Five Night’s at Freddys #1

fnaf 1

Faz muito tempo que eu queria trazer esse jogo para o blog, por conta da história que gira em torno dele. Por ser um jogo de terror, eu não tive lá muita audácia de jogar. Só que isso não quer dizer que eu não tenha maratonado centenas de vídeos de gameplays e teorias sobre o jogo.

Sinopse: Bem vindo ao seu trabalho de verão na Freddy Fazbear’s Pizza, onde tanto crianças quanto seus pais vem para se entreterem e comer! A atração principal é Freddy Fazbear, claro; e seus dois amigos. Eles são robôs animatrônicos, programados para divertir a platéia! (Steam)


Resultado de imagem para fnaf 1 gif

 Sobre o jogo

  Você foi contratado pela pizzaria para ser o guarda noturno, um vigia do estabelecimento. Seu trabalho é ficar em uma sala pequena, olhando as câmeras a partir da 00h até as 06h da manhã por 5 noites.

   Porém, enquanto estiver olhando as câmeras,mais precisamente a que fica no palco, irá perceber que um ou dois dos animatrônicos não estão lá. E na medida em que troca de câmera para outros cômodos, perceberá que eles estão caminhando até você.

   Alguns dizem que é uma falha no sistema dos animatrônicos que irão acreditar que você, vigia, é um endoesqueleto. Um edoesqueleto é a parte mecânica e robótica que fica dentro da fantasia dos bichinhos. Então, se eles te pegarem, você será colocado em uma dessas fantasias e é fim de jogo.

  Se não me engano, já no primeiro jogo você poderá desbloquear uma noite extra, cujo o nível de dificuldade é maior do que as fases anteriores. Leva-se em consideração que a primeira noite costuma ser a mais fácil de ser jogada, tendo o nível de dificuldade aumentando no decorrer das noites seguintes.

   Os animatrônicos que costumam sair primeiro são Chica e Bonnie, a galinha e o coelho. Na câmera do palco vemos ainda o Freddy parado, sendo que ele aparece somente quando a energia acaba.  Sim ainda tem isso para se preocupar. Daqui a pouquinho falarei sobre como você deverá se proteger.

   De vez em quando você deverá ver a câmera na toca da raposa pirata, Foxy. Se não me engano, para evitar que ele venha te atacar é necessário ficar com a câmera focada nele por algum tempinho, pois ele sai de fininho de seu lugar.

   Com isso temos 4 animatrônicos. Certo? Errado. Há ainda um quinto robô que dificilmente aparece. Chamamos ele de Golden Freddy, pois ele é um Freddy amarelado, enquanto o outro é marrom.


  O Golden Freddy é diferente dos demais, seu rosto é estampado em cartazes pela pizzaria e quando temos seu jumpscare, ele fecha o jogo. Diferente dos demais que tem a tela de gameover, esse crasha o jogo.

  Para se proteger dos animatrônicos não há muito o que fazer. Você tem que seguir eles pelas câmeras, e na medida em que se aproximam de sua sala poderá bater no interruptor à sua esquerda e a sua direita, para acender as luzes dos corredores.

  Quando eles se aproximarem mais ainda, terá de fechar as portas.

  Contudo, ligar as luzes, fechar as portas e olhar as câmeras custam energia. Você já começa a fase com 99% de bateria. E ela se desgasta facilmente. Quando se chega a 0% antes das 6h, toda a energia é cortada, as portas são abertas e você fica no escuro. É nesse momento que os animatrônicos poderão vir te atacar.

  Principalmente Freddy. 

Resultado de imagem para fnaf 1 gif

Por que o jogo é tão conhecido?

   Devemos levar em conta que o nível de dificuldade para passar uma noite é o suficiente para chamar atenção, pelo simples fato de ser desafiante. Contudo, não é apenas isso.

  O segundo ponto interessante são os jumpscare, pulo de susto na tradução livre. Basicamente é um animatrônico que salta na sua tela do nada, com um grito. É sinal de gameover caro colega. Mesmo que você saiba que vai levar o jumpscare, você ainda se assusta, pois as vezes ele fica naquele silêncio.

  Só que dá pra se acostumar com isso. O que nos faz levar susto é o fato do jogador estar pilhado, naquela adrenalina de fazer tudo para evitar o susto. Só que não dá certo. Dependendo da dificuldade, alguns jogadores chegam a ficar irritados e frustrados quando levam jumpscare.

    Terceiro ponto é o fato de que esse jogo requer muita concentração. O Foxy, por exemplo, você saberá que ele está vindo na sua sala quando ouvir uma corrida. E o bichinho é rápido. Por isso é essencial que feche a porta de imediato após ouvir a corrida dele.

    Cada animatrônico tem o seu próprio jeito de ser afastado da sala. E isso serve para os jogos seguintes também! Então se for jogar a sério, deve prestar atenção nas câmeras, no som e na bateria.

  Quarto ponto é o que mais chama a atenção, de fato. A história do jogo. Scott Cawthon, criador do jogo, deixou pistas pelos cenários da pizzaria sobre a história do jogo. Porém, ela não é contada totalmente, sendo que fica por conta do próprio jogador criar a sua teoria.

  O mistério em volta da história instiga os jogadores a examinarem até o código do jogo. Até mesmo lá contém pistas sobre a história. O criador do jogo pode até dar uma pista ou outra, mas contar a história inteira não.

   Para quem gosta de teorizar, ficou muito feliz em saber sobre os livros do jogo. Eles contam uma história similar ao do jogo, e por isso os jogadores prestam atenção para saber qual parte dos livros bate com a do jogo.

   Ainda irei comprar os livros, juro que irei TuT.   Como se não bastasse todo o mistério em volta da história, há ainda um personagem cujo nome e rosto desconhecemos. Ele foi apelidado phone guy. É a voz que escutamos no início de cada noite, que deixou mensagens gravadas no telefone. Ele faz uma introdução até legal sobre a pizzaria, porém suas mensagens vão ficando cada vez mais tensas. Ele fala sobre alguns problemas na pizzaria e também podemos ouvir ele sendo atacado pelos animatrônicos na quarta noite. 

Resultado de imagem para fnaf 1 gif

Qual a história que se passa no primeiro jogo?

  Se tratando de um primeiro jogo, temos apenas informações iniciais sobre sua história. Os detalhes começam a surgir a partir dos jogos seguintes.

   A pizzaria está em volta de rumores sobre crianças desaparecidas e homicídios. Sabemos disso pelos easter eggs que são pedaços de anúncios ou jornal colados nas paredes da pizzaria. Toda hora que você troca de câmera, as notícias também mudam.

   Os panfletos contam sobre 2 crianças terem desaparecido. A teoria conta que elas foram atraídas por um homem até uma sala ao fundo da pizzaria. Havia alguém considerado suspeito que foi preso pela polícia, contudo a falta de provas e o fato de os corpos nunca terem sido encontrados não foram o suficiente para mantê-lo preso.

   Ou seja, a policia sabe quem atraiu as crianças para possivelmente matá-las e esconder seus corpos.

   A segunda pista em outro panfleto é a de que os clientes reclamaram sobre o fedor nos animatrônicos. Como se o fedor não bastasse, há ainda muco saindo pelos olhos e boca dos robôs. A vigilância sanitária queria fechar o restaurante por conta das denuncias.

   Essa seria a primeira pista que os teoristas dizem sobre o corpo das crianças terem sido escondidas nos robôs. A segunda pista são os gemidos que Chica e Bonnie emitem durante o jogo. Prestem atenção quando receberam jumpscare desses dois.

   No terceiro panfleto relata sobre 5 crianças sendo sequestradas, sendo bem parecido com a primeira noticia. No caso alguém usou a fantasia dos animatrônicos para atraí-las. Tudo se repete, um suspeito é preso, há falta de provas, ele é solto e o corpo das crianças jamais encontrados.


  O quarto panfleto é o anúncio sobre a pizzaria estar sendo fechada. Não há ninguém que queira comprar a pizzaria, e devido as polêmicas optaram por fecharem as portas e encerrar as atividades.


   Só que as informações não param aí. O phone guy também dá suas contribuições. Ele diz que a pizzaria não tem responsabilidade alguma pelo desparecimento de funcionários ou até a morte de alguém.


  Também ficamos sabendo sobre a mordida de 87, onde um animatrônico mordeu a cabeça de alguém no ano de 1987.

Resultado de imagem para fnaf 1 gif

Recomendação de vídeos

  Deixarei a baixo uma pequena lista de vídeos para quem quiser conhecer mais do jogo, tanto a gameplay como as teorias. Se você não quiser esperar pelos posts seguintes sobre os demais jogos, fique a vontade para explorar alguns canais. 


Core das antigas – O sucesso de Five Nights at Freddy’s

Huestation – A verdadeira história de Five Nights at Freddy’s 

Coisa de Nerd – Brinquedo assassino? – Five Nights at Freddy’s (Parte 01)

Fontes

Amino apps comunidade de FNAF – A história de FNAF: A teoria comprovada (capítulo 1);

autor G.M.Techtudo – Five Nights at Freddy’s: veja a aterrorizante história por trás do game.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural