Home Office e Feng Shui: Dicas para montar o seu

home office e feng shui

Trabalhar em casa pode parecer um sonho para a maioria, mas há alguns pontos que precisam ser levadas em consideração. Nesse post, irei te dar algumas dicas baseada no Feng Shui para montar seu home office.

Muita gente acha que home office é bem cômodo, pelo simples fato de não ter que enfrentar trânsito para trabalhar. E de fato, esse é um ponto bem interessante. Só que há certas coisas que precisam ser levadas em consideração.

Essas dicas visam apenas encontrar o lugar ideal para focar na produtividade, sem misturar a casa e trabalho. Se você não entendeu, vou te explicar melhor.

Evite ambientes de relaxamento

Ambiente de relaxamento são áreas como quarto, cozinha e sala. São espaços que estamos acostumados a ir para descansar e recuperar energias (seja pra dormir ou comer). Quando chegamos em casa, o cérebro já relaxa por saber que aquele lugar ele não precisa trabalhar tão intensamente.

Por isso que algumas pessoas não conseguem simplesmente focar a atenção e estudar em casa. Porque o cérebro está interpretando aquele lugar naquele momento como descanso.

Montando um home office no quarto, por exemplo, pode confundir o cérebro. Pois é um ambiente de trabalho ou para descansar? São extremos opostos, conseguem entender?

É compreensível que se há falta de espaço, o quarto é escolhido para ter uma mesa de computador. Muitos designers projetam os quartos colocando um espaço para estudos. Isso não quer dizer que é ruim, ou então que você terá dificuldades de se focar no seu trabalho por estar em ambiente de relaxamento.

Lembre-se é apenas uma dica. Se puder evitar, é melhor.

Se não há alternativas, então tenha uma rotina que possa te permitir sair do quarto em intervalos. Ao encerrar o trabalho, faça atividades de relaxamento para tirar a tensão do dia.

Tenha uma vida bem saudável.

Um cômodo próprio para ser escritório

Esse é o mais indicado, pois o cérebro consegue entender que o cômodo em questão é para trabalho.

Como dito anteriormente, quando estamos em casa ficamos mais relaxados. Tudo é uma questão de entender que há espaço de trabalho (onde adquirimos uma postura mais profissional e séria), e espaço de descontração (relaxamento nas demais áreas da casa).

Com um escritório, você poderá decorá-la com objetos e utensílios que são usados no seu trabalho. Essa decoração irá te lembrar inconscientemente que ali é seu escritório, que você está trabalhando e que precisa de atenção e foco nas suas atividades.

Ou seja, tornar o ambiente em um escritório serve como gatilho mental que o faz entrar no modo “trabalho” ao invés de “casa”.

Falando de decoração, no Feng Shui é recomendado que sobre a mesa de trabalho devemos evitar papéis. Afinal, estamos em uma era de tecnologia, e podemos salvar documentos online. Sobre a mesa não deve ficar papel. Na sua direita fica somente o que é preciso ser resolvido, e na esquerda o que já foi resolvido.

Dessa forma, quando for olhar para a esquerda, você terá uma visão ampla da quantidade de compromissos que já foram resolvidos. Isso se deve por às vezes terminarmos o dia com a sensação de que não houve progresso no trabalho. E ao olhar para a esquerda, você irá perceber que não é bem assim.

E quando não tiver solução

Se não puder ter um cômodo próprio, então determine um canto especifico de um cômodo. Cozinha não é recomendado, para evitar de comer em cima do computador. Não faz bem pra vista, hein!

Recomendo que escolha o cômodo mais amplo da sua casa, normalmente é a sala. Por ser um espaço amplo, você consegue ter maior liberdade no seu cantinho em torná-lo um escritório (nem que seja em só ter uma mesa com computador).

Evite ficar perto de televisão, principalmente se for uma pessoa que se distrai com facilidade. Talvez perto da janela onde pode ter uma boa iluminação e ter uma brisa leve passando por você (e por seu computador, pois irá ajudar á não superaquecê-lo).

Enfim, o canto foi escolhido então transforme-o no seu escritório. Tenha por perto dele tudo o que é necessário para suas tarefas.


Leia também: O acúmulo de coisas na sua casa devem ser evitados


Conclusão

Essa foi apenas uma reflexão sobre qual seria o local ideal para ter o seu home office. Se tiver condições invista em um cômodo próprio. Caso não seja o seu caso, escolha um cômodo amplo que possa caber a sua mesa de tarefa.

Durante o seu trabalho evite distrações e faça pausas regulares para se levantar e esticar um pouco as pernas. Não fique muito tempo sentado. Não coma na frente do computador e nem ligue televisão enquanto estiver trabalhando.

Vou deixar aqui abaixo nas fontes, uma máteria da Forbes sobre dicas de Feng Shui para o home office.

Materiais de leitura

5 dicas do Feng Shui para o seu home office – Forbes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural