O que um beta reader faz?

Heey minna-san!
   Para você escritor iniciante que não faz ideia do que um beta reader faz, o post vem esclarecer minimamente de suas dúvidas. Quando buscamos por informações para iniciarmos a carreira de escritor, sempre aparece aquela dica de um beta reader revisar o seu texto.
   Contudo, algumas pessoas podem não saber o que exatamente um beta reader faz, e o que esperar dele. Além de, também é claro, a maioria deles serem pagos para revisar os seus textos. 

O que é um beta reader?

   É um leitor beta, uma pessoa que irá cumprir um papel de leitor e avaliar a história do autor antes da mesma ser publicada. Então ele irá analisar a história, a estrutura, redação, personagens, etc.
   É a mesma coisa de um jogador beta, quando uma empresa lança um jogo. A versão beta é um teste, e a empresa recebe os feedbacks para fazer melhoras no jogo antes de lançá-lo oficialmente. Com a escrita é a mesma coisa.
   Para que essa análise seja feita, o escritor deverá falar para o beta reader todos os pormenores de sua história. Até mesmo o final! Pois assim, ele poderá avaliar se o seu manuscrito está sendo apresentado de acordo com o objetivo inicial proposto por você.
   Isso é essencial, já que tem muitos escritores que começam com uma ideia e no final da história tudo mudou e seguiu um rumo diferente. Chega a ser nítido na história a mudança de rumo. 

Por que um autor enviaria a sua história á um beta reader?

   Pode acontecer de escrevermos histórias e elas conterem incoerências, erros na estrutura, etc. Como o objetivo do escritor é chamar atenção do leitor, principalmente nas primeiras páginas, é necessário que a história esteja coerente.
   O beta reader irá dar um feedback para você, escritor, de coisas que precisa mudar e ajustar para publicar o seu livro. 
  Além disso, foi você quem criou a história. Você está envolvido com seus personagens, com as cenas que escreveu. Para você, sua história está ótima. Mas para um leitor que não tem conhecimento daquele conteúdo, que ainda irá ser apresentado á trama, os erros surgem antes dos acertos.
    É até por esse motivo que muitos escritores falam do escritor deixar a história descansar por alguns meses antes de revisá-la, pois você se desconecta do enredo e poderá voltar com um olhar mais crítica para a própria obra. O beta reader, nesses casos, vem como uma ajuda extra. 
   Uma coisa que é necessário deixar claro, é que o beta reader não irá corrigir a história por você. Ele fará sugestões e avaliar sua escrita. O escritor é quem deve avaliar essas sugestões e aplicá-las de acordo com o seu planejamento da história.  Então não esperem enviar um arquivo e que ele retorne para você completamente corrigido, pois essa não é função de um beta reader. 

Aceite as críticas de um beta reader

   O que muitos escritores acabam fazendo é evitar enviar o manuscrito para um beta reader, por terem medo de muitas mudanças serem feitas e de receber muitas criticas. 
   Pois saibam que críticas sempre serão bem-vindas. É essencial, também, que o beta reader saiba falar de uma forma que não ofenda o escritor, porém o escritor não precisa esperar apenas por flores e elogios.
   Digamos que o beta reader poderá cutucar a sua ferida. Se for necessário que você saia da sua zona de conforto, explore outras temáticas ou formas de escrita para que seu texto fique bom, ele o dirá para você. 
   Claro que isso não significa que o escritor deverá acatar á todas as dicas que o beta reader deverá dizer, afinal você é o criador da sua história. Apesar do beta saber os pormenores de sua história, afim de trabalhar com a coerência dos fatos e da narrativa, é você quem bota as ideias na prática.
   Se sentir necessidade, busque por outro beta reader. Mas lembre-se, aceite as crítica e as pondere. 

Conclusão

   O beta reader vem como um leitor que irá analisar toda a sua história e verificar a qualidade dela de acordo com os planos do escritor. Ele entregará um feedback que poderá nortear o escritor em sua escrita, o que é deveras precioso.
   Para quem for escritor iniciante e não tiver como pagar para um beta reader, procure por um que o faça de graça. Acredito que tenha alguns que possam fazer como um voluntariado, e que ainda assim o trabalho é de qualidade (afinal, queremos que nossas histórias sejam muito bem analisadas).
   E caso você queira se tornar um beta reader, procure estudar bem estrutura de textos, gramáticas e análise de conteúdo, e também veja artigos sobre feedback. Esse é um trabalho que pode lhe render muitas experiências.

Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos