Lifestyle

Perder peso ou alimentação saudável?

Perder peso ou alimentação saudável

Quando se determina um objetivo, sua atenção e foco ficam presos nela. Só que o desequilíbrio pode causar uma certa neurose, e tornar todo o esforço em um nada.

Existem pessoas que ao determinar o desejo de perder peso, elas focam no número que a balança mostra. Não se interessam em saber o seu próprio biotipo, nem se estão saudáveis ou não. Querem apenas baixar aquele número digital.

Outras pessoas mudam seus hábitos alimentares por buscarem algo que ajude seu corpo á funcionar melhor, á ser mais saudável. Ou… querem diminuir o número da balança.

Deixa eu te contar um segredo. Não seja ansiosa em perder peso, guarde sua balança bem escondido, e foque na sua saúde.

Vamos entender essa situação direitinho.

A ansiedade em perder peso

Quando alguém fala para nós que precisamos emagrecer, existem dois tipos de reações: a de ignorar tal comentário e a de se desesperar.

A partir do momento que tornamos conscientes que precisamos perder peso, fica difícil de ignorar certas coisas como o peso e espelho. Toda hora você irá querer parar na frente do espelho para procurar alguma curvinha, e acompanhar ela diminuir.

Tudo isso gera ansiedade para algo que pode demorar meses para conseguir o resultado obtido.

Tudo isso está começando por conta de um comentário desnecessário.

Algumas pessoas acabam comendo para apaziguar a ansiedade. Pois as comidas são deliciosas e geram prazer. É prazeroso comer um chocolate, uma pizza do sabor preferido. E justamente por adorar, você deseja cada vez mais ter esse sabor delicioso na sua boca.

E acaba se entupindo de comida.

Já outras pessoas não ligam tanto para o que estão comendo. O negócio é ter algo na boca. Malicioso isso, não? Mas é verdade. Por que vocês acham que alguns ex-fumantes acabam engordando ou descobrem que estão desenvolvendo diabetes? É pela necessidade de ter algo na boca.

Os psicanalistas tem a teoria do prazer oral, quem tiver interesse pode pesquisar sobre o assunto.


Leia também: Ansiedade – descubra se você é uma pessoa ansiosa | Sanduíche saboroso!


Foque na sua saúde!

É muito óbvio esse tipo de frase, e as pessoas estão carecas de saber que o objetivo não é perder peso, e sim ter um hábito alimentar que seja saudável.

https://s3-us-west-2.amazonaws.com/secure.notion-static.com/0e03d314-3fb6-45c4-84a8-71c21716a7a5/Perder_peso_pin_2.jpg

Ainda assim as pessoas adoram criar dietas que proíbem o consumo de certos alimentos.

Entenda que seu corpo precisa de proteínas, carboidratos, açúcar, vitaminas etc. Os alimentos proporcionam esses nutrientes, e tudo o que precisamos tomar cuidado é evitar os industrializados.

Você pode comer sua pizza de quatro queijos.

Pode comer o seu hamburguer de três carnes.

Você pode tomar o seu milkshake cheio de chocolate.

O que é preciso fazer é evitar excessos.

Algo que eu recomendo é você saber quais os nutrientes que o seu corpo está pedindo. Faça o cardápio da sua casa variando os pratos, mas focando em ter os nutrientes necessários.

Isso serve principalmente, para quem tem problemas de saúde. Foca na sua saúde!

Por que devemos focar na saúde e não no peso?

A perda de peso acaba sendo uma consequência do estilo de vida que você leva. Se é uma pessoa que come bem e faz exercícios, é provável que perca alguns quilos.

Porém, se você não está fazendo um acompanhamento médico e quer perder peso baseado no que vê no espelho, eu te digo que é um baita desrespeito ao seu corpo.

Existem diferentes biotipos, alguns tem uma musculatura maior o que passa a impressão de serem mais “gordinhos”, sendo que na verdade não são. O oposto também existe, e assim vai variando.

Por isso quando o assunto é emagrecer que seja por saúde, fazendo acompanhamento médico para saber do que o corpo está precisando e o que está lhe fazendo mal.

Podemos fazer mudanças alimentares por conta própria, experimentando horários e alimentos diferentes. Atente-se apenas em como seu corpo reage.

Use esse momento para se conhecer melhor, para perceber se costuma sentir muita fome ou se é apenas costume comer em certos horários. Se mudando a alimentação, sente alguma diferença no trabalho, nas idas ao banheiro, até mesmo para dormir.

Com certeza os hábitos alimentares tem influência em nosso dia a dia.

Vamos repetir esse lema uma vez mais: o foco é na saúde e não no peso.

Conclusão

Ame a si mesmo, ame cuidar do seu corpo. Torne-se apto á perceber os sinais que seu corpo emite, e tire os alimentos e hábitos alimentares que prejudicam a sua saúde.

Guarde a balança, e ao se olhar no espelho repita olhando bem nos seus olhos “hoje vou me cuidar, pois eu me amo”. Ninguém, além de você mesmo, tem a responsabilidade de cuidar do seu corpo.

Por isso, mude seus hábitos alimentares com saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados