Mitos de Hera: a deusa do casamentos

mitos de Hera

Uma das mais conhecidas deusas do Olimpo, que rege o casamento e o parto, Hera carrega consigo o status de esposa ciumenta e vingativa.

Primeiras histórias da Deusa

Hera é filha de Cronos e Reia, logo, irmã de Poseidon, Hades e Zeus. Assim como os demais irmãos, ela fora engolida por Cronos logo após ter nascido. Somente quando Zeus derrotara Cronos, e o obrigou á regurgitar os irmãos, ela fora salva.

Dona de uma beleza típica de deuses, Hera encantou o seu irmão salvador, Zeus. Mesmo que o novo deus supremo tenha tido outros casos românticos, ele não deixou a irmã escapar de seu charme.

Contudo, os mitos contam que Hera não era uma mulher fácil. O deus supremo teve várias de suas investidas ignoradas pela irmã. Somente ao se transformar em um cuco, é que conseguiu se aproximar dela.

A deusa se compadeceu do pequeno bichinho, e o abraçou em seu peito. Descobrindo que se tratava de Zeus, ela não resistiu á seu charme. Há quem diga, que após Zeus mostrar sua verdadeira forma, aproveitou-se da deusa para a estuprar. Devido ao ato vergonhoso, Hera fora obrigada á se casar com seu irmão.

Hera a deusa dos ciúmes

A maior parte dos mitos que envolvem a deusa, mostram o seu humor colérico em relação ao casamento. Não é para menos, já que Zeus é conhecido por ser infiel á esposa.

Ela caçava incessantemente as amantes de seu marido, assim como seus filhos. Aplicava castigos em alguns, tentava matar outros (como o caso de Hércules). Os mitos que envolvem o nome de Hera, são repletos de cólera e perseguição á outras mulheres, uma vez que ela não conseguia punir Zeus por ele ser mais forte.

É considerada uma mulher deveras ciumenta e vingativa. Qualquer outro mito que demonstre bondade, desperta uma sensação estranha em que lê. Afinal de contas, ela ficou popularmente conhecida por ser aquela que rege o casamento e não aceita traições.

Existem diferentes tipos de mitos que relatam as perseguições de Hera. Algumas são mais conhecidas, enquanto outras nem tanto.

Ursa maior e Ursa menor

Ao descobrir a relação extraconjugal de Zeus e a deusa Calisto, Hera transformou a moça em um urso, a obrigando fugir de caçadores. Quando Calisto reconheceu seu filho, Arcas, e correu para abraçá-lo, corria o risco de morrer em suas mãos. Afinal de contas, Arcas não reconhecera a mãe, e se preparava para usar uma lança em sua defesa.

Hera teria compadecido da situação, e antes que fosse tarde demais, transformou ambos em constelações. Contudo, ela não se esqueceu do romance da deusa com seu marido, e por conta disso pediu á Tétis e Oceano (divindades marítimas) que não permitissem as duas constelações á descansar nas águas.

Ursa maior e Ursa menor são constelações que giram em círculos sem jamais descansar para além das águas.

Io é uma vaca branca?

Zeus estava tendo um caso com Io, e ao perceber que sua esposa estava se aproximando, transformou a amante em uma vaca branca.

A deusa do casamento ficou encucada com a situação, e mesmo que o marido respondesse que não havia tocado na “vaca”, Hera percebia que se tratava, sim, de uma amante. Sendo assim, ela pediu a vaca branca como um presente.

Zeus não teve como negar o pedido da esposa, e deu a vaca como presente á Hera.

A vaca foi deixada aos cuidados de Argos, que era um monstro repleto de olhos. Quando o mesmo dormia, mantinha os olhos abertos, estando sempre observando a vaca branca.

Zeus não aguentou ver o sofrimento da amante, e pede ajuda á Hermes para que matasse o tal monstro. Após tocar uma musica que o fizesse dormir, Hermes arranca a cabeça do monstro e salva a vaca.

Hera ficou triste com a morte do monstro, e colocou todos os olhos da criatura para colocá-los na cauda do seu pavão. Mesmo assim, a deusa continuou á perseguir Io, e após Zeus prometer não ter um caso com essa amante, Hera devolve a sua aparência humana.


Leia também

Os amores de Zeus

Mitos de Apolo

Mitos de Athena


Hera enfrenta Zeus

Outro mito bastante contado, envolve Hera enfrentando Zeus. Segundo o que se conta, houve uma época que o deus supremo estava agindo de forma arrogante, ditando sobre os demais deuses do Olimpo. Tal comportamento não fora agradável aos olhos de alguns deuses.

Fora Hera quem sugeriu uma pequena rebelião á tal comportamento. Conveceu Poseidon, Apolo e Athena para darem um fim na situação. A deusa do casamento dopou o marido o fazendo dormir, enquanto que os demais o amarraram e fazer vários nós para que não escapasse.

Dizem que Tétis tomou conhecimento da rebelião e avisou Briareu – uma criatura gigante de 100 braços e 50 cabeças, conhecida como Hecatônquiros – que era tio e aliado de Zeus. Ele teria se dirigido para o Olimpo, conseguindo se esgueiras sutilmente até o local onde Zeus estava adormecido.

Quando o aliado fora liberto dos nós, despertara furioso. Zeus pegou seus raios e foi atrás de cada um que estava envolvido naquela pequena rebelião.

Alguns mitos falam sobre Hera ter pêgo o cinto de Afrodite, afim de fazer o marido se acalmar e a perdoar. Os efeitos do cinto seriam o próprio amor.

Já em outros, a deusa teria sido amarrada por correntes de ouro e pendurada no céu, onde chorou por conta das dores durante todo o dia e noite. Contudo, ninguém interferiu no castigo que Zeus lhe deu.

Depois de chorar e pedir perdão por seus atos, Zeus a libertou com a condição de que jamais se rebelasse á ele novamente.

Conclusão

Podemos ver que apesar do comportamento explosivo, Hera não tinha muita coragem para enfrentar o próprio marido. E mesmo sendo traída diversas vezes, ela ficou conhecida como a única deusa que se encontra casada.

Há quem ache os comportamentos da deusa como justificáveis perante as peripécias de Zeus. Há outros que descordem de suas reações, gerando aí uma certa rivalidade feminina.

Outro ponto que é bastante discutido envolve o papel de Hera como uma rainha do Olimpo. Alguns mitos falam sobre ela ser alguém de suma importância nas decisões dos deuses, enquanto em outros ela é conhecida apenas como esposa do deus supremo.

No geral, entende-se que ela tem uma posição inferior á Zeus e dificilmente é vista como alguém de imenso poder.

Fontes

Portal dos mitos

Mitologia Grega: 16 fatos sobre Hera | Hera a rainha do Olimpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural