Oitavo signo do zodíaco: Escorpião

escorpião

Apesar de ser elemento água, o signo de escorpião não é fácil de se lidar. Envolto de desconfianças e sensível ao outro, o escorpiano tem muito a ensinar

Data: 23 de outubro a 21 de novembro

Frase: “Eu desejo”

Verbo: controlar

Palavra: força

Signo oposto: Touro

Anatomia: órgãos genitais, reto, ânus, uretra, próstata, intestino grosso.

Natureza básica: detetive, aniquilador

Polaridade: negativo, feminino, yin

Quadruplicidade: fixa

Elemento: Água

Tipo do elemento: água profunda, escura e parada do pântano, do lago, do mistério

Regente: Plutão Co-regente: Marte

Metal: ferro

Expressão positiva do signo: altivo, criativo, energético, apaixonado, intenso, firme na adversidade, leal, capaz de sentimentos e emoções profundas, corajoso, correto, profundo, capacidade para a pesquisa, intuição do invisível, poder de lidar com o além (e por isso é magnético), enigmático e misterioso, possui grande domínio de si mesmo

Expressão negativa: angustiado, controlador, voluntarioso, rebelde, negativo, revoltado, cruel, vingativo, impaciente com a mediocridade dos outros, passional, mórbido, violento, possessivo, ciumento, ressentido, invejoso, inflexível, arrogante, extremista, agressivo. É obsessivo com a agressividade voltada para fora. Não é irônico, mas é sarcástico, e sabe penetrar na fraqueza dos outros, tem espírito de destruição e não perdoa

Personalidade do escorpiano

Diferente de seu signo oposto, Touro, o escorpiano sabe muito bem como dar fim á algo. Há uma analogia ao signo de Escorpião á estação do outono, onde as árvores ficam sem seus frutos, suas folhas, tudo ganha uma coloração amarronzada, que mostra o final de um ciclo.

Em sua personalidade, pode ser destrutivo por conta da dualidade: ou fica ou não fica. Para um escorpiano, tudo rege o 8 ou 80, sem dar espaço para o impasse. Isso por conta de uma necessidade de dar um desfecho á situações, elas precisam ser resolvidas logo.

Contudo, ele não desiste da ideia. Muito bem pelo contrário, o escorpiano sabe muito bem como recomeçar. E novamente, em contraponto á Touro que sustenta algo, Escorpião prefere encerrar pra recomeçar, evitando manter algo.

No entanto, se ele fica estagnado no meio de algo, pode recorrer á crises para chegar ao fim do poço de vez, e a partir daí se erguer para o topo com total dedicação.

A desconfiança de Escorpião

Dentre as personalidades de um escorpiano, há uma dúvida de que nem todos são bonzinhos. Usando a analogia da chapeuzinho vermelho e o lobo mal, o escorpiano irá ver todos como um lobo mal.

Isso gera uma certa desconfiança de que alguém irá lhe fazer algum mal, que a pessoa não é do bem, que tem algo lhe perturbando e coisa boa não é.

Contudo, não devemos pensar que o escorpiano é alguém frio e distante, que só fica resmungando e pensando mal de todos. Seu elemento é a água, a sensibilidade, emocional. Escorpianos são emotivos, sim.

Essa desconfiança que eles tem, serve como um alarme para avisar quando a pessoa em sua volta não parece estar ali presente. Conviver com pessoas avoadas pode ser angustiante para um escorpiano.

Obviamente isso não quer dizer que, de fato, o parceiro não liga para o escorpiano. É apenas a desconfiança falando mais alto, gerando uma sensibilidade e atenção acerca de cada sinal que o parceiro emite.

A simbologia de Escorpião

O glifo desse signo é similar ao de virgem, porém no M ele possui uma flecha apontando para cima, sendo uma representação da energia sexual que é associado ao signo.

Escorpião é relacionado á vida e a morte, assim como a cobra e a águia. Antigamente, os egípcios observavam a constelação de Escorpião como uma divindade que soltava uma horda de escorpiões durante as anuais tempestades de areia. Assim, eles queriam se preparar e se protegerem, chamando as estrelas de serpentes. Já a serpente aparece em algumas mitologias como algo atrativo, e a troca de pele é usado para simbolizar a terra que se renova á cada estação. Por último, a águia representa a regeneração, o início de um dia e rumos novos. Em resumo podemos entender que tais animais estão representando o processo de morte e renascimento, a evolução a partir de várias mudanças.

A fisiologia do escorpiano

Fisiologicamente, Escorpião rege o sistema reprodutor e os órgãos de eliminação, como o cólon, o ânus e o reto. As pessoas que retêm suas emoções e não eliminam antigos padrões tendem a ter problemas nessas áreas.

Fontes

Astrolink

Claudia Lisboa

A astrologia da Mãe-Terra – Marcia Starck

As plantas e os planetas – Ana Bandeira de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural