Beltane: um sabbat festivo e folclórico

Beltane

O beltane é uma das celebrações mais antigas que existem, e cada região tinha sua própria forma de celebrá-la. Marcando o período agrícola propício á fertilização, esse sabbat dá as boas vindas ao verão.

Com fitas que giram em espiral, Dançamos no poste de Beltaine.

Os Elfos estão soltos no ar, Mundos divididos estão inteiros.

O Espinheiro traz na brancura A bênção de Maio;

No alto, o brilho da fogueira O mau agouro afasta.

Leigh Ann Hussey

Principais aspectos do Beltane

    O maior significado que esse sabbat carrega é o momento em que o Deus se une á Deusa, e despeja nela suas sementes. Talvez seja esse significado que torne Beltane um momento de fecundação, de união do masculino com o feminino. Apesar de parecer algo sexual, os nossos ancestrais pediam pela fecundação das próprias terras também.

    Esse teor erótico é carregado em um dos símbolos principais do sabbat: maypole. Basicamente, se trata de um mastro adornado com fitas coloridas, que em meio á celebração são entrelaçadas no mastro. Alguns bruxos falam tal procissão é uma analogia ao momento em que a Deusa e o Deus se unem, já autores bruxos dizem se tratar de um símbolo do espirito da vegetação, que retorna á vida com a aproximação do verão. De qualquer forma, o maypole envolve uma dança circular, em espiral, onde os dançarinos fazem zigue-zague para trançar as fitas em volta do mastro.

    Contudo, há outro aspecto do beltane que é visto em culturas pagãs em toda a história: a fogueira. O significado da palavra Beltane na cultura celta se dá ao “fogo de Bel”, que em algumas línguas significa meramente “Senhor”. As fogueiras eram acessas para celebrar o retorno do calor após o fim do inverno, e para trazer boa sorte para as pessoas. Elas eram acessas em topos de colinas, buscando a prevenção e/ou cura de doenças. Com a fogueira acessa, a festa dá início. Comida, bebida e muita dança eram praticadas pelos pagãos antigos.

    Nos livros iremos encontrar relatos de que parte dos costumes envolve pular a fogueira, para atrair fertilidade, bons casamentos, boas plantações, etc. Inclusive, as pessoas passavam com o gado entre suas fogueiras, para que eles fossem purificados, e que tivessem uma ótima ordenha.


Leia também: + Ostara: sabbat da Fertilidade | + Festival do fogo: sabbat de Imbolc


Representações do sabbat

    Por ser considerado um dos festivais do fogo, a principal representação vem do Sol e o seu calor. O retorno da luz após o intenso frio do inverno é visto com bons olhos, e agora a terra se revigora para dar frutos novamente, podemos enxergar isso como o retorno da vida.

    Nesse sabbat, também é visto os dois lados de uma deusa á partir das flores que eram usadas como adornos nas bruxas. A ameixa-brava é uma flor que nasce antes das folhas, que representa o aspecto “negro” da deusa. Como o sabbat envolve a união do masculino e feminino, também podemos unir luz e sombra que existe em nós. Por isso, o uso de tais flores nesse sabbat é uma forma de aceitarmos todas as nossas partes que compõem o eu.

    Para endossar essa união, é falado sobre um casamento sagrado. O Homem Verde e a Dama Verde são os protagonistas celtas dessa união, que realizam uma dança em comemoração ao matrimônio.

Conseguimos notar que tudo gira em volta da natureza em si. Antigamente, nossos ancestrais poderiam acreditar que árvores devessem ser adoradas como divindades. Entretanto, com o passar dos anos, esse conceito foi mudando. Deixando de serem divindades, as árvores passaram a ser vistas como espíritos, e então como moradia de alguma entidade. A partir daí, muitas divindades pagãs da floresta e vida vegetal surgiram.

Os espíritos de Maio

Primeiramente, irei esclarecer um ponto importante. Por conta do sabbat de Beltane carregar o significado de “fogo de Bel“, algumas pessoas podem pensar que Bel se trata de uma divindade masculina que se torna consorte da Grande Mãe, logo seria Cernnunnos. Apesar de ambos parecerem em algum aspecto, devo dizer que eles tem representações diferentes.

Cernnunnos é uma divindade da natureza e dos animais, considerado o Pã e Plutão da mitologia celta. Ele se torna, sim, consorte da Grande Mãe, e esse ponto é único similar com Bel.

Bel se trata de uma divindade da luz, do sol, apesar de os celtas não adorarem o sol em si, mas sim o que ele representa. Inclusive, Janet e Stewart Farrar comentam em seu livro “Oito sabbás para bruxas”, sobre a palavra Sol em gaélico ter uma conotação feminina. Podemos dizer que o astro, em si, era visto de modo feminino.

Então, podemos compreender que, Bel e Cernnunnos podem ser vistos como Grande Pai que fecunda a Grande Mãe, porém não se tratam da mesma personificação.

Como vimos anteriormente, existem representações de espíritos e divindades nesse sabbat. O mais conhecido deles é o Homem verde. Ele seria uma consciência do reino vegetal, uma animação da natureza por um poder invisível.

A imagem do Homem Verde é uma máscara que se assemelha ao rosto de um humano, coberto de folhas. Ele tem essa imagem para ser relacionada ao mistério que as florestas tinham para o homem. Mesmo que a floresta fosse uma fonte de alimento, ainda assim era perigosa por conta de alguns animais predadores. Na medida em que o homem evolui, a crença era de que nas sementes que eram plantadas, havia um espírito do Homem Verde.

Os elementos ritualísticos de Beltane

Mastro de maio – tronco de pinheiro com fitas coloridas.

Velas: vermelhas (representando a menstruação) e branca (representando o sêmen);

Incensos: rosas, patchouli, almíscar, melissa, hibisco ou gerânio.

No altar: flores vermelhas, galhos e folhas de sorveira, sabugueiro, louro, madressilva e óleo de unção.

Comemoração feita com frutas vermelhas.

Roda do Hemisfério Norte: 1º de maio

Roda do Hemisfério Sul: 31 de outubro

Fontes

Grimório para Aprendiz de Feiticeiro – Oberon Zell-Ravenheart

Beltane – Raven Grimassi

Oito sabbás para bruxas – Janet e Stewart Farrar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia sobre esses artigos
5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural