Bruxaria Caminho da Lua

Quais os significados das fases da lua

significado das fases da lua

Hoje iremos falar sobre o significado de cada fase da lua. É de suma importância saber seu significado, principalmente quando for realizar algum ritual. Sim, na hora de fazer um ritual é ideal saber qual a lunação apropriada para o propósito.

Esse post é para aprendermos sobre o significado da lua para quando desejarmos usar sua energia para algum fim mágico. Se quiser fazer um ritual e não se conectar à energia da lua, está tudo bem.

Futuramente farei uma postagem sobre as Luas Especiais e também sobre os Esbats, qe envolvem as celebrações da Lua Cheia.

Deixei destacado nas citações, trechos do livro “O anuário da Grande Mãe” da autora Mirella Faur, que nos aprofunda em outros significados que as fases tem.

Qual a importância das fases da Lua?

Já deve saber que a Lua influencia em nossas vidas, comportamentos dos animais, as marés. Porém, para algumas pessoas que seguem a Antiga Religião, as fases da Lua são consideradas a própria manifestação da Deusa.

Se já leu algum livro da Wicca, deve ter ouvido falar na Deusa Tríplice, não é mesmo? Pois bem, Ela é representada em suas três faces de acordo com as principais fases da Lua. Na crescente tem sua face donzela, na cheia sua face mãe, e na minguante a anciã.

Além disso, há o poder mágico da fase, sendo por esse motivo a necessidade de saber qual o significado delas antes de fazer algum ritual mágico. É como dito anteriormente, pois assim a sua intenção ritualística irá por água a baixo.

Lua Nova 🌑

Essa é a lua do início do ciclo, dos novos começos. Muitos bruxos começam seus projetos nessa lunação, enquanto outros falam sobre aproveitá-la para refletir sobre medos, sombras e receios, ou seja, olhar as partes desconhecidas de nós mesmos.

Também é considerado o momento de nos transformar, nos curar para iniciar a nova vida. É fazer uma limpeza em nós mesmos para que tenhamos um novo começo.

Quando predomina a escuridão no céu, há uma diminuição do campo magnético, um vazio: a vida está em seu estado inicial de semente. Para que ela nasça, é necessária a ação espontânea e o impulso. Prevalece o instinto e a consciência ainda não foi despertada.

Nessa fase recomenda-se plantar sementes, seja como plantas em um jardim ou como novos projetos e atitudes. Use esse momento para criar a fundação de seus desejos, mesmo que nem todas as sementes venham a germinar ou vingar.

Recomendação para sintonizar com a energia lunar:

Olhe para a escuridão do céu e uma noite de lua nova. As estrelas brilham, mas a lua é invisível, pois ela se fundiu com o sol.

Experimente o poder pleno de seu potencial latente. Este é o momento de apenas ser, sentir-se una com o vazio, com o desconhecido, com a escuridão e com o mistérios do cosmos.

Invoque a Deusa da Lua Escura e peça-lhe para ajudá-la a mergulhar no vácuo e despertar seu potencial adormecido.

Lua Crescente 🌘

É a fase da lua que remete ao crescimento, como o próprio nome diz. Agora que plantamos novas sementes, iniciamos os nossos projetos, é preciso que ela cresça forte. Você acabou de pensar em tudo o que não deseja para si, tomou a decisão de quais serão seus recomeços, pois agora é o momento de fazer crescer suas intenções.

Tudo aquilo que espera crescer, prosperar, fortificar em sua vida é nessa lua.

Tempo da manifestação, quando as sementes brotam. O jardineiro sábio examina agora sua plantação e arranca aquelas plantas que não desenvolveram. Os planos e compromissos assumidos na lua nova são revisados: alguns descartados, outros modificados. Os brotos tênues representam o primeiro estágio de desenvolvimento de seus desejos, mas exigem ainda muitos cuidados para vencerem dificuldades.

Recomendação para sintonizar com a energia da fase lunar

Abra-se para o mistério da lua e do mar, indo para uma praia (real ou imaginária). Contemple as ondas coroadas de espuma, observe seus pensamentos dançando com o sopro do vento. As ondas se formam, crescem e se quebram no momento exato. O poder real da onda vem de cima e de baixo, da ação da lua e das profundezas da água.

Invoque a Deusa do Mar e peça-lhe para ajudá-la a gerar seu projeto ou compromisso. Tome a iniciativa, começando a sua jornada com coragem e prudência.

Lua Quarto Crescente 🌗

É considerada a lunação do agir, tomadas de decisões. Se quer uma lunação para dar o primeiro passo, dizem que essa é a ideal. Tenha em mente que seu caminho não será fácil.

Representa o estágio seguinte: o crescimento. Os objetivos estão agora enraizados em nosso consciente e as plantinhas estão criando folhas. Há uma determinação em se concretizar os projetos e compromissos antes assumidos e revisados. É necessário agir, arregaçar as mangas e trabalhar, enfrentando desafios e procurando a direção certa.

Recomendação para sintonizar com a energia da fase lunar

Avalie seu jardim interior: quais as plantas ou árvores que você nele cultiva? Conecte-se a suas reais intenções, a seu propósito de vida, encontre sua direção e positive suas afirmações.

Invoque a deusa da união, e peça-lhe para ajudá-la a integrar seus opostos alcançando o casamento interior, a união do masculino e do feminino, do céu e da terra.

Lua Convexa Crescente 🌖

É também conhecida como Lua Gibosa, é a lua ideal para a reavaliação de tudo o que fez até então, e observar se realmente o caminho irá te levar até o seu objetivo. Porém, alguns bruxos já falam sobre a importância de prestar atenção em sua intuição. 

Se o caminho que você escolheu está fugindo do objetivo, ou se sentir necessidade de mudar algo em seu trajeto, o faça. O importante é não desistir. Esse é o momento de avaliar tudo cuidadosamente.

A lua está chegando ao fim de sua fase ascendente. Obstáculos podem aparecer na evolução dos planos, trazendo decepções ou desânimo. A planta está pronta para florescer, mas ainda é um momento que requer cuidados. É necessário clarificar e analisar as opções, apelar para a paciência e verificar os detalhes, talvez abrindo mão de algumas exigências.

Recomendação para sintonizar com a energia da fase lunar

Imagine-se contemplando um lago do topo de uma montanha. Sua superfície límpida reflete o céu e também revela as pedrinhas de seu fundo. Jogue uma pedra e observe o modo como a imagem se fragmenta. Medite a respeito das mudanças e dos obstáculos imprevistos.

Invoque a deusa da sabedoria e peça-lhe para ajudá-la a encontrar a verdade oculta nos padrões cíclicos de transformação.

Lua Cheia 🌕

Uma fase que representa a colheita, então reconheça os frutos adquiridos até então. Perceba como foi feito a sua autoanálise lá no começo, assim como os resultados dos mesmos. Mesmo que se tenha resultados negativos, aceite-as de braços abertos. 

Dizem que por conta do Sol e a Lua estarem em momentos opostos na astrologia, pode ser que tenha alguma tensão ou desequilíbrios. Mesmo assim, é o momento de agradecer.

A lua alcançou sua luz plena e sua posição é exatamente oposta ao sol. Seu campo magnético influencia os líquidos dos corpos vivos e exalta a manifestação do potencial total. Não há como crescer ou brilhar além: os projetos atingiram seu auge. Se não percebermos essa realização, permitiremos a aparição da frustração e do descontentamento, o que leva aos distúrbios emocionais, a “loucura” da lua cheia. Os relacionamentos podem tornar-se obsessivos, pois os ânimos estão exaltados.

Recomendação para sintonizar com a energia da fase lunar

Contemple o disco perfeito da lua. Descubra sua verdade interior, sua trajetória de vida, aceite-se em sua totalidade e expresse suas realizações.

Invoque a grande mãe e agradeça-lhe por sua colheita, pela culminação de seus planos e projetos. Peça-lhe ajuda para transmutar qualquer pensamento negativo ou atitude destrutiva.


Leia também: Esbats na Roda do Ano | Luas Especiais


Lua Convexa Minguante 🌔

Também conhecida como Lua Minguante Gibosa, é o momento em que a lua do agradecimento. Agradeça as oportunidades, aprendizados, os desafios, as mudanças e os resultados. Se houve aquele momento ruim, e que você venceu, agradeça. 

Agradeça as pessoas que participaram de sua jornada, nem que tenham dado um simples apoio moral e emocional para vencer o projeto iniciado anteriormente. Seja agradecido por tudo e á todos.

Dependendo da reação da fase cheia, a sensação pode ser de alegria ou tristeza, revendo o que foi feito e qual será o próximo passo. O momento requer introspecção e avaliação dos frutos: o jardineiro deve colhê-los ou eles apodrecerão. Os resultados devem ser avaliados com clareza e assumidos integralmente, independente de estarmos satisfeitos ou não. Deve-se colher aquilo que foi semeado. Disseminar significa dispersar: este é o momento e ajudar nossos companheiros que ainda não terminaram suas colheitas.

Recomendação para sintonizar com a energia da fase lunar

Encare seus medos, liberte-se dos padrões ultrapassados, reconheça e aceite as forças primitivas e emoções arcaicas que moram dentro de si para poder fragmentá-las e dispersá-las.

Invoque a deusa da natureza selvagem e peça-lhe ajuda para direcionar seus instintos e fortalecer seu poder.

Lua Quarto Minguante 🌓

Nessa fase nos vemos carregados de várias energias que adquirimos ao longo dessa jornada. É o momento de nos limpar mentalmente. Se quiser tirar algumas férias, visitar locais, o faça. 

É o momento de libertar toda a energia acumulada. Inclusive, se quiser fazer uma faxina física em sua casa/escritório, o faça. Os bruxos falam sobre, inclusive, cuidarmos de nossa alimentação!

Representa o acerto de contas. Completadas as tarefas e cumprido os prazos, podemos esperar, com humildade e paciência, pelas recompensas. Se não estivermos satisfeitos com o resultado final, devemos encarar os fatos e descobrir quais as mudanças internas necessárias para que, exteriormente, também haja melhorias. Podem aparecer sentimentos de inadequação e decepção; não devemos entrar em crise, mas sim aceitar a morte natural das sementes plantadas na lua nova, limpar o terreno e se preparar para um novo plantio.

Recomendação para sintonizar com a energia da fase lunar

Enfrente sua sombra, caminhe dentro de seu labirinto interior, liberte-se do medo para poder encontrar a saída. Aceite a morte de certos projetos, planos ou relacionamentos; encare a solidão, roque sua pele e explore seu subconsciente.

Invoque a deusa Górgona, e peça-lhe ajuda para trilhar seu labirinto interior, tirando sua máscara e descobrindo sua verdadeira face.

Lua Minguante 🌒

É o momento de relaxar, pois um novo ciclo está por vir. É nesse momento que você avalia a trajetória que passou, revê quais os projetos que ainda precisam ser finalizados, e começa a se preparar para o recomeço.

É considerado um período de tração, recomposição e renovação. Sem a ação do campo magnético da lua, podemos mergulhar no vazio, buscando o bálsamo curativo do silêncio e da meditação. O campo deve ser limpo, a mente purificada, a percepção psíquica aguçada para ouvirmos a orientação de nossa voz interior. Na escuridão da lua negra podemos contemplar nossos objetivos mais elevados e abrir espaço para que o destino possa agir. Precisamos renovas nossas energias, preparando-nos para um novo ciclo, iniciando com a chegada da próxima lua nova.

Recomendação para sintonizar com a energia da fase lunar

Aprenda a se desapegar do velho para abrir espaço para o novo. Transforme seus desejos em amor por si própria e compaixão por todos. Liberte-se de sua falsa identidade e busque sua verdadeira sabedoria.

Invoque a deusa da compaixão e peça-lhe para abençoá-la com sua luz e seu amor, regenerando sua vida. Dissolvendo as limitações de seu ego, você se tornará uma fonte de amor e abundância para todo o mundo.

Conclusão

O que você sentiu ao descobrir o significado de cada fase lunar? Já consegue se ver seguindo cada uma, a aplicando em seu dia a dia? Pois saiba que isso não é tudo. 

Ainda iremos estudar os Esbats, que fazem parte da Roda do Ano, e envolvem as comemorações em todas as Luas Cheias. E ainda iremos falar também sobre as Luas Especiais, que carregam significados poderosos para o nosso dia a dia bruxesco. 

É recomendo que continue a buscar mais conhecimento sobre as fases da lua, enriquecendo o seu conhecimento.

Fontes e recomendação de estudo

O anuário da Grande Mãe – Mirella Faur

Diário da Bruxa – A magia da Lua

Artigos Recomendados

8 Comments

  1. Bom dia! Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Eu amo a lua, me sinto conectada a ela, na lua nova me sinto energizada, renovada e a lua cheia fico agradecida pelas conquistas e pela sua beleza é natural pra mim, sou apaixonada pelo luar, pelo céu. Também acredito e faço uso do poder curativo das plantas, a natureza é tranquilizante, cultivo variedades de plantas e árvores e quando estou triste, abraços elas e logo tudo passa, eu converso com plantas e animais e sinto que sou compreendida, gosto de andar descalço na terra quando estou estressada, e simplesmente o sentimento ruim desaparece, é gratificante pra mim bejsss! .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural