Comunicação falha de casais

comunicação falha entre casais

Em todo filme romântico ocorre uma falha crucial: a falta da comunicação entre casais. É sobre esse assunto que irei abordar no post de hoje.

Já devem ter notado em animes, filmes e séries que os casais omitem certas situações a fim de bancar o herói. O arquétipo de herói nem sempre é algo bom, afinal das contas, a pessoa irá querer resolver uma situação sozinha, e ser bem vista pelos outros por conta disso.

Vamos entender como funciona isso.

Cenas de omissão, como são

O casal finalmente está junto, porém eles ainda precisam passar por uma cena de tensão que tem como principal objetivo fortalecer a relação. Mas para que esse fortalecimento venha, é preciso passar por uma situação intensa, que tire o casal da homeostase.

Vamos supor um cenário para clarificar. Duas pessoas mega famosas se apaixonam e começam uma relação ás escondidas, afinal eles correm o risco de perderem papéis importantes, enfurecer seus fãs e acabar decaindo a sua carreira. Porém, um paparazzi ambicioso para vender sua revista, começa a seguir o casal (por eles serem mega famosos) e consegue tirar fotos deles ás escondidas.

Uma foto é publicada, porém ela não chega á ser tão embaraçosa quanto as demais fotos que o paparazzi tem em suas mãos. A sociedade fica balançada com as noticias, a imprensa fica louca querendo saber mais daquilo. É verdade ou não.

A fim de manterem sua reputação, o casal opta por se “separar”, porém individualmente eles se encontram com o paparazzi e tentam negociar a possibilidade das demais fotos não serem vazadas. De tal forma, a carreira do outro parceiro ficaria intacta.

Ou seja, um sacrifica a própria carreira, e possível integridade, em prol do amor da sua vida.

No entanto, nenhum deles conta o encontro, fazem tudo ás escondidas, sem sentir necessidade de se vangloriar dos feitos heroicos.

O clichê da comunicação pode ter buracos

Agora eu te pergunto, meu caro leitor: se os dois sentassem e conversassem não teriam resolvido de forma mais rápida e sem sacrificar a própria carreira artística?

Pois esse é o ponto dessa cena clichê.

O casal principal sofre ameaça de ex namoradas(os) vingativos, com doenças, com mau entendidos, parece que o mundo é contra o casal.

Chega á ser cômico como são afobados para ficar um com o outro, tudo é uma beleza, tudo é cor de rosa. Só que diante do primeiro problema que vem para colocá-los de frente um ao outro, eles preferem se sacrificar em prol do parceiro.

Isso não funciona na realidade não, meus queridos.

A maioria das pessoas que descobrem que o parceiro está escondendo algo já tem aquele sentimento de “não confia em mim”. A pulguinha da desconfiança surge atrás da orelha, fazendo duvidar do parceiro.

O que mostra que a realidade é mais dura do que nos filmes, séries e animes.

Comunicação é importante para o relacionamento

Não deveria nem estar fazendo uma postagem sobre isso, afinal é óbvio.

Uma relação pede confiabilidade no parceiro. Por que você vai omitir algo que não remete somente á você, mas também ao seu parceiro? Iria gostar de que o contrário ocorresse?

Ser protegido é bom, dá um conforto no coração. Entretanto, se há algo que o casal precisa discutir, então é o casal que irá sentar e conversar sobre. Afinal, não é uma bola de cristal que irá mostrar tudo o que o outro pensa.

É a regra do saber ceder e persistir na hora correta.

Situações problemáticas vem e vão o tempo todo. Então isso significa que o personagem irá bancar o herói o tempo todo? Quer dizer que ele não confia o suficiente que o outro saiba lidar com frustrações?

Não consigo entender o que faz alguém querer bancar o herói, além de desejar ser bem visto pelo outro.

Imagina se a confiança se perde no início da relação? Não dura muito tempo não, afinal quem vai ficar namorando alguém que não comenta um “ah” para si? Já vi filmes em que personagens comentam sobre isso, que cobram dos parceiros essa abertura comunicativa.


Leia também: Criando um personagem – Parte 2


Histórias devem ser assim mesmo?

Toda minha frustração advém de dezenas séries e animes que venho assistindo, ocorrendo um padrão aí. Dá vontade de bater a testa na parede, de tanta raiva que dá.

Se é o primeiro relacionamento, até tento entender, afinal é a experiência que vai contar com o resto.

O auge é o rapazinho ter uma notícia para dar, mas ficar receoso em como a namorada vai reagir. Aí ele fica enrolando de contar, e no último minuto é que solta a bomba. O que acontece á seguir? Eles brigam, terminam a relação.

Óbvio.

Talvez eu releve esse tipo de ocorrência se for um problema que um dos personagens irá resolver no decorrer da história. Como se fosse uma lição aprendida. Aí vale á pena sofrer pela falta de comunicação. Mas quando nem isso acontece… mude de livro, troque de canal.

E quem sofre mais, o rapazinho por ter terminado a relação, ou nós que acompanhamos a história e ficamos gritando com as páginas dos livros esperando que alguém faça algo pra impedir o pior? Ambas as partes, é claro, não vamos tirar a dor do rapazinho.

Então, escritores, quando forem criar os seus casais façam de exemplo para os leitores. Comunicação entre o casal é importante para a relação. Isso não entra no embate do “devo ter segredos do marido, ou não”, mas sim a dinâmica do casal diante de problemas e situações inesperadas.

Conclusão

Talvez eu tenha recém assistido um anime com a primeira situação exemplificada nesse post, e tenha fomentado a minha angustia diante da temática.

No mais, continuo sofrendo com personagens enigmáticos do arquetípico heroico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a autora

Alis Green

Uma bruxa escritora que é viciada em animes. Adora estudar sobre mitologias e história, como também gosta de ler romances regenciais. Quando aprende alguma coisa nova, sempre passa à frente em seus posts.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural