Comece hoje a sua rotina de leitura

Comece hoje o seu hábito de leitura

Se deu conta que não tem lido muitas histórias ultimamente? Saiba que há uma maneira fácil e eficaz de concertar esse mau-hábito.

Independente se você é acostumado a ler com frequência ou apenas quer começar a ter esse hábito, pode acontecer de ficar vários dias sem ler algo interessante. A rotina do dia a dia monopoliza a nossa atenção, e acabamos nos afastando de pequenas tarefas que nos geram prazer, como a própria leitura.

Mas quando eu digo leitura, você já deve estar pensando em livros físicos e ebooks do kindle, não é mesmo?

Se a resposta for sim, saiba que irei ampliar a sua visão acerca da leitura, e te ajudar a criar o hábito de ler. Vamos lá?

Leitura não é somente livros

Essa é a primeira coisa que você deve entender. Até mesmo ler notícias na internet já é um hábito de leitura. Pense nos tempos de nossos avós e pais, que compravam jornais para saber das notícias que desejavam, nem que fossem apenas os classificados. Tem aquela imagem de lê-los todos os dias no café da manhã, não é mesmo?

Pois é, por incrível que pareça nos esquecemos que existem muitas coisas para se ler além dos livros físicos. O tipo de conteúdo é o que importa, o meio não.

Até mesmo ler fanfic no wattpad pode ser considerado um hábito de leitura.

Ler artigos de blogs sobre o tema que você gosta, independente se é para o trabalho ou por hobby, é um hábito de leitura.

Compreenda também que nem sempre você estará lendo um conteúdo muito bem escrito. As vezes irá se deparar com erros gramaticais e ortográficos, ou então irá ler algo bem incoerente. Mas ainda assim é uma leitura.

Que tipo de leitura você deseja fazer

Você quer um livro físico de fantasia, ou quer auto-ajuda? Gosta de ler pelo celular, ou prefere o livro físico? Qual tipo de conteúdo você quer ler?

Essas perguntas são essenciais para você perceber que tipo de leitura deseja fazer. Principalmente se for o tipo de pessoa que há dias em que precisa ler algo daquele tipo. Por exemplo: há momentos em que eu preciso ler um romance de época, porque simplesmente quero me apaixonar pela história de amor dos personagens.

Acontece de termos essa vontade louca, e quando elas aparecem são momentos ideais para dedicar um tempo à leitura. Claro, nem sempre a vontade irá pairar sobre um livro, às vezes pode ser sobre uma notícia ou um tema de trabalho.

Sendo assim, tente perceber que tipo de leitura deseja realizar, e em quais momentos. Uma história mais curta? Ou talvez deseje ler algum quadrinho? Quem sabe esteja procurando por um autor novo?

Dedique um tempo para ler

Não adianta deixar tudo na mão do acaso e pensar que com certeza amanhã irá arrumar um tempo para ler. Agende esse horário se for necessário.

Recomendo a leitura uma hora antes de dormir, para dar aquela desacelerada no ritmo do dia e já convidar o sono para a cama. Se conseguir pelo menos meia hora de leitura, já ganha uma estrelinha ao lado do seu nome.

Nem sempre temos tempo e vontade de ler, e isso é super normal. Porém, não quer dizer que devemos abandonar esse hábito por completo vários dias seguidos.

Para começar esse hábito, escolha algo curto e interessante. E então vá aumentando gradativamente.

Nesse hábito novo, evite ao máximo atrapalhar as outras tarefas do seu dia. Talvez seja necessário reorganizar seus hábitos para encaixar a leitura, mas tente colocá-lo em um momento do dia em que consiga se concentrar no quê está lendo.

Que tal um diário da leitura?

Sabe aqueles bullet journal que vemos pelo pinterest, onde as pessoas desenham um calendário e vai anotando quando elas cumprem determinado hábito? Seria algo bem similar.

Um diário da leitura ajudaria a pessoa a selecionar alguns textos das quais deseja ler e montar uma lista de leitura. Após a tarefa ser cumprida, poderia escrever um breve resumo do que achou daquela leitura. Dessa forma a pessoa irá se atentar à leitura e aprender algo com ela com mais consciência.

Basta pegar um caderno velho e mandar a ver.

Esse tipo de diário da leitura seria bem legal para você perceber um padrão. Que tipo de história você tem lido mais ultimamente, quais personagens mais gostou, e assim vai indo.



Conclusão

Criar o hábito de ler é apenas tornar consciente algo que fazemos o tempo todo. Estamos sempre lendo e recebendo informações, apenas não o consideramos leitura. Afinal, a maioria das pessoas devem achar que a leitura envolve os livros das editoras. Mas não é bem assim.

Basicamente é uma troca de informações entre o autor e leitor, então tudo é leitura. Se você consegue aprender algo de um pequeno trecho de uma música, já ganhou o dia.

O propósito desse post foi basicamente te fazer refletir sobre quais informações consome em seu dia a dia, e tentar trazer mais dele através de um hábito. Ler alguma coisa é essencial para o ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural