Dicas gramaticais

Dicas gramaticais

Vamos tirar algumas dúvidas sobre gramática? Já deixo claro que esse post também é para mim, pois ainda erro muita coisa enquanto escrevo. Isso porque na época da escola eu achava muito complicado as regras do português,e para piorar, os professores meio que não sabiam explicar de uma forma que chamasse a minha atenção para aprender de fato.


  Acontece que na internet tem vários sites e blogs que ensinam sobre essas dicas, principalmente para o pessoal que vai prestar vestibular. Apesar de eu já ter passado dessa fase à alguns anos, não custa nada aprender coisas novas.

  O motivo principal para esse post é justamente para auxiliar novos escritores. Seja você autor de fanfic ou de uma obra original, nem sempre se sente confortável em pedir ajuda de alguém com as regras do português. Por isso, sinta-se a vontade para pegar essas regrinhas do blog e copiar em algum caderno seu.

Diferentes “por quês”

   Existem 4 tipos de por quês e cada um deve ser usado de forma diferente. Devo admitir, dependo muito da correção do word para isso. Nunca entendi pra que tanta coisa. Mas é bom seguirmos as regras de nosso idioma, não é mesmo?

  Vamos lá.

  Porque (junto) → usado em frases afirmativas casual ou explicativo. Uma conjunção casual ou explicativo tem um significado similar ao “pois”, “uma vez que”, “já que”. Também pode ser uma conjunção final, sentido de “para que” e “a fim de que”.

   Por que (separado) →usado em frases interrogativas, ou que pode ser substituído por “pelo qual”. Preposição por com o pronome interrogativo que “por qual razão” “por qual motivo”. Preposição por com o pronome relativo que “pelo(a) qual” “pelos quais” “para que”.

 Por quê (separado + acento) → usado em finais de perguntas. “Por qual razão” “por qual motivo”. É utilizado quando vier um ponto de exclamação (!), interrogação (?) ou ponto final (.) depois de seu uso.

   Porquê (junto + acento) → usado como um motivo. Antes que ele apareça, vem um artigo, pronome ou numeral antecedendo. Tem significado de motivo, razão ou causa. 

Artigos

  Não, não estou falando de artigos científicos (piada alá tio do pavê). Artigos são palavras que são colocadas antes de um substantivo, indicando seu gênero e números. Eles podem ser divididos entre artigos definidos e indefinidos.

  Artigos definidos: a, as, o, os.

  Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas. 

Pronomes

  São palavras que substitui o nome ou o que acompanha-o, tornando-se claro o seu significado.

   Pronomes pessoais: eu, tu ele, ela, nós, vós, eles, elas, me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, mim, contigo, ti, comigo. Serve para formas de tratamento também.

  Pronome possessivo: meu, minha, nosso, tua, seu, vosso, e plurais.

   Pronome relativo: que, quem, quantos, cujo, o qual, as quais.

  Pronomes indefinidos: algum, nenhum, qualquer, ninguém, onde. Ele se refere á uma terceira pessoa do discurso num sentido vago, quantidade indefinida. 

  Pronomes interrogativos: que, quem, qual, quando.

Concluindo

  Espero que tenham gostado do post de hoje. Comecei com algo que já tinha escrito em um caderno meu, infelizmente faz tanto tempo que não sei de onde tirei essas explicações.

   Porém, recomendo a vocês a olhares o site do Spirit Fanfics, que lá tem uma aba para aulas gramaticais onde podemos desfrutar de algumas lições. Caso tenha achado esse post um pouco leve demais, com falta de exemplos e tudo mais, então recomendo que acesse este post do Spirit, para tirar suas dúvidas.

  Estou também aprendendo, e por isso pensei em pegar uma agenda velhinha para poder anotar todas as lições gramaticais. Assim, quando estiver escrevendo meus livros, posso ter fácil acesso as essas regras.

É isso pessoal e vejo vocês no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural