Atividades para os quatro elementos
Bruxaria Caminho da Lua

Atividades para os quatro elementos

Já conhecemos cada um dos elementos, e passamos a olhar para nós descobrindo o precisamos fazer. Agora, irei listar algumas atividades que envolvem os quatro elementos.

Se você não sabe do que estou falando, eu fiz quatro posts falando sobre cada elemento natural (ar, fogo, terra e água) e o impacto que eles tem sobre nós segundo a astrologia. Nesses posts, é falado sobre a falta e excesso de um determinado elemento, e como ele age em nosso corpo.


Leia também: Lista de postagens dos elementos


Caso não saiba como ver se tem excesso e falta de um determinado elemento, senta aí que eu vou te explicar. Aprendi com a astróloga Cláudia Lisboa em uma de suas semanas de astrologia. Pegue o seu mapa astral e vamos lá!

Entenda que os quatro elementos são distribuídos no mapa astral de acordo com a posição dos planetas. Sendo assim, é necessário saber quais são os elementos dos 10 planetas, mais do ascendente e do meio de céu.

Ou seja, veja em qual signo os planetas, ascendente e o meio do céu se encontram e anote o elemento pertencente ao signo. Vou lembrá-los dos grupos, caso não tenham lembrado:

Fogo: Áries, Leão e Sagitário

Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Terra: Touro, Virgem e Capricórnio

Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Depois de anotado, vamos fazer as continhas agora. Basta colocar os pontos ao lado de cada planeta.

Sol, Lua, Ascendente e Meio do céu = 3 pontos;

Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter = 2 pontos;

Urano, Netuno, Plutão e Saturno = 1 ponto.

A média de pontos para o equilíbrio é o resultado 6. Se você tirou 9 ou mais pontos em um elemento, significa que tem excesso dele. Agora, se tirou 3 ou menos pontos, é considerado falta de um elemento.

Muito bem, uma vez que fizemos as contas e já estamos conscientes da quantidade de elemento que temos em nosso mapa astral, vamos ás atividades.

Atividades para o elemento Terra

Esse é, de longe, um dos elemento mais fáceis de serem trabalhados.

  1. Crie o hábito de caminhar descalço no jardim.

Se você tiver um jardim em sua casa, experimente ter esse prazer por alguns minutos antes de começar o seu dia. Sinta a energia da terra, a sensação das folhas tocarem seus pés. É uma ótima forma de se conectar com a natureza também.

  1. Medite no gramado

Esse pode ser feito em seguida do anterior, se for do seu interesse. Aproveite o momento de silêncio e permita-se sentir a brisa suave que carrega o aroma da terra.

  1. Pratique jardinagem

Cuidar de uma planta requer atenção e comprometimento. Atenção porque cada planta tem um modo diferente de ser cuidada. Algumas precisam ser regadas todos os dias, outras precisam ter um banho de sol, outra precisam de um ambiente úmido. Você irá aprender sobre cada planta que cuidar, criando um vínculo com ela.

O comprometimento é justamente você não se esquecer de cuidar da sua planta um dia sequer. Nem que seja fica alguns minutinhos batendo papo com ela.

  1. Artesanato

Por incrível que pareça, artesanato é uma ótima forma de conectar ao elemento terra. Pintar uma caixinha de madeira, pintar guardanapos com características da natureza, fazer vasos com argila. Argila, inclusive, é um material riquíssimo para trabalhar este elemento.

Tire um tempo do seu dia para fazer essa prática como um momento de descontração e relaxamento. Deixe sua mente fluir.

Atividades para o elemento Água

  1. Beba água

Chega a ser bem óbvio essa atividade, mas não se engane. Existem pessoas que se esquecem de tomar água o dia inteiro (prazer, eu). O corpo começa a demonstrar sinais de desidratação, e aí é o maior alerta que há na vida.

Tenha uma garrafa de água contigo para onde for.

  1. Pratique natação

Se você tem condições de fazer um curso de natação, então vá em frente. Ou então, se tiver como ficar alguns minutinhos em um piscina já ajuda.

  1. Caminhe na beira do mar

Novamente, se você mora em região litorânea e tem como fazer uma caminhada, o faça na beira do mar. Sinta as ondas batendo em seus pés, a brisa salgada e o cheiro próprio do mar.

  1. Banhos mágicos

Você pode até me dizer que isso não parece ter relação alguma com o elemento, mas eu digo o contrário. O banho mágico é feito com ervas e óleos que atraem algo como prosperidade, amor entre outros. Há banhos mágicos que reúnem energia da Lua (só colocar um recipiente com água na janela na noite de lua cheia e tirá-la antes do amanhecer), afinal a Lua é regente da água e também ajuda á se conectar com as emoções.

Por que não fazer um banho mágico para se conectar ao elemento? Conecte-se com as ondinas e tenha um momento de relaxamento.

  1. Escreva um diário

O elemento água trabalha com as emoções, e se está com falta é sinal de que há pouca conexão com o seu lado emocional. Escreva um diário para contar o seu dia, situações e, principalmente, como se sentiu e quais foram seus pensamentos.

Você também pode escrever outras coisas, como um romance. O objetivo é você entrar em contato com as emoções de alguma maneira.

Atividades para o elemento Fogo

  1. Exercícios físicos

Não tem como negar que quando fazemos algum exercício, sentimos nosso corpo esquentar á ponto de suarmos. Essa é uma ótima forma de despertar as Salamandras que existem nós, tornando-as mais presentes e menos inertes.

  1. Tome o Sol da manhã

Sabe aquele solzinho antes das dez da manhã? Pois bem, sente, leia, medite no sol. Aliás, os médicos irão agradecer, pois assim você também adquire vitamina D no seu corpo.

É claro que é necessário seguir as recomendações básicas para você não passar mal. Esteja bem alimentado, passe filtro solar, não fique tempo demais no sol para não baixar sua pressão.

  1. Cozinhe

Novamente não faz sentido? É só você lembrar do fogão. Sim!

Dedique um tempo do seu dia (recomendo á noite) para cozinhar. Torne esse o seu passatempo, para deixar o estresse do trabalho de lado e deixar sua mente fluir.

  1. Velas

As velas são ótimos utensílios para você se conectar á algo. Que tal meditar um pouco enquanto observa a chama da vela? Ouvi dizer que essa é uma maneira de se conectar com as Salamandras.

  1. Banhos mágicos solarizados

Oi? De novo? Sim, existem alguns banhos mágicos que pedem para tomarem sol a fim de reunir sua energia. Um exemplo é água e cravo, deixa no sol por umas horinhas, depois se banhe com essa água solarizada.

Atividades para o elemento Ar

  1. Meditação

Aprenda a respirar fundo e limpar sua mente de qualquer barulho. São apenas alguns minutinhos do seu dia, para que você se conecte consigo mesmo e passe a relaxar o seu corpo da tensão diária.

Existem aplicativos que ajudam os iniciantes com uma meditação guiada. É uma gravação que irá te conduzir na criação do hábito de meditar todos os dia. Recomendo o Lojong para isso.

  1. Leia

Puxa vida, ainda não confia em mim? O elemento ar é ligado ao conhecimento. Tire alguns minutos para ler. Se for uma pessoa agitada, recomendo que o faça antes de dormir, pois assim você relaxa tanto que já está pronto pra dormir.

  1. Tire um tempo pra sentir a brisa

Há momentos do dia que temos um vento gostoso circulando por aí. Quando sentir, feche os olhos por alguns instantes, focando na sensação que é ter seu rosto tocado pelo ar. Respire fundo até encher seus pulmões, e solte o ar lentamente.

  1. Incensos

Esse é um instrumento mágico ligado ao elemento ar. Escolha um incenso de sua preferência e acenda no local onde você passa maior tempo. De preferência fique por parte fazendo alguma coisa (lendo, trabalhando, arrumando a bagunça).

  1. Abra a janela

Muitas pessoas não tem o hábito de deixar a janela aberta, pasmem (dessa vez não falo de mim). Há aquele receio de que as pessoas passando na rua vão ficar olhando pela janela, e isso causa um certo desconforto.

Por isso, eu te digo para escolher pelo menos uma janela da qual você possa afastar as cortinas e deixar o ar entrar. Deixe a porta do cômodo aberta, assim o ar circula pela casa.

Conclusão

Podemos ver que existem infinitas atividades que podem estar ligadas aos elementos. Uma vez que você aprende sobre eles, torna-se mais consciente em encontrá-los no seu dia a dia. As atividades descritas por aqui são apenas alguns exemplos.

Mudar sua visão de mundo e comportamentos também são de ajuda na hora de trabalhar os elementos.

Recomendo que você observe o que tem por perto e seja criativo em criar uma rotina que te permita se conectar ao elemento faltante.

O foco acaba sendo o elemento faltante, pois ele também ajudará o excesso. É uma busca pelo equilíbrio que estamos tratando aqui.

Se você tem uma prática que não foi mencionada nesse post, comente aqui embaixo para os demais também saberem.

Veja outros assuntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.