Bruxaria Caminho da Lua

Festival do Fogo: sabbat de Imbolc

Festival do fogo imbolc

Seguimos com o nosso ciclo, deixando a roda do ano girar mais uma vez e nos levar para o próximo sabbat: Imbolc ou Candlemas. Estamos em pleno inverno, ficando cada vez mais ansiosos para o retorno do sol em nossas vidas. No entanto, alguns autores falam que esse sabbat se encontra no ápice do inverno, um momento em que a terra se encontra mais fria.

Com velas que rebrilham Lá vem a dama de Imbolc. Com leite e mel que escorre, lá se vai a fome invernal. A Macieira em doces flores mostra o mistério cinco vezes. O fogo do poder de Brígida Romperá o controle do Inverno.

Leigh Ann Hussey

 ᢅ O principal significado do Imbolc 🔥

  O significado da palavra Imbolc é “na barriga”. Outro nome que o sabbat carrega é Oimelc (que pode ser pronunciado como imele), que significa “leite de ovelha”. Podemos ver aí uma ligação entre as duas nomenclaturas, o que caracteriza o festival voltado para a gestação, parto e a lactação (ou amamentação).

  Perceba que no sabbat anterior comemoramos o nascimento da Criança Prometida, aquela que trará o sol de volta para as nossas vidas. Assim como toda criança, há um momento de mãe e filho que é a amamentação. O que mais é interessante aqui, envolve a questão de que nessa época as cabras, ovelhas, vacas e outros animais tem maior lactação. Olha a natureza e a crença andando lado a lado por aqui.

   A Deusa retorna para o seu aspecto donzela, e continua com os cuidados ao seu filho para que ele cresça forte e cumpra com o seu destino.

   Essa ligação com a amamentação e crescimento é forte nesse sabbat. Olhando da perspectiva real, o leite materno é o primeiro alimento que a criança tem para poder crescer. Nesse leite se encontram proteínas, vitaminas e demais benefícios para a criança. Por exemplo: é esperado que o peso ideal de um recém-nascido seja por volta dos 3kg. Após o nascimento, ele perde esse peso, e é através da amamentação que ele irá ganhar o peso ideal.

   Então, não somente temos um sabbat que fala da importância do leite para o crescimento de uma pessoa, como também a natureza demonstra que esse é o momento que até os animais mamíferos estão produzindo mais leite. Veja só que sincronia, e a importância que carrega esse momento.

   Até mesmo o “na barriga” tem essa relação com a nutrição e desenvolvimento, pois dentro da barriga da mãe o bebê está sendo nutrido para que fique saudável até estar pronto para nascer. 

 ᢅ A Deusa do fogo celta 🔥

  A Deusa Brígida é uma grande homenageada nesse sabbat. A Deusa irlandesa representa o fogo, a forja, inspiração, cura herbal, poesia e o parto. É interessante ver que a deusa celta do fogo é homenageada justamente no período mais frio do inverno. Outro ponto interessante, ela é uma Deusa Tríplice, e considerada uma guardiã da lareira das famílias, que não deixa a fome e frio chegar até as famílias.

    Por conta dessa forte presença da Deusa nesse inverno, o sabbat é como um festival de luz e as pessoas fazem fogueiras, tochas, velas, qualquer representação de fogo para poder celebrar. Alguns aproveitam para agradecer á Deusa pela proteção e o calor que ela proporcionou durante esse inverno.

  Já que é feito um agradecimento á Deusa Brigid, então temos também algumas formas de mostrar a nossa gratidão. Dentre eles há a cruz de Brigid onde pode colocar na porta da casa como uma forma de convidar a Deusa para o seu lar, e também a fabricação da cama da Deusa e uma boneca que a representa. A boneca é colocada para dormir nessa cama. Alguns bruxos também apagam as chamas, seja de velas ou lareiras, para depois reacendê-las em um processo ritualistico, dedicando as chamas para a Deusa. 

 ᢅ Um pouquinho mais de Imbolc 🔥

  Outro aspecto do sabbat é nos lembrar que o inverno irá chegar ao fim, e o próximo sabbat é o equinócio da primavera. Aquele momento de fertilidade, de plantio. Então o festival do fogo, ou da luz como preferir, demarca o inicio do pastoreio e do cultivo. Então já nos preparamos para com uma purificação, reconhecendo as nossas qualidades e defeitos. Os bruxos falam para que limpemos o nosso espaço sagrado de más energias e remorsos, seja energeticamente como fisicamente. Para quem participar de um Coven, talvez esse sabbat seja ideal para aceitar novos adeptos e ter as confirmações das sacerdotisas. Se for um praticante solitário, então use a iluminação para buscar novos conhecimentos, despertar a sua criatividade e trabalhar com a inspiração. 

“Seu festival marca o início da estação do pastoreio e do cultivo. Oposto ao festival masculino de Lughnasad, Oimele é celebrado com mistérios femininos e ritos de passagem para o mundo da mulher. É um período de iniciação diânica e celebração da fraternidade entre irmãs. Conhecido como Dia da Dama em algumas tradições wiccanas, Oimele foi cristianizado como Candlemas ou Candelaria e popularizado como Dia da Marmota”.

 ᢅ Elementos ritualísticos 🔥

Guirlanda de fitas e flores amarelas;

Pedras: jaspe sanguíneo, âmbar, coral, berilo, estaurolita e quartzo-rosa.

Velas amarelas

Incensos: olíbano, sândalo, cravo, canela e sangue de dragão.

Roda do Hemisfério Norte: 01 de fevereiro

Roda do Hemisfério Sul: 01 de agosto

 ᢅ Conclusão 🔥

   Aprendemos hoje que o sabbat de Imbolc retrata o momento em que a Deusa se torna uma donzela, e segue cuidando de seu filho para que cresça forte. Além disso, agradecemos pelo fogo da Deusa celta Brigid que nos manteve aquecidos durante todo o inverno.

   Assim, podemos nos preparar para as novas plantações que pretendemos fazer, quando o sol retornar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados