalho da escrita, principalmente nos negócios.

Por exemplo, sites e blogs. Apesar de não parecer importante, é de suma importância que o blogueiro tenha uma escrita fluida, a ponto de manter a atenção do seu leitor naquele post. É claro que isso irá somar, ainda, com um conteúdo rico em qualidade.

O que as pessoas buscam na internet, são respostas para suas indagações. Então, o texto precisa ser objetivo e claro, para que o leitor possa identificar com facilidade aquilo que ele procura.

No entanto, você não fará isso ao escrever um artigo cientifico, como outro exemplo. O seu leitor já é outro, e ele não terá indagações, ele estará te avaliando! Caso você esteja passando pelo TCC, claro.

Viu a diferença? Sua escrita irá depender do seu leitor e o que ele quer com a sua escrita.

E isso ajuda muito no desenvolvimento da escrita, afinal de contas irá aprender coisas novas que podem ser aplicadas uma á outra. Terceiro exemplo, fazendo uma tese de psicologia você adquire conhecimento que pode colocar em um livro romântico.

Escrevendo em diferentes campos, enriquece a sua escrita e refletirá em cada trabalho!

Pesquise métodos de escrita!

Usarei os escritores como exemplo, só para vocês entenderem o meu ponto.

Dentro do campo da escrita, muitos roteiristas famosos escrevem livros que ensinam métodos de escrita. Dentre eles temos: jornada do herói e método snowflake.


Leia também: Snoflake: um método para criar um manuscrito


Então pessoas que trabalham com a escrita desenvolvem métodos de construção de histórias, escrevem sobre ela e repassam o conhecimento á frente. Os métodos considerados ultrapassados, são adaptados aos novos tempos também!

Podemos entender então que um escritor iniciante, que deseja viver da escrita, pode investir o seu dinheiro comprando livros de autores que falam sobre escrita. E não vai achando que basta somente comprar e ler, mas também botar na prática.

Praticar o que é ensinado por outras pessoas é enriquecedor. E o ponto principal envolve o seu próprio desenvolvimento daquele método.

Explicando melhor, quando você faz a jornada do herói, obviamente irá seguir as doze etapas e desenvolver a própria história. Porém, haverá projetos que irão pedir que os doze passos sejam realocados, que sejam organizados de maneira diferente, para que a sua história fique interessante para o leitor.

Ou seja, você irá adaptar o que aprendeu de acordo com a sua necessidade.

Conclusão

Coloquei aqui no post os tipos de exercício que mais fazem sentido para mim. Porém, com certeza outros métodos de treino irão surgir, e eu vou adicionando nesse post.

Conseguiram perceber como que a escrita, apesar de parecer algo tão banal, também precisa de melhoras e dedicação? Não há nenhum trabalho no mundo digital e online que não peça isso.

Então, dedique-se á sua ferramenta de trabalho, busque aprimorá-la sempre sem preguiça.

Veja outros assuntos

2 comentários

  1. Oi, Alis
    Adorei o artigo, dicas valiosas. Obrigada por compartilhar.
    Trabalhar com escrita é necessário um aprendizado constante.

    Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

    1. Alis Green says:

      Gratidão Lilian! Fico imensamente feliz que tenha aproveitado do artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *