bullying em filmes
Recomendações

Bullying em filmes: Suki-tte ii na yo

Esse live-action irá nos fazer refletir sobre o bullying e como ele pode impactar as pessoas de diferentes formas. Clique em leia mais para conhecer o filme japonês Suki-tte ii na yo.

Sinopse do filme

O filme gira em torno da estudante do ensino médio Tachibana Mei (Kawaguchi), que não consegue fazer amigos e ter um namorado. Um dia Mei fere acidentalmente Kurosawa Yamato (Fukushi), o cara mais popular da escola. Por alguma razão, ele se interessa por ela, demonstrando suas intenções de se tornar seu amigo. Até o dia em que ele a beija para salvá-la de um perseguidor. A estranha amizade gradualmente se transforma em amor (Frases de filmes e doramas asiáticos).

Conhecendo a protagonista

Tachibana Mei sofreu bullying quando era nova, a fazendo acreditar que amigos seriam, sempre, traidores. O ocorrido envolvia o cuidado de um coelho que acabou vindo á falecer, e os coleguinhas de classe da pequena Mei a culparam pela morte do bichinho. Por esse motivo, ela se fecha á todos os seus colegas de classe, e não sente interesse algum fazer amigos.

No entanto, Mei conhece Yamato que, diferente dela, está decidido em tê-la como amiga e por isso é bem insistente. Mesmo que Mei o afastasse, Yamato tornava á segui-la.

A forma como os dois se conheceram também desenrola uma pequena cena de bullying. Yamato é um típico garoto popular de escola, que consegue fazer as meninas gritar por ele. Ao subir as escadarias, o amigo de Yamato tenta olhar por debaixo da saia de Mei, que responde com um belo chute para afastá-lo. Contudo, seu chute acerta em cheio Yamato, o fazendo cair das escadas e machucar (arranhar) sua mão.

Com isso, o armário de Mei se torna uma caixa de recados repletos de ódio por conta de sua conduta com Yamato. Afinal das contas, ela não quis saber quem era o real culpado, e muito menos pediu desculpas pelo chute.

A partir daí Yamato começa á seguir Mei para conseguir seu telefone e, de praxe, se tornar seu amigo. Mas a garota é bem evasiva e o evita á todo custo. Somente quando passa pela situação de estar sendo seguida por um homem desconhecido, Mei acaba ligando para o Yamato e é salva por ele.

Personagens com histórias para contar

De alguma forma todos os personagens desse filme tem alguma relação com o bullying.

Mais precisamente, as garotas!

Além de Mei, temos uma personagem feminino de seios fartos que se torna alvo de piadas de outras garotas durante as aulas de educação física. Como na cultura japonesa é um tanto quanto incomum as garotas terem seios tão fartos, a garota passa ser ridicularizada por isso. Mesmo quando o amigo de Yamato (que secretamente é apaixonado por ela), tenta tirá-la do sufoco das brincadeiras, acaba piorando tudo.

No final das contas, fica um tanto quanto complicado a situação, mas os dois conseguem se resolver de sua maneira e passar a ignorar as fofocas alheias.

Outra personagem feminina que tem uma história para contar é a Asami. Ela sofreu uma traição de um namorado e chegou á perder 20 Kg em um mês. Após ter dormido com Yamato, ela passa a buscar uma “perfeição corporal” a fim de ter elogios e a atenção do rapaz.

Particularmente, ela carrega consigo estrias e cicatrizes em sua barriga, e dificilmente ela se acha uma pessoa bonita e detesta olhar para o próprio corpo. Até tinha cogitado que ela chegou á desenvolver algum transtorno alimentar, mas permanece como uma hipótese apenas.


Leia também: Transtornos alimentares


Um personagem masculino que também sofreu bullying é Kai. Na época do fundamental, os alunos chegaram ao ponto de queimar a bituca do cigarro em sua pele. O rapaz cresceu com sede de se vingar, e por isso mudou de escola tratando de ficar mais forte. Anos depois, ele até tenta se vingar com uma briga, porém acaba desistindo.

Superação entre amigos

Como todos os personagens carregam suas cicatrizes, eles acabam superando através da amizade. É aquela coisa de escutar o conselho do amigo, como Mei acabou aconselhando Kai e ele desistiu da vingança.

A personagem Aiko também precisou de um choque de realidade, que veio do seu ficante. Mesmo que a garota tivesse o foco em Yamato, pode ver que havia alguém ao seu lado que gosta do jeito que ela é.

Se vocês se sentirem curiosos para saber mais do desenrolar desses estudantes, recomendo que assistam o anime. Lá tem mais personagens com histórias interessantes, e podemos ver nitidamente o desenvolvimento de cada personagem.

Vale ressaltar que nem todos conseguem superar o bullying, enquanto outros talvez consigam. No geral, é interessante conversar sobre quais são os diferentes comportamentos reativos de uma pessoa diante dessa situação. E, principalmente, como ela deve proceder!

Se você estiver escrevendo um livro sobre esse tema, acho que com esse filme você encontrará uma ótima inspiração de como abordar o desenvolvimento dos seus personagens.

Outros aspecto do filme

Apesar do tema ser bem interessante, o que me levou á ver o filme foi “quero ver o romance dos personagens”.

Sim, o filme é um romance colegial, e diferente dos demais desse gênero, temos muitas cenas de beijo!

No anime, Mei é uma garota que não tem interesse em arrumar amigos e muito menos um namorado. Já Yamato é completamente o oposto, apesar de esconder suas sombras em um sorriso gentil.

Para salvar Mei do stalker, Yamato opta por beijá-la na frente do perseguidor. Porém, diferente das demais garotas que ele já beijou, acaba se deparando uma Mei mega envergonhada por seu primeiro beijo.

Talvez podemos dizer que o beijo possa ter sido o primeiro ponto de Mei ter se apaixonado por Yamato, porém não podemos dizer o mesmo do contrário. O rapaz se apaixonou pela garota ao receber o chute dela. É isso mesmo, ele ficou mega encantado com a força que Mei tinha, sendo completamente diferente de qualquer outra garota.

E, para animar os meus caranguejos amantes de clichês, temos um não, dois triângulos amorosos. Mas não precisa fazer cara feia, não é nada dramático. Serviram apenas como uma tensão para o casal firmar os próprios sentimentos, e também de refletirem sobre o namoro.

Diferente do anime, onde sim os triângulos amorosos surgem como ponto de tensão e drama de uma forma… uiui.

Conclusão

O filme é um live-action de duas horas, que irão passar rapidinho. Diferente do anime, ele será mais suave e mostrar o desenvolvimento do casal e pessoas próximas, sem aprofundar nas subtramas e cenas de tensão.

Então ficou um filme bem leve e fofo de ser assistido em uma sexta feira á noite. Para encerrar a semana com chave de ouro, sabe?

Se ficou interessado, deixo linkado abaixo o site onde vocês podem ver online e sem nenhum problema.

Links

Para ver online, recomendo esse site: Dopeka

Veja outros assuntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.