Como fazer uma sinopse

Como fazer sinopse

Vamos compreender hoje o que é uma sinopse e como fazer uma. Leva-se em consideração que há uma diferença entre resumo e sinopse, e cada uma deles tem seu próprio propósito.

Qual a diferença entre sinopse e resumo?

   Quando falamos de sinopse e resumo, podemos pensar que são as mesmas coisas. Contudo, não são. A principal diferença entre ambos é que a sinopse geralmente é usada para contar a história de forma resumida, contendo o final da obra. Isso porque ela é usada para o envio dos livros na editora.

   Já o resumo, evita-se contar o final pois desejamos fisgar o leitor, seduzir ele para que leia o livro.

   Viu só como ambos são diferentes? Entretanto os dois textos devem ser curtos e objetivos.   

O que deve conter em uma sinopse?

  Há algumas coisinhas que deve ter em uma sinopse, como:

  • A descrição do personagem principal;
  • Falar sobre o conflito que o mesmo irá passar;
  • Quem ele vai conhecer (se é um aliado, sendo que isso é opcional);
  • Também deve ser apresentado o antagonista da história, ou então os obstáculos que o protagonista irá enfrentar;
  • Descreva sobre a trama que a história carrega – evitando as subtramas – e também sobre a época em que a história se passa.

   Organize esses detalhes de forma que fique bem resumido e objetivo, nunca se esqueça disso.

   Então, vamos recapitular. É importante situar o seu leitor de onde a história está se passando. Apresente o protagonista, como ele vive, aspectos relevantes sobre ele e em seguida o conflito que irá enfrentar.

  No caso de apresentar a trama, pode ser que tenha ficado confuso, mas basicamente é contar ao seu leitor como que o teu protagonista pretende superar o conflito apresentado anteriormente.

   Se estiver fazendo a sinopse para entregar a um editor, então coloque o final do seu livro. Caso se trate de um resumo, evite expor o final.

   Outro ponto interessante é contar a sinopse em terceira pessoa e no presente. 

O que não deve conter em uma sinopse

  Prestem atenção nisso.

  Segundo o que dizem sobre o que não se deve ter na sinopse, encontramos os seguintes aspectos:  Evitar interpretações. Isso quer dizer que os fatos da história devem ser apenas apresentados para o leitor, deixando que a interpretação fique a cargo do leitor.

   Evitar autoelogios. Dizer que sua história é maravilhosa, excelente ou excitante é um grande risco, pois o leitor pode não pensar da mesma maneira que você. Mesmo que diga que sua história é imperdível, o leitor pode ler e pensar que não tem nenhum atrativo que o torne imperdível.

  Da mesma forma que se deve evitar os elogios, evite dizer ao leitor o que ele vai sentir. Terá a mesma repercussão que o aspecto anterior.

   Não deve ser dito a forma como a história foi montada, ou então descrever as cenas do livro.

Essas regras se aplicam a fanfictions?

  Sim, super se aplicam. Chega a ser horroroso ler algumas sinopses, onde os autores mostram a sua preguiça de resumir a história para chamar a atenção do leitor. Ou então de como podem fazer tão pouco de tal ferramenta.

   Alguns autores chegam a escrever as seguintes frases:
“Sinopse ruim, mas a história é boa”,”Leia e descubra”,”não sei fazer sinopse”  Outros irão fazer o resumo de apenas uma ou duas linhas, ou então quando colocam diálogos entre personagens. Chega a ser deprimente ler esse tipo de coisa.

   Como dito anteriormente, a sinopse e o resumo são ótimas ferramentas para ganharmos a atenção do leitor, de fazê-lo ler as nossas histórias. Em hipótese alguma devemos fazer pouco uso dela.

   Se o objetivo é realmente contar algo, levando a sério a questão da escrita, de envolver o leitor, e tudo mais, então a sinopse deve ser bem feita também! Eu sei que há pessoas que podem não saber fazer uma sinopse – eu já passei por isso, admito! – porém devemos buscar sempre melhorar a nossa escrita, aprender coisas novas.

   Tanto para resumo e sinopse de livros a serem enviados para a editora, podem ser usados para as fanfictions. 

Conclusão

   Há uma diferença pequena entre resumo e sinopse. Na sinopse, procuramos contar toda a história de forma resumida, mostrando os aspectos do conflito e cenários assim como o antagonista também poderá ser apresentado.

  Não deve ser feito de forma preguiçosa, alguns lugares falam que devem ter o tamanho de um parágrafo. 


Fontes

Guia do escritor de ficção – Bruno Crispim

Como escrever uma sinopse e um resumo – Escreva seu livro

4 passos fáceis para uma sinopse irresistível – Cafeína literária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural